Tecnologia

Entenda a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada

Realidade virtual e aumentada são dois conceitos que cada vez mais fazem parte da vida dos usuários de internet. Compreender sua existência e seu funcionamento é muito importante para extrair o melhor uso desses recursos.

Hoje em dia, as pessoas passam muito tempo conectadas e olhando para telas de computadores, celulares e televisores, depois são nesses espaços que conseguem se manter informadas, se comunicar, se entreter, entre outras possibilidades.

A realidade virtual e a realidade aumentada estão trazendo muitas mudanças na maneira como as pessoas usam as telas, trazendo para os usuários novas experiências interativas.

Com a aproximação do metaverso, a sociedade se mostra cada vez mais interessada no funcionamento da realidade virtual e aumentada, inclusive as empresas, visto que podem utilizá-las para melhorar as estratégias de marketing e vendas.

Mas para fazer bom uso desses recursos, primeiro é importante saber como eles realmente funcionam, entre outras informações relevantes sobre essas tecnologias que prometem mudar completamente a sociedade.

Para falar um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai conceituar a realidade virtual e realidade aumentada, falar sobre seus benefícios e desafios, os dispositivos usados na conexão e como aplicá-las em diferentes áreas.

Conceituando realidade virtual e aumentadas

A realidade virtual possibilita que as pessoas acessem um ambiente fictício, como no caso de um filme, um videogame, entre outras possibilidades. Para seu funcionamento, precisa de óculos e capacetes com telas que simulam espaço tridimensional.

Para funcionar, também utiliza uma tecnologia conhecida como head tracking, que permite olhar para todo o cenário, apenas virando a cabeça.

Um fabricante de terminais para transformadores também pode utilizar a realidade aumentada, uma tecnologia que, em vez de transportar o usuário para um mundo fictício, captura imagens digitais para reproduzi-las no mundo real.

Isso é feito por meio da câmera do celular e tem como base um ambiente material que é combinado com elementos virtuais que criam uma realidade mista. Um exemplo disso é uma partida de videogame que acontece no quarto do jogador.

Com base nessas definições, fica claro que com a realidade virtual é possível acessar um mundo diferente, enquanto a realidade aumentada traz esse mundo para o espaço físico do usuário.

Pontos positivos e desafios

Existem diversos benefícios e desafios associados ao uso de realidade virtual e realidade aumentada. São recursos tecnológicos que podem ser aplicados em várias áreas do conhecimento, como o uso de tecnologias na saúde.

Tanto é que existem vários trabalhos que estão sendo realizados com o propósito de implementar um sistema de visualização, a partir da realidade virtual e aumentada, para que as interfaces sejam de fácil uso no ensino.

Isso significa que um fabricante de cerca de pvc para piscina poderá usar esses recursos tanto quanto uma escola ou qualquer outro tipo de empresa. Só que elas precisam estar cientes de que existem vantagens e desafios nesse processo.

Entre as vantagens trazidas por essas tecnologias está seu uso de forma segura, sem expor as pessoas a riscos presentes em ambientes reais.

Também será possível visualizar, interagir e navegar com estruturas muito parecidas com o mundo real, mas sem os mesmos custos desses espaços.

Existirá a possibilidade de simular operações e situações arriscadas, sem provocar danos aos equipamentos, pessoas e instalações. Para as organizações, por sua vez, é uma forma de ter treinamentos mais robustos para os colaboradores.

É possível refazer sessões de maneira atemporal, customizar ambientes virtuais, atender demandas específicas dos pacientes, além de prover oportunidades de comunicação para profissionais de várias culturas.

Mas nem tudo são flores, e assim como muita coisa, a realidade virtual e aumentada também possui seus desafios.

Um deles é o fato de que as soluções de realidade virtual dependem de elementos de simulação e de tempo real.

Também é necessário lidar com modelagem geométrica e acústica, além de garantir a qualidade das imagens e ter modelos digitais compatíveis com modelos reais.

Um fabricante de empilhadeira retrátil Toyota também precisa estar atento porque existe uma alta complexidade, credibilidade e similaridade entre os modelos virtuais e eles exigem modelagem física e de restrições reais.

A segmentação de modelos virtuais e o mapeamento de interações levando em conta o hardware necessário para a solução também são grandes desafios.

Dispositivos usados com os recursos

O equipamento e potência computacional do hardware utilizado vai determinar o tipo de representação que será possível exibir. Isso porque com a realidade aumentada, existem grandes diferenças, dependendo da finalidade do uso.

O fato é que ela pode ser utilizada com diferentes dispositivos e se tornou parte do dia a dia das pessoas por meio dos smartphones e tablets. Um exemplo clássico de seu uso é o jogo Pokémon Go, mas também existem muitas outras aplicações comuns.

Por exemplo, uma empresa especializada em laudo ergonômico funcional, pode lançar um aplicativo para mostrar aos seus clientes o tipo de mobília que devem adotar nos espaços de trabalho.

Os filtros no Instagram também são um bom exemplo de realidade aumentada, assim como vários aplicativos que já são usados com sucesso no comércio na indústria.

No caso da realidade virtual, todos os sistemas são feitos para garantir a interação entre o usuário e a realidade virtual presente no sistema. Esse sistema, por sua vez, preciso de 4 componentes, sendo:

  • Componente de rastreamento;
  • Componente de aplicação;
  • Componente de renderização;
  • Componente de exibição.

Os componentes de rastreamento são responsáveis por receber os dados do usuário, enquanto os componentes de aplicação são onde a realidade virtual está presente.

Quanto aos componentes de renderização, é onde a realidade virtual ganha vida, e os componentes de exibição são as principais interfaces de saída.

Para que uma clínica especializada em ozonioterapia para cachorro utilize realidade virtual em seus processos, precisa de dispositivos específicos. Existem os óculos que ficam acoplados à cabeça, adaptadores de celulares e os monitores de vídeo.

Também é possível usar telas de projeção, tablets e smartphones, E para a exibição acústica, existem áudios 3D e áudios binaurais.

Aplicações em diferentes áreas

Tanto a realidade virtual quanto a realidade aumentada podem ser aplicadas em áreas diferentes. Futuramente, será possível caminhar em um shopping virtual sem precisar sair de casa, por meio da realidade virtual.

Este é um exemplo clássico porque já existem muitas lojas que foram criadas dessa forma, por exemplo, no Reino Unido, uma marca de roupas criou sua própria versão virtual, com funcionamento 24 horas.

Qualquer pessoa que tenha um dispositivo de realidade virtual pode acessar a plataforma, conhecer as peças e comprar sem precisar sair de casa.

Futuramente, será possível comprar muitas outras coisas dessa forma, como mobiliário corporativo alto padrão. Isso tanto é, que a expectativa é que existam shoppings inteiros com essa comodidade.

Outra aplicação criada por uma marca de chapéus em parceria com uma organização especializada em realidade virtual foi um aplicativo que usa o recurso para que os clientes possam experimentar o chapéu antes de comprá-lo.

A pessoa só precisa de uma câmera frontal em seu smartphone para poder provar os modelos. Por isso, não é apenas o setor de tecnologia e jogos que podem se beneficiar desses recursos, pois até mesmo a área da saúde consegue aproveitá-los.

Outro exemplo interessante é de uma rede de supermercados que permite aos clientes utilizarem a câmera de seu smartphone junto com o aplicativo da empresa para receber mais informações sobre os produtos.

Um fabricante de hidrofugante em pó pode fazer a mesma coisa e permitir que seus clientes conheçam melhor a data de fabricação, preço, validade, entre outras questões pertinentes.

No caso do aplicativo do supermercado, a empresa pode fazer várias avaliações, por exemplo, conhecer a maneira como o consumidor reage sobre as informações de um produto, descrições que atraem mais vendas, ordem ideal, entre outros.

É possível estudar os hábitos de diferentes tipos de clientes com mais agilidade e rapidez, algo que facilita muito a análise e criação de campanhas estratégicas.

Uma oficina mecânica especializada em revisão automotiva de férias pode aliar tudo isso a tecnologias como machine learning e inteligência artificial, que podem até mesmo pensar em estratégias por conta própria.

O aplicativo se encarrega de apresentar soluções que vão aumentar as vendas no mercado e ainda melhorar a produtividade do setor.

Considerações finais

A realidade virtual e a realidade aumentada são 2 tecnologias que estão trazendo muitas mudanças para a realidade da sociedade como um todo, o que inclui pessoas, governos e empresas.

Conhecer bem sobre elas é fundamental para fazer bom uso de suas possibilidades, oferecer uma boa experiência ao consumidor, aumentar as vendas e proporcionar uma interação muito mais próxima e imersiva.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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