O sucesso nos negócios depende muito de ferramentas práticas que ajudam na rotina diária, bem como na divulgação de produtos e serviços.
O Google Meu Negócio, por exemplo, permite que as empresas sejam encontradas pelos consumidores com mais facilidade.
Ter uma presença ativa na internet é um fator importante para quem tem o próprio negócio.
Criar um site e desenvolver conteúdos educativos e interessantes, por exemplo, é uma estratégia básica de marketing que os empreendedores apostam para serem encontrados no ambiente digital.
Os buscadores de pesquisa são muito utilizados pelas pessoas para buscar informações sobre as empresas, pesquisar temas de interesses, comparar negócios, avaliar preços e, assim, decidir o que melhor atende suas necessidades.
Para potencializar esta estratégia, utilizar o Google Meu Negócio se torna cada vez mais necessário.
Afinal, essa ferramenta foi criada pelo Google para impulsionar as vendas por meio da exibição de informações sobre as empresas no Google Maps e nas páginas de resultado, permitindo que o potencial cliente já visualize dados de contato, horário de funcionamento e até as avaliações de outros consumidores.
O que é Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é uma plataforma que os empreendedores podem divulgar os seus negócios gratuitamente nos resultados orgânicos nas páginas de resultados e no Google Maps, a partir do registro na plataforma.
Essa ferramenta possibilita um diálogo direto entre empresas e clientes, oferecendo aos empreendedores opções de transmitir informações importantes aos usuários, como:
- Perguntas e respostas;
- Horários de funcionamento;
- Endereço;
- Telefone e canais para contato;
- Horários de picos;
- Eventos;
- Notas sobre produtos e serviços.
Vantagens do Google Meu Negócio
A ferramenta ajuda muito na divulgação das empresas de modo orgânico, sendo que as principais vantagens em utilizar este recurso são:
- Aumenta o alcance do negócio
Com a sua empresa aparecendo nas páginas de resultados e no Google Maps, é possível expandir a presença do negócio no digital. Sendo assim, o empreendedor pode atrair novos clientes em nível local e também de outras regiões.
- Traz mais confiabilidade
Empresas que possuem informações no Google Meu Negócio, têm mais chances de serem consideradas como negócios confiáveis pelos consumidores.
Isto posto, utilizar a ferramenta é uma excelente maneira de potencializar as estratégias de marketing do seu negócio.
- Melhora o número de cliques
A postagem de imagens, por exemplo, pode aumentar consideravelmente a quantidade de cliques no site da empresa, além de aumentar o número de solicitações no Google Maps.
- Facilita o acompanhamento dos resultados
Toda estratégia precisa ser acompanhada de perto e ser acompanhada para saber se está gerando resultados positivos ou não.
Na plataforma do Google Meu Negócio, os usuários podem acessar:
- Número de cliques que o site teve;
- Origem do acesso dos clientes;
- Como os usuários pesquisam as empresas;
- Quantos pedidos foram feitos;
- Número de ligações feitas.
- Traz mais possibilidades de interação com o público
Uma das funções da ferramenta é permitir que as pessoas deixem comentários sobre o negócio, algo que pode aumentar as chances de interação com os consumidores.
O público pode ajudar, deixando avaliações para o atendimento, produto ou serviço do seu negócio.
Da parte do empreendedor, é importante responder aos comentários e avaliações, porque esta ação ajuda no engajamento e gera interesse sobre as ofertas da empresa.
Outras vantagens interessantes são: exposição gratuita em pontos estratégicos do Google, reforça as estratégias de marketing de busca e melhora o relacionamento com os clientes.
Como funciona o Google Meu Negócio?
O primeiro passo é criar uma conta no Google Meu Negócio, processo que pode ser feito em segundos. Depois, é necessário preencher as informações sobre o negócio (categoria de mercado, telefone, site e nome da empresa).
O próximo passo é confirmar a autorização para o gerenciamento da página e confirmar o local do seu negócio, caso haja espaço físico.
Após estes processos, o empreendedor pode adicionar mais informações na página para complementar o cadastro.
Inserir fotos do estabelecimento, os horários de funcionamento, descrição sobre a empresa e outros dados relevantes são formas de oferecer o maior número de dados possíveis aos consumidores, assim eles podem conhecer melhor o negócio.
Como fazer a otimização do Google Meu Negócio?
A otimização é uma parte muito importante, sendo considerada uma parte essencial da estratégia, fazendo com que seja devidamente localizado.
O processo de otimização consiste em configurar a plataforma dizendo a ela o que você vende, qual a região de entrega e para qual público as vendas são direcionadas.
Ao fazer este procedimento de otimização, a própria plataforma pode dar dicas e fazer ações que contribuem para as vendas, por exemplo. Para otimizar a conta no Google Meu Negócio é necessário:
- Manter o perfil sempre atualizado;
- Gerar interações no perfil da empresa;
- Utilizar o agendamento de postagens;
- Habilitar a troca de mensagens.
Deste modo, utilizar o Google Meu Negócio é uma maneira de complementar as suas estratégias de marketing, tendo mais uma opção para divulgar os produtos e serviços do seu negócio, alcançando um bom faturamento.