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Future Thinking: a importância de apoiar marcas sustentáveis

Future Thinking

Escolher de quem compramos é uma das formas de fazer a nossa parte para garantir o nosso futuro neste planeta.

Com os efeitos das mudanças climáticas cada vez mais presentes no nosso dia a dia, está claro que precisamos rever a forma como nos relacionamos com a Terra. Não por acaso, o mercado de produtos sustentáveis só cresce em todo o mundo e isso tem tudo a ver com um termo que tem se popularizado por aí: Future Thinking.  

Você sabe do que se trata? Na tradução literal, o termo, em inglês, significa “Pensando no Futuro” e isso já nos dá boas pistas sobre sua aplicação. Não se trata exatamente de um método, mas de um modelo de pensamento ou, como o mundo empresarial gosta de chamar, mindset

O que Future Thinking significa na prática? 

Na prática, o Future Thinking pode ser aplicado em praticamente qualquer área e, de maneira geral, guia análises sobre as perspectivas, tendências e necessidades para curto, médio e longo prazo.  

A ideia é que essas reflexões sejam embasadas no máximo de dados possíveis, para que não sejam apenas especulações e realmente possam servir para guiar ações e mudanças concretas. 

O avanço da ciência tem permitido projeções cada vez mais realistas, incluindo estudos que apontam diferentes cenários baseados em ação e reação, tanto do meio ambiente quanto do mercado. Tudo isso é usado para ter uma noção do que vem por aí. 

Apesar de ser um termo em inglês e ainda não tão conhecido por aqui, o Future Thinking vem sendo aplicado há décadas em empresas nacionais que têm sido pioneiras em oferecer, por exemplo, produtos e serviços baseados em sustentabilidade. 

Por que Future Thinking é importante? 

Cientistas de todo o mundo vêm alertando há décadas que precisamos mudar as bases da economia mundial, para um modelo de baixo carbono que, aos poucos, chegue a zero emissões de poluentes, os gases que mais contribuem para o aquecimento global. 

Mesmo assim, por muitos anos, governantes e empresários ignoraram esses avisos e seguiram sem alterações significativas em seus modelos de negócios. Isso não é mais possível porque não há mais dúvidas de que os alertas estavam certos – o aumento de eventos climáticos extremos em todo o mundo está aí para provar. 

Existe até um termo para isso: emergência climática. E a urgência faz com que quem ainda não se adaptou tenha pouco tempo para fazer isso. E elas podem usar o Future Thinking nesse processo. 

Com o Future Thinking, as empresas podem planejar adaptações, prevendo e evitando os problemas antes que aconteçam. E, inclusive, como muitos gostam de dizer em seus slogans, transformá-los em oportunidades. 

O que você tem a ver com isso? 

Cada vez mais bem informados, os consumidores têm se tornado mais conscientes de que precisam fazer a sua parte. E que podem fazer isso escolhendo o que e de quem compram. Eles estão certos e, se você ainda não se identifica, deveria começar quanto antes. 

Para que o mundo consiga mitigar os efeitos da mudança climática e garanta as condições de sobrevivência para as futuras gerações, todos precisam se engajar. Empresas e governos têm papel fundamental, mas os cidadãos comuns também podem e devem fazer a sua parte. 

Você pode começar escolhendo bem de quais empresas e marcas vai comprar. Essa é uma forma eficiente de pressionar o mercado a se tornar 100% sustentável. E também de dormir com a consciência tranquila. 

A boa notícia é que não faltam opções. Se você não conhece as políticas das suas marcas de preferência, use a internet a seu favor e pesquise sobre elas. Sempre que possível, prefira as que têm feito mudanças para melhor em todas as etapas da cadeia. Isso é, não só pensar, mas garantir o futuro de todos. 

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