Quem é apaixonado por games, cedo ou tarde irá se deparar com um velho dilema: PC gamer ou console? Entre as duas plataformas, qual é a escolha mais vantajosa? Esse é um debate antigo, para o qual não há uma resposta clara, uma vez que cada um deles oferece seus prós e contras.
Assim, quem quer aproveitar um voucher promocional para comprar seu próximo dispositivo gamer, precisa entender melhor o que cada um tem a oferecer. Entenda melhor o que você deve avaliar no texto abaixo.
PC Gamer
Um dos principais pontos positivos do PC gamer é a possibilidade de personalizá-lo de acordo com o seu gosto. O jogador pode investir em uma máquina de alta qualidade, com as últimas versões de componentes importantes como memória RAM, placa de vídeo, processador e memória SSD. Se isso não for possível em um primeiro momento, não tem problema: é possível ir atualizando as peças do computador no futuro, de acordo com o seu orçamento.
Os efeitos visuais do PC também são mais potentes, já que é o usuário que está no controle da nitidez com sua placa gráfica ou unidade de processamento gráfico (GPU). Isso permite experiências ainda mais imersivas, sobretudo porque no PC também é possível utilizar várias telas ao mesmo tempo.
Os consoles podem restringir um pouco o modo de jogar do usuário, o que não é um problema para quem joga no PC. Controladores sem fio, joysticks, volante e um mouse gamer oferecem todo o conforto para horas de jogatina com mais precisão e controle.
E há de se considerar também o valor dos games. O PC pode até ter um custo maior para ser montado, mas o custo dos jogos em si costuma ser menor, já que existem muitas plataformas de distribuição digital que oferecem boas opções com preços mais acessíveis.
Consoles
No caso dos consoles, uma das vantagens é a facilidade de configuração e manutenção. Não é necessário fazer a montagem ou dominar habilidades técnicas para começar a jogar e se divertir. Os consoles, de maneira geral, também são opções mais baratas do que os PCs gamers, o que também acaba sendo um diferencial.
Outro diferencial é que o jogador pode ficar tranquilo, já que não há risco de o hardware se tornar obsoleto e precisar ser substituído. No caso do PC, podem ser necessárias atualizações à medida que os jogos tornam-se mais modernos, exigindo novas peças de hardware que sejam compatíveis.
Há também a questão da exclusividade. Alguns jogos não estão disponíveis para PC, sendo exclusivos para console por um tempo ou permanentemente. Desse modo, se você tem interesse em jogar títulos e games exclusivos, o console pode ser a opção mais atrativa.
O que você deve avaliar?
Além dos pontos fortes de cada um, existem outros critérios que devem ser levados em conta para guiar a sua escolha. Conheça alguns dos principais a seguir.
Orçamento
Em muitos casos, o orçamento disponível será o principal fator da decisão entre os dois. Quem escolhe o console sabe que terá custos envolvendo o videogame em si, além de controles extras, jogos e passes multijogador online. Já no caso da escolha do PC gamer, há muito mais opções de compra, o que é bom para montar o computador dos sonhos, mas também pode encarecer a compra.
Não há como apontar qual é a opção mais econômica, uma vez que isso vai depender de cada gamer. O nível de desempenho e personalização que cada um procura é o que vai determinar o tamanho do orçamento necessário para conseguir a plataforma que atenda às suas necessidades.
Atualizações
Também é necessário ver a possibilidade de você atualizar a sua plataforma gamer. Nos consoles, a adição de um novo hardware exige um nível mínimo de habilidade técnica, enquanto nos computadores essas atualizações são mais extensivas e podem ser complicadas.
Habilidades técnicas
Essas habilidades não são referentes às habilidades na hora de jogar. Quem tem um console pode até adicionar um novo hardware, mas isso muitas vezes não é necessário para desfrutar de uma boa experiência. Assim, não é preciso dominar habilidades para instalar a sequência ou atualizar os games.
Já quem joga no PC precisa ter ao menos um nível mínimo de habilidades técnicas, mesmo para quem compra uma máquina gamer. Não são habilidades como escrever código HTML, mas sim saber como configurar o computador para tirar o máximo proveito dele. Ao mesmo tempo, o PC gamer também pode exigir a atualização de componentes de hardware e instalação de novos drivers, o que pode exigir um pouco mais de habilidades.