É inegável que a tecnologia transformou a sociedade através dos séculos. Da manufatura de metais, que permitiu a criação de ferramentas de trabalho, até a Internet, os avanços tecnológicos revolucionaram e mudaram a vida de todos — e isso persiste até hoje.
Mais recentemente, a invenção e popularização das impressoras 3D ajudou a mudar a face da produção de diversas mercadorias. Porém, a tecnologia continua o seu papel transformador em outras áreas de atuação. Neste texto, saiba como a tecnologia já está alterando campos de atuação como saúde, educação, agricultura e transporte.
Saúde
A área da saúde é uma das que se beneficiou bastante com a otimização provida pela tecnologia nos últimos anos. Um dos grandes exemplos é a telemedicina, que oferece atendimento à distância, permitindo que mais pessoas possam ser atendidas pelos médicos, mesmo estando longe de clínicas e hospitais.
A telemedicina utiliza tecnologias de informação e comunicação, como computadores, webcams, tablets e aplicativos de conversa instantânea por vídeo. Isso derruba as barreiras geográficas, dispensando a necessidade do paciente ter que ir até o médico e vice-versa — o que é mais complicado em alguns casos, seja por dificuldade de acesso, seja de locomoção. Além dela, está se tornando mais comum a prescrição digital, de forma que os pacientes recebem a prescrição dos remédios necessários em casa.
Outras tecnologias que são promessas para o futuro na área são a realidade aumentada e a realidade virtual. A primeira está alterando o modo como acontecem alguns procedimentos cirúrgicos, aumentando a área de visão de toda a equipe e permitindo mais precisão durante a operação. Já a realidade virtual auxilia tanto no pré como no pós-operatório, permitindo simular, por exemplo, quais as melhores terapias que irão ajudar naquele tratamento.
Educação
De maneira semelhante, a educação também está sendo transformada pela tecnologia. Assim como no caso da telemedicina, ganhou força nos últimos anos a possibilidade do ensino à distância, uma das consequências do desenvolvimento e da expansão da Internet.
Hoje, a Internet é muito mais rápida do que quando ela chegou no Brasil, além de ser muito mais acessível. Isso permite que alunos possam fazer cursos à distância, permitindo que eles possam aprender e enriquecer o seu conhecimento como se estivessem em sala de aula. Essa forma de aprendizado não deve ser menosprezada, já que nas universidades credenciadas pelo MEC, o diploma emitido para cursos feitos à distância tem o mesmo valor dos cursos presenciais.
Agricultura
Já no caso da agricultura, uma tecnologia que revolucionou o setor foi a agricultura de precisão. Basicamente, essa tecnologia permite a utilização de dados e informações, o que possibilita a identificação de como melhorar o plantio, aprimorando o cultivo e a colheita das culturas.
Isso é feito com o uso de sensores e imagens de satélite, além de tecnologias como o Sistema de Posicionamento Global (GPS). Isso permite que os agricultores possam avaliar a saúde das plantas, aplicar a quantidade certa de fertilizantes e defensivos e saber o momento ideal para irrigação, sem desperdício de recursos.
Também tem se destacado a tecnologia de coleta e armazenamento de dados. As informações introduzidas pela agricultura de precisão ajudaram a melhorar o fluxo desses dados, acelerando a eficiência das análises. Assim, com base nos casos já registrados, são utilizadas variações para prever falhas ou encontrar configurações que proporcionem melhores resultados.
Transporte
Por fim, uma realidade cada vez mais próxima é a popularização dos carros autônomos, algo que irá transformar o setor de transportes. Antes algo tirado de filmes de ficção científica, essa tecnologia já está em atuação em alguns casos. Algumas das tecnologias ligadas a ela já ajudaram a reduzir o número de acidentes, como o aviso de colisão, a detecção de pedestres e o freio automático. Também existem tecnologias de detecção de ponto cego e monitoramento de alerta do condutor, garantindo uma condução mais segura e otimizada.
Isso sem contar como a tecnologia também transformou o mercado do transporte de cargas e mercadorias. Por exemplo, a telemetria é um sistema completo que fornece todas as informações ligadas ao desempenho do veículo, indicando se o motorista dirigia acima da velocidade permitida, qual foi o consumo de combustível e a distância percorrida. Já o Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS, na sigla em inglês) é um software que ajuda no planejamento, controle e gestão dos processos relacionados ao transporte de cargas, tornando-o mais eficiente e otimizado.