A tecnologia ampliou as possibilidades de comunicação e a acessibilidade a diversos serviços e benefícios que usamos no nosso dia a dia.
Toda essa praticidade e modernidade não pode estar somente voltada para um público específico, afinal, é um dos meio mais utilizados atualmente.
Por essas e outras razões, a inclusão digital da terceira idade é tão importante e para entender melhor esse assunto, recomendamos a leitura a seguir:
Desde o inicio da internet, muitas empresas, negócios locais e órgãos públicos passaram a utilizar a rede para se promover e oferecer praticidade para os seus usuários.
Com o tempo, as possibilidades foram se ampliando e é impressionante a quantidade disponíveis de forma online.
O usuário pode pedir comida, sacar dinheiro, fazer transferência bancária, alugar imóveis, compra viagens, se comunicar e muito mais com apenas alguns cliques.
Um bom exemplo de todas essas facilidades, é o Meu INSS, um site que permite agendar perícia INSS, verificar contribuições e muito mais!
Esse serviço online é uma das principais justificativas para a constante necessidade da inclusão digital na terceira idade, pois representa um atendimento mais prático e confortável para o idoso.
E vale lembrar que o acesso do Meu INSS é somente um exemplo dos serviços ofertados que podem estar beneficiando esse público alvo.
Além desse tipo de atendimento, o usuário também encontra facilidade em declarar o imposto de renda, verificar saldo bancário sem se expor no banco, realizar pagamentos, marcar e desmarcar consultas médicas, pedir táxi ou Uber, entre diversos outros benefícios que tornam a rotina mais simples.
Um outro ponto bem interessante é a comunicação.
De acordo com algumas pesquisas populares, os idosos se sentem menos solitários e passam a viver com mais intensidade ao estar inclusos nas redes sociais, já que essa é uma das formas mais práticas de se comunicar nos dias atuais.
Essa também é uma forma dos parentes estarem mais próximos do idoso, podendo se comunicar por chamada de áudio, vídeo ou ligação comum.
O fator é um dos principais motivos para o aumento do número de idosos migrando para a internet, mas ainda falta ampliar a acessibilidade para esse público.
A inclusão digital precisa ser avaliada de acordo com o público em questão. Isto porque, a internet não possui o mesmo objetivo para todos os usuários.
E vale a pena ressaltar que muitos serviços passaram a ser realizados somente de forma online, como é o caso do agendamento para ser atendido pelo INSS.