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Empreendedorismo digital: O que é

O empreendedorismo digital ganhou mais tração nos últimos anos por causa da epidemia de Covid-19, que começou a atrair a atenção de muitas pessoas que estão procurando novas formas de renda ou colocação de trabalho.

O Brasil foi classificado em 5º lugar no mundo em termos de taxa total de empreendedorismo, de acordo com a pesquisa GEM. Eles estão atrás de outros países, como a República Dominicana, Sudão e Guatemala.

Em outras palavras, o mundo digital tem aberto cada vez mais portas para empresas e jovens empreendedores que querem ter um negócio na internet. Esta pode ser uma grande oportunidade para ganhar algum dinheiro.

Tudo o que você precisa saber sobre empreendedores digitais é apontado ao longo deste artigo. Se você puder colocar em prática o que aprendeu, você será capaz de criar um negócio lucrativo e atraente.

Afinal, o que é empreendedorismo digital

Empreendedorismo digital

O empreendedorismo digital consiste em utilizar a Internet para construir um negócio. É possível vender um serviço ou produto on-line sem investir em espaço físico.

Temos exemplos de negócios digitais, como cursos on-line, comércio eletrônico, apostas ao vivo, blogs e canais do YouTube.

A principal vantagem deste modelo comercial é que você não precisa investir muito dinheiro para começar.

Este formato permite que os produtores trabalhem onde e quando quiserem, além de dar-lhes mais flexibilidade em seu dia-a-dia de trabalho.

Quais as vantagens do empreendedorismo digital?

Agora você está ciente do que é um empresário digital. Alguns dos principais benefícios de se juntar a um mercado digital estão listados abaixo.

O mercado digital está crescendo

O próspero mercado digital é a vantagem mais importante do empreendedorismo digital. Vamos dar uma olhada em alguns dados recentes e relevantes sobre o tema.

Nos últimos anos, o número de residências brasileiras com acesso à Internet aumentou. O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação lançou uma pesquisa TIC Domicílios em 2022, que mostrou que 18% dos brasileiros estão conectados. O comércio eletrônico brasileiro deverá faturar R$161 bilhões em 2021, de acordo com uma pesquisa da empresa Neotrust. Em relação ao ano anterior, isto significa um aumento de quase 27%.

De acordo com a matéria do Tiinside, 52% dos brasileiros utilizam smartphones para fazer compras.

De acordo com um levantamento da CupomVálido, o nosso país lidera no ranking mundial de crescimento quando trata-se de compras online em 2022.

Em outras palavras Esses dados mostram que o mercado online está crescendo. E isso representa uma grande oportunidade para os produtores em termos de audiência, alcance e vendas.

E não pense que só os grandes podem ganhar dinheiro. Negócios digitais são para todos: segundo o SEBRAE, 69 % dos pequenos negócios estão ganhando bem durante a epidemia.

Mais flexibilidade

Ao contrário dos métodos de trabalho tradicionais, o trabalho de um empreendedor digital é mais flexível e pode até ser combinado com outros empregos.

Além disso, deve-se notar que, diferentemente de um trabalho tradicional, não há restrições de horário e local para quem trabalha na internet.

Um empreendedor digital pode trabalhar em casa, em uma livraria, cafeteria, espaço de coworking ou em qualquer outro lugar – a qualquer hora. Não é necessário cumprir com um horário comercial, por exemplo, como muitas pessoas fazem (das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira).

Desta forma é possível tornar a rotina diária muito mais significativa. Ou seja, você pode cuidar melhor da sua saúde, ter mais qualidade de vida e, além disso, passar mais tempo com sua família, por exemplo.

Baixo investimento para começar

Abrir um negócio físico é algo que envolve muitas despesas, como aluguel, contas de água, energia, telefone, internet, possíveis reformas e reparos, investimentos em equipamentos e movéis e muito mais. E isso pode se tornar um obstáculo para quem está trabalhando na digitalização.

Agora, quando se trata de uma marca ou um negócio 100 % digital, o investimento costuma ser bem menor porque não exige grande infraestrutura física, nem equipes maiores, entre outros custos usuais das atividades físicas.

Basicamente, você pode começar a ser um empreendedor digital com um computador tablet ou até mesmo um celular, além de uma boa conexão com a internet. E sua sede, ou seu escritório, pode ser em qualquer lugar.

Fácil de atrair mais pessoas

Outra vantagem dos empreendedores digitais é que há menos barreiras geográficas.

Dessa forma, uma marca pode se comunicar e vender com facilidade para públicos nos mais diversos lugares, que moram em cidades, estados e até países diferentes de onde o negócio está localizado.

Assim, é possível atingir mais pessoas, de forma a ter um negócio viável, rentável e escalável.

A Internet sem dúvida, ajudará a divulgar ainda mais produtos e serviços. Por outro lado, não é isso que acontece em humanos. Nesse caso, existem limites físicos que impedem que ela se alastra e alcance outras regiões.

Mais fáceis de escalar

Escalar um negócio significa aumentar os volumes de produção e vendas. sem aumentar o investimento e os custos fixos na mesma proporção.

Novamente, isso dependerá do seu modelo de negócios, mas não há como negar que é “mais fácil” dimensionar um projeto online do que em uma loja física.

Considere nossa vida diária usando o exemplo de um curso online. cursos online, como os conhecemos, são materiais de aprendizagem criados para uso na internet.

Assim, uma vez que seu material tenha sido desenvolvido e colocado online, qualquer pessoa que pague poderá acessá-lo, sem precisar se inscrever novamente em um curso.

Este tipo de produto também nunca ficará sem estoque (a menos que você decida retirá-lo em algum momento). Além disso, diferentemente das aulas presenciais em que é preciso ir até o local do aluno (e são limitados à região onde ele mora), cursos online e videoaulas podem atrair alunos de qualquer lugar do país e até do mundo.

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