Inclusão Digital

Maternidade: o impacto do conteúdo digital para mães

A tecnologia veio para transformar a vida das pessoas de diferentes maneiras. A agilidade na comunicação, a logística e o acesso à informação são exemplos claros de como nossa vida mudou nos últimos anos.

Hoje, é possível encontrar na internet informações, notícias e conteúdos sobre diversos temas. Neste sentido, cresce o compartilhamento de conteúdos para mães e filhos, movimento que tem contribuído para ampliar o diálogo entre as pessoas e a construção do conhecimento sobre educação e sociedade. 

O movimento “maternidade real”, que surgiu com as redes sociais, demonstra como os conteúdos compartilhados por outras mães impactam na vida e no bem-estar das mulheres. 

Entendendo o movimento “maternidade real”

Apesar de parecer um paradoxo, a internet é uma ferramenta que traz a possibilidade de aproximar pessoas. 

Por meio dela, é possível conversar e trocar experiências com pessoas de todo o mundo, com as quais talvez você nunca tivesse contato caso não existissem redes sociais e meios de comunicação digital.

Foi graças a essa transformação digital que mães de diferentes regiões puderam se aproximar para trocar experiências sobre sua experiência de maternidade.

Desde o início da gestação até o pós-parto, puerpério e primeiros anos do bebê, a mulher passa por grandes transformações. Essas mudanças são físicas e psicológicas e causam um impacto importante na vida das mães. 

A transformação do corpo, as mudanças hormonais, as alterações psicológicas, a privação de sono e o cansaço são uma realidade. 

Com a internet, os conteúdos digitais e a possibilidade de conversar com outras mães que estão passando pela mesma experiência, as mulheres encontraram um ambiente de empatia, acolhimento e troca. 

A “maternidade real” é fruto disso. Ela representa uma ação de mulheres focadas em mostrar a realidade da maternidade, aliviando a pressão emocional que por muito tempo assolou grande parte das mães.

Todas as alterações físicas e psicológicas devem ser enfrentadas com mais leveza e sem a necessidade de buscar uma perfeição. 

Existem surpresas, alegrias, responsabilidades e dificuldades, mas não existe um padrão ou uma cartilha que diga como ser uma boa mãe. A maternidade real mostra que as mulheres podem ser boas mães, independentemente das dificuldades e erros ao longo da sua jornada. 

Todo esse debate começou nas redes sociais, em plataformas e grupos de mães. Nestes locais elas podem trocar experiências, contar sobre os seus desafios, desabafar sobre as dificuldades e juntas fugir do excesso de romantismo envolvendo a maternidade. 

A importância do conteúdo digital para mães

Atentas a esse movimento, fruto da iniciativa das mães, as empresas e grandes marcas têm trabalhado para o desenvolvimento de conteúdos focados em maternidade real.

Entender as demandas, desejos e expectativas das mães modernas permite desenvolver conteúdos focados nessas necessidades, ampliando o debate e desmistificando a ideia de maternidade perfeita. 

Hoje, muitas mães enfrentam dificuldades na hora de conciliar a vida pessoal com a maternidade, grande parte das mulheres se sentem julgadas ou cobradas quando se trata da educação dos filhos.

Uma criança pequena demanda muito cuidado, a amamentação, por exemplo, só pode ser feita pela mãe e isso gera uma sobrecarga intensa nos primeiros meses do bebê.

Todas essas questões são temas que podem ser transformados em conteúdo digital para o público materno. Além de contar com uma rede de apoio familiar, ter a possibilidade de consumir conteúdos e informações em canais digitais vai fazer toda a diferença na rotina e na qualidade de vida dessas mães. 

Gerar identificação, minimizar o imaginário de que a maternidade é perfeita, oferecer dicas e orientações práticas, mostrar como superar obstáculos, apresentar produtos e serviços que vão trazer mais facilidade no dia a dia, todos esses aspectos podem ser abordados por meio da entrega de bons conteúdos digitais.

As mães podem entrar em grupos nas redes sociais, acompanhar perfis especializados e buscar dicas de plataformas e sites. A melhor forma de enfrentar as dificuldades e desafios com leveza é buscando informação relevante com empatia.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *