Tecnologia

Como pequenas e médias empresas podem investir em tecnologia?

Hoje em dia a tecnologia tem um papel crucial na maioria dos negócios. A partir dela, projetos saem do papel e líderes conseguem gerenciar suas equipes com mais eficácia, favorecendo o crescimento da empresa.

Isso acontece porque a tecnologia ajuda muito no momento de implementar estratégias. Um bom exemplo disso é a estratégia de SEO para pequenas empresas, que consegue tomar forma com o uso de ferramentas de automação de marketing.

No entanto, quem está iniciando uma empresa ou começando a colocar tecnologias no negócio pode ficar na dúvida sobre em quais ferramentas investir. Por isso, selecionamos abaixo algumas ferramentas que as pequenas empresas podem ter no seu dia a dia para ajudar o negócio a crescer!

Gestão de projetos e tarefas

Para que a sua empresa tenha uma boa eficiência operacional e consiga seguir com os projetos, é uma boa solução ter ferramentas de gestão de projetos e tarefas.

Hoje em dia existem diversos softwares que permitem gerenciar todos os processos da empresa. Eles facilitam na organização das demandas e garantem que tudo saia de acordo com o prazo.

Além disso, essas ferramentas auxiliam a executar ideias, tirando-as do papel para que sejam enfim colocadas em prática, além de facilitar no momento de delegar tarefas entre o pessoal da equipe.

Como existem diversas ferramentas disponíveis, você pode testar algumas delas e até desenvolver um método próprio para a sua empresa se organizar no momento de fazer a gestão de projetos.

CRM

Outra tecnologia que não pode faltar na empresa é um CRM. O CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que significa Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente.

Esse sistema permite que a equipe de vendas e marketing registre os dados dos principais clientes e de pessoas que têm o perfil para se tornar clientes. A partir desse dados, é possível seguir com diversas estratégias, como:

  • geração de leads;
  • qualificação de leads;
  • comunicação com o cliente.

Com um CRM a empresa consegue gerenciar toda a cartela de clientes e melhorar o relacionamento que tem com eles a fim de retê-los. Também é possível se basear nos perfis para identificar potenciais clientes para a empresa.

Hoje é possível encontrar softwares pagos, gratuitos e até personalizados para as suas necessidades.

Automação de marketing

Para as empresas que buscam alcançar mais clientes de forma eficaz no mundo digital, é interessante contar com uma ferramenta de automação de marketing. Essa ferramenta permite automatizar e-mails e diversas campanhas para atingir seu público.

Com a automação, você pode gerenciar melhor sua base de leads e criar ações que definem em qual momento da jornada de compra uma pessoa está. Isso permite que sua equipe de marketing envie para o time de vendas apenas os leads mais qualificados.

Além disso, a automação ajuda a fazer com que as atividades do time de marketing sejam mais eficazes e ainda permite que eles tenham diversos dados importantes sobre seu público para analisar e assim definir melhores estratégias.

Contabilidade

Cuidar da contabilidade é fundamental para garantir a saúde financeira de uma empresa. Nesse cenário, contar com ferramentas de contabilidade ajuda a simplificar a gestão e torná-la mais rápida.

Hoje existem diversas ferramentas de contabilidade que auxiliam as empresas a cuidar das principais questões financeiras, como:

  • emissão de notas fiscais;
  • controle de despesas;
  • pagamento de funcionário;
  • entre muitas outras.

Além disso, usando as ferramentas de contabilidade, sua empresa evita cometer erros na gestão, o que garante que a saúde financeira da empresa continue em dia.

Comunicação

Por fim, outra tecnologia que é uma grande aliada das empresas hoje são as ferramentas de comunicação. A partir delas você consegue unir todos do time num mesmo ambiente online, criando um espaço para a troca de ideias.

Contar com uma ferramenta dedicada para a comunicação do pessoal é fundamental, pois ajuda os times remotos a se comunicarem, além de permitir ter um local central para todos colaborarem e contarem novidades sobre a empresa.

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