Aprenda quais estratégias do marketing utilizar no facebook para engrandecer sua marca.
As redes sociais tornaram-se uma grande aliada para tornar o seu empreendimento conhecido. Seja para grandes ou pequenas empresas, o uso delas impulsionaram muitos negócios.
Para isso, é essencial conhecer a estratégia de social media. Ela é responsável por colocar o seu produto em destaque, atraindo mais público para o seu comércio.
Segundo o IBGE, 45% dos brasileiros acessam mensalmente o Facebook, isso significa que a probabilidade de conectar sua marca com aproximadamente 92 milhões de pessoas é grande. Com tanta gente conectada assim, não deixe de conferir algumas sugestões para aplicar as estratégias de marketing no Facebook.
O Facebook Marketing é importante?
Dúvidas sobre a eficiência do marketing do Facebook? Não tenha! Certamente, a propaganda tradicional, atualmente, não causa mais tanto impacto, pois as pessoas estão mais seletivas com o que vão consumir. Atualmente, os consumidores buscam por empresas que estejam alinhadas ao seu estilo, tragam alguma relevância na vida e no consumo e agreguem valores.
Por exemplo, para que a comunicação seja mais assertiva, sabendo para quem direcionar, é fundamental segmentar o nicho que sua empresa quer atuar. Entretanto, para isso, também, é necessário pensar no benefício e no propósito que o seu produto vai ter no dia a dia dos consumidores.
Assim, para transmitir a representatividade da sua companhia, o Facebook compõe o conjunto de ferramentas essenciais para a divulgação. Uma maneira de popularizar a sua marca é por meio do marketing de conteúdo, que vai atrair uma audiência específica, que irá engajar com os seus serviços, proporcionando visibilidade dentro da sua área de atuação.
Além disso, é possível interagir mais com os usuários da internet, bem como vincular o site da loja aos anúncios do Facebook Ads, ou até mesmo oferecer suas mercadorias/atividades pelo marketplace. Mas como proceder? Veja agora!
Facebook: como aplicar estratégias de marketing?
Diariamente, surgem inúmeros negócios que elevam a competitividade. Por essa razão, o marketing virou uma obrigação. Investir em práticas que alavanquem suas vendas e conquiste novos clientes, a fim de fidelizá-los, fará com que sua marca seja conceituada no mercado. Consequentemente, isso vai assegurar o sucesso que todo empresário almeja.
Portanto, para que as metas sejam alcançadas, realize as estratégias a seguir.
- Crie uma página:
O ideal é criar uma página referente ao seu comércio em vez de usar um perfil que seja pessoal ou da própria organização. Manter perfis separados vai contribuir na construção da imagem que pretende passar.
A própria plataforma, o Facebook Blueprint, ensina como manusear corretamente, verificar quais postagens tiveram mais visualizações, o que os seus seguidores curtiram etc. Com certeza, a utilização dessa ferramenta irá consolidar a sua estratégia de marketing. - Desenvolva uma identidade visual:
Para elaborar uma identidade visual, é importante pensar sobre o que se deseja transmitir para o visitante. Ao criar o logotipo e o padrão das cores, você estará informando sobre quais serviços serão oferecidos.
Contratar um profissional especializado trará um diferencial ainda maior para a sua marca, mas, caso isso não seja possível por agora, o Canvas é uma boa alternativa para desenvolver a logomarca da sua empresa. - Analise os dados demográficos do Facebook:
Para toda e qualquer estratégia de marketing, é imprescindível observar os dados demográficos da página, uma vez que a função desses dados é ajudar a compreender o que precisa e o que deve ser feito para alcançar o público mais adequado. Esses dados orientam sobre:- a idade;
- o gênero;
- a localização;
- a renda.
- Planeje o conteúdo
O Facebook é um canal que disponibiliza diversas oportunidades para gerar conteúdos. Aproveitar bem esses diferentes modelos de postagem é uma excelente maneira de captar a atenção, atendendo às preferências da sua audiência por meio de:- infográficos;
- vídeos;
- imagens;
- stories;
- textos;
- lives;
- citações que espelham a ideologia da empresa. A qualidade de um post define os caminhos da interação. Se ele for relevante o suficiente, servirá para engajar e inspirar o público-alvo. No entanto, caso não haja tempo o bastante para planejar um assunto, um recurso interessante são as agendas, como o Sprout Social, que programa, gerencia e monitora as publicações, viabilizando publicar tudo de uma vez.
- Integre o Facebook com a página do site
Associar o Facebook da empresa com a página do site resultará em mais curtidas no perfil empresarial. Suponhamos que seu blog apresentou um texto de grande valor, que despertou a curiosidade de uma pessoa. Nesse caso, provavelmente, ao disponibilizar as mídias sociais, as chances do visitante se tornar um seguidor aumentam.
Essa ação certamente possibilita a percepção do público sobre os ideais da empresa. Outra tática é agir inversamente, começando um post na página do Facebook, com a finalidade de encaminhar para o site, no qual há a possibilidade de tomar conhecimento sobre a cultura organizacional.
Para finalizar, é extremamente relevante realizar todas as estratégias de marketing. Não se esqueça de interagir com a audiência. Responder às sugestões e reclamações mostra que a cooperativa é presente e se preocupa com os anseios do público.