Um backlink é um link de um site para outro site, que por sua vez leva de volta a você nem todo Backlinks pode ser considerado um backlink de qualidade.
03/04/2022

Backlink de qualidade e sua importância no SEO

Por Mariana Vassiliev

Um backlink é um link de um site para outro site, que por sua vez leva de volta a você nem todo Backlinks pode ser considerado um backlink de qualidade.

Hoje, a maioria dos links de entrada para um site são chamados de backlinks. O número e a qualidade dos backlinks são componentes importantes para a otimização de mecanismos de busca , a fim de fortalecer a presença deste domínio nas listas de resultados de busca. Sinônimo de backlinks também são “links de entrada” ou “links externos” termos comuns no marketing online .

Por que falamos de backlinks?

Traduzido literalmente do inglês, um backlink é uma referência para trás. Supõe-se, portanto, que o site A se refere ao site B na forma de um hiperlink e o site B retribui com um backlink para o site A. Desde os primórdios da Internet, a recomendação por meio de links era muito importante para os webmasters conseguirem novos visitantes e buscadores não fossem tão eficientes como são hoje, um operador de site gosta de incluir um link para a página que fornece o link em seu site. 

Também na blogosfera, há muito tempo é costume um blogueiro definir um backlink de qualidade como agradecimento por ser mencionado em outro blog. No entanto, o termo às vezes é enganoso hoje, já que geralmente não há “backlinks” reais para domínios, mas um link só leva em uma direção que pois muitas vez precisa ser adquiridos por uma agência que vende backlinks : o site A vincula ao site B, mas não de forma recíproca. 

O termo “backlink” agora se refere principalmente a links de entrada em oposição a links internos, que podem ser usados ​​para navegação em um site.

As origens da ligação

Na década de 1990, quando a Internet evoluiu de um meio de troca de dados acadêmicos para um meio de comunicação e informação usado em todo o mundo, os backlink de qualidade eram apenas ferramentas importantes para navegar na web. Um usuário clicou de hiperlink em hiperlink e, assim, descobriu novos sites. O papel dos motores de busca era marginal na época. Um backlink era, portanto, uma função importante para os webmasters, a fim de fornecer ao usuário uma indicação significativa de mais conteúdo na Internet. 

Ao mesmo tempo, os links recebidos eram importantes para cada webmaster obter tráfego, ou seja, visitantes. Finalmente, quando motores de busca como Altavista ou Fireball ficaram cada vez melhores e criaram seus próprios índices, a importância dos backlinks como auxílios de navegação para a Internet diminuiu. 

No entanto, desde o início da busca no Google, o backlink de qualidade tem sido um fator de ranqueamento para os buscadores, que avaliam a importância de um site para um determinado termo de busca baseado na quantidade e qualidade dos links recebidos, entre outras coisas. Fala-se então de popularidade da ligação .

Componentes de um backlink

Um backlink geralmente consiste em um destino de link na forma de um URL e uma mídia que tem esse URL pronto para um clique. Isso pode ser um texto ou uma imagem. Um backlink também pode ser inserido em um documento. Uma forma moderna de backlinks é z. B. também o código QR.

No texto-fonte HTML de um site, um backlink geralmente tem o seguinte formato:
<a href=”https://gr3web.com.br”>módulos de texto vinculados/texto âncora</a>

Opcionalmente, o backlink também pode ser fornecido com um título de link, a chamada tag de título.
<a href=”https://gr3web.com.br” title=”link adicional”>módulos de texto vinculados/texto âncora</a> https://gr3web.com.br/

tipos de backlinks

Um backlink pode ser criado de diferentes maneiras. Três tipos diferentes e um caso especial são brevemente descritos aqui:

  • Link de texto: o texto está vinculado a um link aqui
  • Link da imagem: as imagens estão vinculadas com um link aqui
  • Link do Blogroll: os blogs usam isso para vincular a outros blogs ou sites
  • Sinal Social: Backlink de um portal de mídia social como Facebook ou Twitter
  • Nofollow backlink: o robô do mecanismo de busca é informado através de um atributo alt que não deve seguir este backlink

Exemplo: <a href=”https://gr3web.com.br” rel=”nofollow”>ótimo site</a>

A qualidade é fundamental

Hoje, mecanismos de pesquisa como o Google usam a análise de backlink de qualidade de um domínio para avaliar sua confiabilidade (confiança), bem como sua popularidade e relevância do tópico . Essa abordagem é baseada na noção de que um backlink é a recomendação de um webmaster para outro site. 

Consequentemente, quanto mais backlinks uma página recebe, mais confiável e popular ela deve ser. Uma vez que, acima de tudo, o acúmulo maciço de backlink de qualidade nos últimos anos levou os SERPs dos provedores de mecanismos de pesquisa a serem influenciados pelo spam da web , a análise puramente quantitativa dos backlinks se transformou em uma análise qualitativa e quantitativa. Os seguintes fatores são usados ​​hoje para determinar a qualidade de um backlink:

  1. Popularidade do site de ligação
  2. Confie no site de link ou na vizinhança ruim
  3. Número de links de saída da página de vinculação
  4. Posição do backlink no site em que o link está definido
  5. Meio em que o backlink é transportado (imagem ou texto)
  6. texto âncora
  7. Relevância do tópico da referência anterior
  8. PageRank da página de ligação

A análise regular de backlink de qualidade também é importante para SEOs e operadores de sites como parte do link building. Essa é a única maneira de garantir que as medidas de spam ou outros backlinks negativos sejam reconhecidos. Links perdidos também podem ser descobertos. Ferramentas que ajudam de forma confiável na “verificação de backlinks” são recomendadas para a análise.

Nota sobre o PageRank: O PageRank é um recurso de qualidade introduzido pelo Google, que foi originalmente usado para classificar a confiança e a qualidade de um site usando vários algoritmos. A escala varia de 0 a 10. Quanto maior o PageRank, maior a confiança e qualidade. O PageRank é “herdado” através de um backlink de qualidade, ou seja, o domínio ou subpágina que recebe o backlink pode se beneficiar da herança do PageRank. Além do PageRank, um backlink também fornece o chamado “link juice”. Na cena de SEO, esse é o poder do link que um backlink passa da página de referência para a página de destino.

O histórico de backlinks de uma página

Todo site recebe muitos backlinks ao longo de sua existência. Devido ao desenvolvimento dinâmico da Internet, os backlinks também podem ser perdidos. Um relançamento da página vinculada ou a exclusão de páginas inteiras pode ser responsável por isso. Também pode acontecer que os webmasters excluam links de saída de seus sites ou os marquem com o atributo nofollow. A totalidade dessa estrutura de backlinks e as alterações também são chamadas de histórico de backlink de qualidade. Isso é de interesse para os seguintes processos:

  1. ao comprar um domínio: aqui, o histórico de backlinks pode fornecer informações sobre se o site foi afetado pela compra de links ou medidas de spam.
  2. ao comprar domínios expirados: aqui o histórico de backlinks também oferece a possibilidade de ver quais links de entrada de alta qualidade o domínio possui. O preço de compra pode então ser derivado disso.
  3. para mecanismos de pesquisa, o histórico fornece informações sobre o comportamento manipulador dos webmasters, por exemplo. B. crescimento de link não natural

Link building como parte da estratégia de SEO ou marketing

O maior desafio para um site hoje é torná-lo conhecido na web. O link building desempenha um papel importante no mix de marketing. Porque os mecanismos de pesquisa ainda classificam os links recebidos como recomendações para outro site. No entanto, ao construir uma estrutura de backlink de qualidade hoje, muitos aspectos devem ser considerados para que o domínio possa ser registrado no Google & CO. não classificada como página de spam e, em casos extremos, excluída do índice. 

O crescimento natural de links, que é incentivado por conteúdo atraente e interessante, é, portanto, recomendado. Em comparação com as técnicas de black hat, ou seja, as medidas de SEO explicitamente listadas como técnicas de marketing negativas nas diretrizes para webmasters, a otimização contínua e sustentável do mecanismo de pesquisa geralmente leva mais tempo. No entanto, é a única maneira para ter sucesso a longo prazo. Uma estratégia de backlink bem pensada certamente continuará sendo a chave para o sucesso no futuro.