5g nas cidades inteligentes
09/03/2022

O impacto da tecnologia 5G nas cidades inteligentes

Por ComputacaoeMercado

A transformação das cidades inteligentes nasce do objetivo de alcançar cidades sustentáveis ao nível económico, social e ambiental. Para isso, utilizam tecnologias como IoT (Internet das Coisas), sensores, atuadores, entre outros, para gerenciar melhor os serviços da cidade.

Na Smart City, a tecnologia 5G terá um impacto positivo devido às suas características. Neste artigo você conhecerá o conceito de 5G e a importância que ele tem para as cidades inteligentes devido às possibilidades que oferece.

A aplicação do 5G na cidade inteligente

O conceito de cidade inteligente refere-se a uma cidade que faz uso da tecnologia para oferecer serviços e resolver problemas. Graças à automação residencial, as suas instalações e sistemas de climatização, iluminação, eletricidade, segurança, etc., podem ser controlados e geridos automaticamente. Dessa forma, é possível aumentar a eficiência energética e reduzir desperdícios e inconvenientes, além de melhorar a segurança e a usabilidade.

As cidades inteligentes incorporam muitos sensores, atuadores e dispositivos conectados. Entre outros, alguns desses dispositivos são:

  • Câmeras de trânsito.
  • Luzes para iluminação pública.
  • Sensores de estacionamento.
  • GPS em veículos de transporte público.
  • Sistemas de controle de iluminação e ar condicionado em edifícios.
  • Sistemas de tráfego inteligentes.

Essa tecnologia que incorpora a cidade inteligente gera uma infinidade de dados, que podem melhorar a eficiência da infraestrutura da cidade se gerenciados adequadamente.

Dois elementos fundamentais para tornar as cidades inteligentes uma realidade são as redes móveis e a IoT. Isso porque eles nos fornecem a conectividade confiável necessária para que os diferentes sistemas da cidade funcionem. Por esse motivo, a tecnologia 5G terá um grande impacto no conceito de cidade inteligente, pois é inegável a dependência das cidades inteligentes da conectividade.

A incorporação do 5G trará grandes benefícios adicionais nos diferentes sistemas das cidades inteligentes. Podemos citar o seguinte:

  • Gestão de tráfego. Sempre que a cidade quiser transmitir vídeo de alta qualidade para análise em tempo real, a largura de banda 5G ajudará.
  • Serviços públicos. Referindo-se à geração de energia, a tecnologia 5G fornecerá conectividade confiável para sincronizar a energia e evitar futuras interrupções.
  • Segurança Pública. O 5G contribui para o desenvolvimento de dispositivos que auxiliam os profissionais de segurança e saúde pública a realizar seu trabalho. Alguns desses dispositivos podem ser câmeras corporais, auriculares conectados ou óculos inteligentes de realidade aumentada.
  • Transporte público. A integração do 5G permite conectividade aos passageiros dentro do transporte público.
  • Edifícios inteligentes. Edifícios inteligentes. Com o 5G, o fluxo de dados dos sensores (iluminação, ar condicionado…) será mais confiável e mais fácil de proteger. Além disso, esta tecnologia permitirá poupar energia de uma forma cada vez mais
  • Veículos. Esta tecnologia permitirá a comunicação entre os veículos. No caso dos veículos elétricos, terá impacto na distribuição de energia.
  • Iluminação pública. As luzes da rua podem ser consideradas um elemento de dupla utilização graças ao 5G. Bem, eles podem fornecer luz e cobertura ao mesmo tempo.

Em suma, o 5G terá impacto na conectividade e permitirá a criação de dispositivos e plataformas inovadoras que podem fazer uso da sua capacidade. Ou seja, com a tecnologia 5G estaremos conectados a tudo, o dia todo e no menor tempo possível. No entanto, isso também é um desafio, pois será necessário formação específica para poder gerenciar esses novos processos.

Saiba mais sobre a tecnologia 5G

A tecnologia sem fio 5G é a rede móvel de quinta geração. Para entender melhor o 5G é importante saber o que foi dito anteriormente. Em termos gerais, a antiga rede 1G permitia que as chamadas fossem feitas com o telefone fora de casa. A chegada do 2G introduziu o SMS, transformando nosso smartphone em uma ferramenta de comunicação um pouco mais ampla. O 3G incorporou a conexão com a Internet, lançando os smartphones e então a banda larga chegou com o 4G, conseguindo a reprodução de streaming de vídeos ou realidade aumentada. Isso é algo que já estamos acostumados, mas anos atrás era inimaginável. Atualmente, as pessoas estão começando a usar e experimentar o 5G.

Essa tecnologia foi projetada para fornecer maior velocidade de dados, menor latência (o tempo de resposta da Web), capacidade de rede massiva, maior disponibilidade e uma experiência de usuário mais consistente e confiável para mais usuários. Em última análise, espera-se que ofereça maior desempenho e maior eficiência para potencializar novas experiências de usuário e conectar novos setores.

Isso significa que os downloads serão mais rápidos e os atrasos serão muito menores. O que implica uma mudança significativa na forma como vivemos e trabalhamos. Bem, o 5G oferecerá benefícios de conectividade que tornarão as empresas mais eficientes e os consumidores poderão acessar rapidamente mais informações. Portanto, tudo vai depender das redes 5G, ou seja, carros conectados, casas inteligentes e hotéis, e muito mais.