Tecnologia

Setor de tecnologia tem crescimento e carência de DBAs

O mercado de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil continua expandindo e mostrando que essa é uma das áreas com mais oportunidades de emprego dos próximos anos. Segundo um levantamento feito pela Advance Consulting, esse mercado teve um aumento de 22% no terceiro trimestre de 2022. A expectativa é que, com o resultado do quarto semestre, o último ano encerre com um crescimento total de 23,4% em relação a 2021.

E com esse crescimento, o profissional de alta performance e competência desse ramo tornou-se ainda mais requisitado. Por exemplo, esse é o caso do aumento na demanda por profissionais como os Database Administrator (DBAs), ou em tradução livre, Administrador de Banco de Dados. Tanto que o Banco Nacional de Empregos (BNE) fez um levantamento que apontou que o DBA é uma das profissões de maior destaque na área tecnológica – algo que deve ser mantido em 2023 e nos próximos anos.

Esse crescimento é confirmado por outro levantamento, este feito pelo salario.com.br que utilizou dados oficiais do eSocial, Empregador Web e Novo CAGED. Nele, foi registrado um aumento de 9,3% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral para quem trabalha nessa posição, com os dados entre os meses de dezembro de 2021 e novembro de 2022.

O mesmo estudo aponta que os setores de desenvolvimento de programas de computador, consultoria em TI e manutenção são os que mais contratam DBAs. Esse cargo também é muito requisitado em outros serviços, como suporte técnico. Na média, o salário do profissional é de RS$ 7.653,76, sendo que o piso salarial é de R$ 7.444,73 e o teto pode chegar a R$ 16.918,09 – a jornada do trabalhador é de cerca de 41 horas semanais.

Entretanto, apesar de ser uma posição cobiçada, que oferece bons salários e que desperta muito interesse das empresas, o setor enfrenta uma escassez de profissionais da área. As próprias organizações relatam dificuldades em encontrar profissionais especializados nessa função. Até mesmo o salário maior é uma consequência da ausência de mais profissionais qualificados, o que torna os DBAs especializados ainda mais valiosos.

O que faz o DBA?

Apesar da maior procura pelo profissional, muitas pessoas podem não estar familiarizadas com o trabalho do DBA dentro de uma organização. Ele é um profissional responsável por gerenciar e manter o funcionamento adequado dos sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBD). Além disso, deve também zelar pela integridade, segurança, confiabilidade e disponibilidade das informações que ali são armazenadas.

Dessa forma, a rotina de trabalho do profissional envolve instalar, configurar, monitorar, gerenciar e, quando preciso, atualizar o sistema de gerenciamento e a base de dados. Outra demanda rotineira é pesquisar por inovações tecnológicas capazes de maximizarem a performance do ambiente de armazenamento.

Também cabe ao DBA administrar os servidores dos bancos de dados, monitorando potenciais riscos e prestando suporte aos usuários. Ele também deve orientar desenvolvedores e analistas em relação ao uso da base de dados da empresa. Uma das vantagens dessa posição é que, como esse é um trabalho que pode ser feito a distância, sem prejudicar a qualidade e segurança das operações, existem vagas tanto presenciais quanto a distância.

Para quem tem interesse em se qualificar para essa área, o indivíduo deve adquirir o conhecimento presente em um curso na área de TI. Nesse caso, vale estudar cursos como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Computação e Ciências da Computação, entre outras relacionadas.

Além disso, é necessário buscar cursos de especialização em bancos de dados. É importante conhecer diferentes linguagens de sistemas, as portabilidades entre eles e estar sempre atualizado sobre as inovações e novidades do mercado nesta área. Desenvolver o raciocínio lógico, a capacidade de concentração e trabalhar em equipe também são características importantes para esse profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *