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Endomarketing: saiba como aprimorar essa estratégia

Endomarketing nada mais é do que uma estratégia de marketing voltada para os colaboradores, por isso, também é conhecido como marketing interno e seu propósito é melhorar a imagem do negócio entre os funcionários.

Investir nessa prática é fundamental para ter uma equipe motivada e reduzir os índices de rotatividade. Trata-se de uma das maneiras mais eficazes de reduzir a saída constante de pessoas que trabalham no negócio e encontrar outros empregos.

Mas essas ações também são muito importantes para as organizações que querem atrair profissionais qualificados, pois ajuda a criar uma imagem de um bom lugar para trabalhar e seguir a carreira, algo que muita gente procura.

Quando se fala em marketing, é natural pensar em estratégias que ajudam a atrair os consumidores, mas a imagem de uma organização é construída de dentro para fora.

Os colaboradores dizem muito sobre a qualidade da companhia e se eles não se sentem satisfeitos, vão transparecer essa insatisfação para pessoas que são potenciais clientes.

O endomarketing aumenta a satisfação dos funcionários e ajuda a construir uma boa imagem. Por isso, este artigo vai explicar seu conceito, os benefícios que oferece, a importância para as organizações e como aprimorar a prática.

O que é endomarketing?

Endomarketing ou marketing institucional são estratégias voltadas para o público interno e seu propósito é melhorar a imagem do negócio entre os colaboradores para se ter uma equipe motivada e reduzir a rotatividade.

Qualquer tipo de negócio precisa investir nessa estratégia porque suas ações influenciam os colaboradores. É necessário lembrar que essas pessoas têm contato diário com os produtos e serviços do negócio, bem como com seus processos.

Quem trabalha, por exemplo, para um fabricante de graxa de grau alimenticio pode opinar e influenciar outras pessoas a respeito da organização.

Usando como exemplo um restaurante, quantos funcionários estão satisfeitos com as condições dentro da empresa, se tornam mais abertos a falar sobre as vantagens e benefícios do estabelecimento para amigos e familiares.

Essas pessoas percebem o quanto o negócio é positivo e começam a enxergá-lo de maneira mais humana. Levando em conta que diversas novas empresas surgem todos os dias, só vai se destacar quem souber lidar com os próprios colaboradores.

Benefícios do endomarketing

Investir em marketing para os colaboradores traz diversos benefícios para a empresa, e entre os principais estão:

  • Mais motivação e engajamento;
  • Mais produtividade;
  • Redução da rotatividade;
  • Aumento da lealdade;
  • Melhora o clima organizacional.

O endomarketing não se resume a ações e estratégias que são impostas aos colaboradores, na verdade, consiste em uma troca de informações que traz mudanças constantes para a estratégia.

A troca de conhecimentos em uma autoescola que oferece aula de carro para habilitados aumenta o engajamento e a motivação dos profissionais.

Consequentemente, a produtividade aumenta, visto que a comunicação evidencia expectativas do negócio para o departamento e para cada funcionário.

Geralmente, elas são passadas para as pessoas como metas e objetivos que precisam ser alcançados, para guiar o trabalho dos profissionais.

Com pessoas motivadas, engajadas e produtivas, a corporação consegue diminuir sua rotatividade. Ela é muito negativa porque pode provocar perda de cultura organizacional e redução na produção.

Também gera sobrecarga de trabalho, perda de confiança por parte dos clientes, muitos gastos com contratações e demissões, além de prejuízos para a marca empregadora.

Mas quando a organização investe em endomarketing, consegue criar senso de pertencimento e valoriza o bem-estar dos colaboradores.

Lealdade é quando o funcionário procura se desenvolver na empresa, mas cabe a ela desenvolver esse sentimento. A lealdade deve ser cultivada, com base na compreensão do funcionamento da relação entre o negócio e o funcionário.

Quando existe confiança mútua, é natural que o clima organizacional também melhore e ele é influenciado por vários fatores, como liderança inspiradora, políticas de comunicação interna, transparência nos objetivos, entre outros.

Um fabricante de rastreador veicular precisa envolver os profissionais na busca por soluções porque isso faz com que todos colaborem e criem a companhia onde realmente querem trabalhar.

Importância do endomarketing

Quando o marketing interno é bem trabalhado, beneficia a organização de várias maneiras e em vários níveis de suas áreas. Entre 60% e 70% dos funcionários engajados dentro da organização trazem 24% de retorno.

Nas companhias em que a taxa está entre 49% e 60%, a taxa de rotatividade pode cair para 9%. Além disso, funcionários desengajados custam caro, em compensação, aqueles com boa performance conseguem ser 25% melhores.

Mas além de melhorar a relação com o colaborador e a performance de cada profissional atuante dentro da empresa, o retorno sobre os investimentos também é muito melhor.

Substituir uma pessoa custa entre 125% e 400% o salário anual, mas quando o engajamento é alto por conta de uma boa estratégia de marketing interno, as pessoas talentosas permanecem no negócio.

Uma empresa de aluguel de plataforma pantográfica, por exemplo, reduz consideravelmente os custos com recrutamento, rotatividade, treinamento e perda de produtividade interna.

É fundamental realizar ações que incentivam os colaboradores, levando em conta seu perfil comportamental para que se sintam valorizados e reconhecidos.

Como aprimorar o endomarketing

Para colher todos os benefícios que o marketing interno oferece para as organizações, é fundamental saber aprimorá-lo, e o negócio pode fazer isso por meio de ações como:

Melhorar a comunicação interna

Uma das estratégias mais importantes é a comunicação interna, pois é possível implementar e manter um canal com a equipe, de modo que todos tenham facilidade para compreender as atividades do dia a dia.

Existem vários recursos que podem ajudar nesse sentido, como vídeos, folhetins, murais e jornais internos.

Uma loja de brinquedos que vende regador de jardim infantil também precisa estabelecer canais de diálogo direto para que exista uma boa comunicação, permitindo que os colaboradores tenham voz ativa para dar sugestões de melhorias.

Destacar os cases de sucesso

Qualquer empreendedor que queira ver seu negócio prosperar deve investir em ações que mostram os resultados atingidos pelos colaboradores, destacando aqueles que conseguem se sobressair e atingir os melhores resultados.

Também é muito importante reconhecer ideias e práticas inovadoras, assim como se faz com as soluções criativas.

Essa estratégia não exige muitos gastos, visto que é possível mostrar os bons exemplos durante uma reunião para gerar competição interna saudável e mostrar que o reconhecimento do trabalho proporciona melhorias contínuas.

Oferecer treinamentos

Remuneração e benefícios são muito importantes para motivar o público, mas existem outras formas de comunicar os valores da organização usando os treinamentos.

Qualquer negócio que ajude a equipe a se desenvolver profissionalmente e oferece conhecimento, aumenta a produtividade e a motivação. Também é interessante oferecer subsídios como vale-cultura, oportunidades internas e mentorias.

Se um fabricante de carpete rolo investe em capacitação para qualquer setor, está apostando em seus profissionais e todos os envolvidos ganham com isso. 

A empresa porque terá profissionais qualificados e eles porque estarão mais preparados para o mercado.

A capacitação é um elemento muito importante para que os colaboradores melhorem seu desempenho e conheçam bem sobre aquilo com o que a empresa trabalha, sendo os seus produtos, serviços, competência e valores.

Fazer palestras motivacionais

As palestras motivadas são muito importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas, pois elas incentivam os funcionários a manter o foco nas metas da companhia.

Também são ótimas para mostrar a missão do negócio, o que ele pretende alcançar durante o ano e de que maneira esses propósitos podem ser alcançados.

Ao mesmo tempo, um auxiliar de reposição logística se sente mais importante e consciente de que faz a diferença.

Oferecer benefícios

Os benefícios também são pontos de partida para aumentar a satisfação dos colaboradores e chamam a atenção dos melhores profissionais disponíveis no mercado, consequentemente, a empresa consegue atrair talentos.

Existem benefícios mais básicos como vale-transporte, vale-refeição e planos de saúde, mas também existem outras possibilidades que aumentam o bem-estar dos funcionários e fortalecem a marca empregadora.

Entre as boas opções estão o auxílio academia, home office, horários flexíveis, entre outros recursos que fortalecem o endomarketing.

Plano de carreira

Por fim, um fabricante de guia de cabo horizontal fechado 19 x 1u pt pode oferecer plano de carreira para que os funcionários se sintam mais seguros em relação ao próprio futuro profissional.

Esse planejamento traz mais perspectivas de crescimento e mostra que a corporação se preocupa com a vida profissional e a realização de seus funcionários.

Considerações finais

Os colaboradores de uma empresa formam seu público interno, e assim como no caso dos clientes, também precisam de estratégias de incentivo para que permaneçam na organização e enxerguem seus pontos positivos.

Fazer com que os profissionais se sintam valorizados e únicos é imprescindível para motivá-los a buscar o propósito da organização e crescer junto com ela.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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