Tecnologia

Plataformas digitais: 4 dicas para rentabilizar

As plataformas digitais estão cada vez mais presentes na sociedade, principalmente no mercado, e existem vários motivos pelos quais elas podem ser utilizadas. Saber escolher a plataforma digital adequada é essencial.

As plataformas são modelos de negócios que utilizam a tecnologia para se conectar com as pessoas e promover interações como meio de aumentar a satisfação do cliente e otimizar a experiência do cliente ao encontrar o produto.

Tudo deve ser feito de forma bem pensada para não prejudicar os objetivos do negócio, além de trazer resultados positivos.

Por exemplo, se uma oficina mecânica emprega uma plataforma para aumentar sua popularidade, as estratégias empregadas para atingir esse objetivo utilizam os recursos e as configurações da plataforma.

Essas plataformas se tornaram mais poderosas com a introdução da internet para a sociedade, seja para os consumidores ou para o mercado, essa tecnologia facilitou o desenvolvimento dessas ferramentas.

Ao perceberem que poderiam ser benéficos para a empresa, passaram a ser empregados com mais frequência, o que levou ao desenvolvimento de novas plataformas e também a serem incorporados às estratégias de vendas.

Com a popularização cada vez maior da tecnologia, essas plataformas, utilizadas por empresas que oferecem locação de embarcação, têm um relacionamento positivo com os consumidores e também um efeito positivo nas questões internas.

Principais plataformas digitais para rentabilizar?

Quem busca ganhar dinheiro com as plataformas digitais primeiro precisa entender como elas funcionam e quais são as principais, mais rentáveis ou com maior facilidade para começar.

As escolhas são inúmeras e atravessam vários campos. Dessa forma, é possível escolher de acordo com as especialidades, preferências pessoais ou aquela que oferece maiores oportunidades, assim, mesmo quem está tirando cnh de carro e moto pode se beneficiar.

Redes sociais

As redes sociais são uma grande fonte de conteúdo para os mais diversos públicos e não é novidade que essas plataformas desejam que os usuários passem cada vez mais tempo nelas, afinal isso significa mais dinheiro para eles.

Porém, as principais redes sociais já tem um sistema de monetização que permite que os usuários ganhem uma renda através da produção de conteúdo. Essas são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Linkedin;
  • TikTok.

A monetização dessas plataformas podem ser feitas através do investimento em anúncios patrocinados para os mais variados serviços e produtos, como closet planejado com banheiro ou até mesmo a venda de infoprodutos, como cursos de culinária e outros.

As redes sociais são particularmente benéficas pois possibilitam que os usuários e empresas possam se conectar de forma a criarem um relacionamento, o que consequentemente fortalece as marcas e gera confiança para as pessoas comprarem.

Além disso, redes mais sérias como o Linkedin promovem uma abordagem para discussões mais aprofundadas e sérias sobre assuntos empresariais ou de serviços e produtos mais específicos como fachada loja infantil, por exemplo.

O site Enjoei

Essa plataforma permite que os usuários façam uma renda desapegando de itens que não desejam mais utilizar e, dessa forma, eles repassam para aqueles interessados.

Funciona como uma loja virtual de produtos usados, o que pode facilitar a aquisição de itens de decoração como por exemplo um tapete para sala peludo ou até mesmo um eletrodoméstico como geladeiras ou máquina de lavar.

Com isso, as pessoas podem se desfazer de itens que não desejam mais e ainda fazer uma renda extra com esses itens que não tem mais serventia.

Aplicativo BlaBlaCar

Para quem adora viajar de carro e precisa de uma opção mais barata e rápida do que os ônibus de viagens, o aplicativo BlaBlaCar facilita muito na hora de ir de uma cidade a outra.

Essa plataforma digital permite que seus usuários ganhem dinheiro fornecendo caronas a passageiros que estão indo para o mesmo destino que os motoristas, mas é importante lembrar que os motoristas cadastrados precisam ter habilitação b carro.

Contudo, basta se cadastrar na plataforma, definir o preço da carona e começar a faturar enquanto viaja pelas estradas conhecendo novas pessoas, com segurança garantida pela plataforma.

Plataforma de cursos Hotmart

A plataforma digital de cursos online chamada Hotmart já é uma das mais famosas, principalmente entre pessoas que trabalham como afiliados.

Esse tipo de trabalho envolve a afiliação de algum curso e processo de divulgação para que pessoas comprem o conteúdo oferecido para que o afiliado ganhe uma comissão baseada no total da venda estipulada pelo produtor do curso.

Isso é uma ótima forma de ganhar um dinheiro extra investindo apenas tempo na produção de conteúdo de divulgação do curso em que o usuário está afiliado, o que torna essa plataforma perfeita para aqueles que estão começando sem capital para investir.

Como ganhar dinheiro nas plataformas digitais?

Quem deseja utilizar as plataformas digitais para faturar uma renda extra ou até mesmo viver disso, primeiro precisa compreender os tipos de empreendedorismo digital e como cada um deles traz a possibilidade de gerar renda. São eles:

  • Produtor de conteúdo;
  • E-commerces;
  • Marketing de afiliados;
  • Influencer digital.

Esses quatro modelos de negócio permitem servem funções específicas e podem ser mais ou menos indicados de acordo com o modelo de produto, serviço ou informações que será comercializado.

Um produtor de conteúdo pode lucrar com a divulgação de sua própria empresa, falando sobre as perspectivas de mercado, curiosidade e dicas sobre o nicho em que atua e muito mais. Isso consequentemente cria autoridade e leva as pessoas a comprarem dele.

Já no caso de e-commerces, a venda de produtos como grelha argentina sob medida ou qualquer outro item que esteja de acordo com o público-alvo irá vender. Mas para que a loja dê certo, será necessário investir em estoque, publicidade e transporte dos produtos.

Para quem deseja começar a ganhar dinheiro com as plataformas digitais e não tem capital para investir ainda, pode ser uma boa ideia começar pelo marketing de afiliados, onde a pessoa escolhe um produto e realiza a divulgação do mesmo para receber comissões.

Por fim, os influenciadores digitais tendem a ser o último nível, pois é necessário investir um tempo, saber vender e ter um certo carisma para fortalecer a própria imagem ou até mesmo a de uma empresa.

Dessa forma, as pessoas criam confiança naquela marca e acabam comprando pela autoridade construída, o chamado “nome” ou simplesmente ser reconhecidos como referência no mercado em que atuam.

Aumentando as vendas on-line

Para quem deseja vender online, é preciso entender que existem diversas estratégias e cada uma serve um propósito diferente, sendo necessário uma boa gama de conhecimento para que tudo saia bem.

Então, é sempre ideal seguir algumas dicas importantes para que os resultados obtidos com as vendas online sejam positivos. Essas dicas são:

1. Revisar o público-alvo

Entender o perfil, o comportamento e as dores do público-alvo é o primeiro passo para uma empresa de sucesso se tornar ainda maior. Portanto, coletar dados até identificar um padrão e agregar todas as características desse cliente ideal em um documento é ideal.

Muitas organizações criam um personagem fictício e contam uma narrativa para melhor compreensão, isso é a chamada “persona” e é extremamente benéfica para criar campanhas pra públicos mais específicos.

2. Encantar os clientes

A segunda fase do marketing é atrair clientes. Depois de compilar uma lista, atrair pessoas ou contatá-las, é preciso entender suas necessidades e demonstrar que os produtos vendidos as atendem.

Os vendedores devem prestar mais atenção aos seus clientes para criar uma conexão e, posteriormente, gerar uma venda. Esse serviço pode fidelizar clientes que, além de comprarem na empresa, também vão incentivar outros a comprarem.

3. Ter um site responsivo

Ter um site bonito e responsivo irá fazer com que o público-alvo chegue até ele e se interesse pelo que está sendo comercializado.

A performance do site é essencial para que os usuários se sintam à vontade e tenham confiança para fechar negócio com a plataforma.

4. Fidelizar os clientes

Por fim, depois que o consumidor já comprou algo na plataforma, é hora de fidelizar o cliente por meio de estratégias de marketing de relacionamento e da utilização de um bom sistema de CRM.

Uma vez que a loja conhece bem os clientes que a frequentam, fica mais fácil fazer a oferta mais adequada à pessoa mais adequada, no momento mais adequado, ao preço mais adequado e utilizando o canal mais adequado.

Considerações finais

As plataformas de comércio eletrônico estão crescendo em popularidade. Como resultado, já que elas estão inseridas em um mercado competitivo, é necessário competir pela atenção dos consumidores.

Este artigo ensinou um pouco mais sobre as estratégias de vendas que podem ser empregadas em uma loja virtual. Eles permitem que uma empresa se destaque da concorrência e deixe seus clientes mais satisfeitos.

A imagem foi retirada do banco de imagem FREEPIK e produzida por aleksandarlittlewolf.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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