Eu queria escrever este artigo porque muitos dos meus clientes me perguntam se o artigo deles é otimizado para SEO.
É de fato essencial hoje escrever não apenas de forma natural, mas também de acordo com as palavras-chave relevantes para ser bem referenciado em SEO.
Como otimizar o SEO e Por que otimizar um artigo?
Uma vez que seu site foi criado, ele deve ser trazido à vida. Isso muitas vezes passa por um blog para ser alimentado com artigos sobre sua atividade. Esses artigos devem responder a uma pergunta, um problema, uma necessidade real do alvo.
A adição regular de artigos ajudará você a construir sua notoriedade na web e, assim, ser notado pelo Google. No entanto, se seus artigos não se destacarem da concorrência e não forem otimizados, você perderá seu tempo e energia.
A construção de um painel de artigos suficiente é longa, mas realmente compensa se você for regular e não desistir. De minha parte, quando lancei meu site, as pessoas chegaram pela minha página inicial. Hoje não é mais assim. Os usuários da Internet chegam ao meu site por meio de um dos meus artigos ou até mesmo por referencias externas de backlinks de qualidade que melhoram o SEO.
Como otimizar sua postagem no blog?
1. Encontre o tópico e identifique as palavras-chave
A primeira coisa a fazer é listar os problemas de seus clientes e respondê-los por meio de artigos . Depois de identificar um assunto , convido você a olhar os resultados exibidos no mecanismo de pesquisa para ver os artigos já presentes sobre o assunto. Em seguida, localize as palavras-chave usadas .
Por exemplo, se eu pegar o assunto discutido neste artigo e colocar na minha barra de pesquisa o 1º título que me veio à mente: “Como otimizar os artigos do meu blog no meu site? Aqui estão os resultados que recebo:
Você verá as seguintes palavras-chave aparecerem:
- Otimize uma postagem do blog
- Artigo otimizado para SEO
- Escreva um artigo otimizado
- Dicas de SEO para referenciar seus artigos
- postagem de blog de SEO
- Blog de sucesso para seu SEO
O objetivo agora será ver qual é a palavra-chave mais digitada pelos internautas .
Para isso, vou a esta ferramenta: Ubersuggest que me permitirá inserir algumas solicitações gratuitamente e ver se encontramos um volume suficiente de solicitações, mas também expressões semelhantes:
Vemos com muita clareza que se colocarmos o termo SEO na frase-chave, teremos mais chances de nos posicionarmos, pois é um termo bastante solicitado pelos internautas.
Portanto, eu poderia modificar o título do meu artigo e nomeá-lo assim: “ Como otimizar o SEO dos artigos do meu blog? »
No entanto, eu poderia usar as outras expressões-chave em meus parágrafos e subparágrafos para ficar na semântica do tema sem ser redundante colocando sempre a mesma expressão-chave. Isso facilita a leitura para o usuário da Internet.
Observações:
1. Ao pesquisar no Google, você poderá ver uma seção de pesquisas relacionadas oferecidas pelo mecanismo de pesquisa na parte inferior. No nosso caso, as pesquisas exibidas estão muito distantes do nosso assunto, mas às vezes você também pode encontrar palavras-chave interessantes.
2. Eu também poderia ter introduzido um número com as palavras: “dicas” – “conselhos”. Na verdade, este tipo de título também é cativante para atrair o leitor.
Portanto, um bom título de artigo deve ser:
- atraente
- Exclusivo
- Não muito longo (máximo de 70 caracteres)
- Relevante em termos de palavras-chave pesquisadas
Pode ser introduzido por uma pergunta ou por um número.
2. Escreva o conteúdo
Aconselho-o neste passo a deixar a sua caneta correr e escrever o texto à medida que lhe chega . Deixe suas ideias se desdobrarem, assim você terá uma linguagem mais natural. Para fazer isso, um documento do Word ou outro processador de texto é perfeito.
Você também pode gravar a si mesmo para relatar as ideias que vêm à mente para poder transcrevê-las por escrito.
Nesse estágio, suas ideias são simplesmente colocadas no papel; agora teremos que formatá-los para a web .
3. Segmente seu conteúdo com títulos e legendas
Uma vez que seu conteúdo está escrito, agora é essencial segmentá -lo para ter parágrafos e subparágrafos para determinados blocos. Isto permitirá aligeirar a leitura mas também colocar palavras-chave/expressões-chave ao nível de cada um dos blocos. Você verá mais tarde que isso será importante em SEO .
4. Formate seu texto
- Coloque suas ideias principais no início do texto, pois essas informações são as mais lidas.
- Revise suas frases para que sejam curtas (15-20 palavras) e use palavras de transição.
- Negrito certas palavras ou frases. A ideia é que, se o leitor der uma olhada, ele reterá apenas as mensagens importantes.
- Sinta-se à vontade para clarear alguns parágrafos com listas com marcadores.
Pense em imagens ou vídeos que possam ilustrar seu ponto de vista. Para saber mais sobre os segredos de uma boa imagem, veja este artigo: Os segredos de uma boa imagem para seu site
- Adicione links internos e externos para aprimorar suas fontes ou permitir que leitores curiosos avancem ainda mais em determinados pontos que você não desenvolveu. Se você der uma boa olhada no ponto logo acima, adicionei um link para outro post do blog para quem quiser saber mais sobre “os segredos de uma boa imagem para um site”
- Saiba mais como obter backlinks de qualidade: https://paribar.com.br/como-obter-backlinks-de-qualidade-principais-metodos-mais-eficazes/
5. Resuma e conclua seu artigo
Depois de ter uma boa visão do seu artigo, escreva o resumo que será colocado no cabeçalho e uma conclusão para permitir abrir uma discussão ou dar um ponto de vista pessoal, por exemplo.
Seu artigo está pronto para ser inserido em seu site.
Nesta fase, tenha em mente que: Um artigo = Um assunto = Uma palavra-chave principal
O título do seu artigo é o TÍTULO H1 – Este título H1 é único
Os parágrafos serão os títulos H2
Títulos dos subparágrafos H3
Sub-subparágrafos títulos H4
….
Agora vou mostrar um caso prático de otimização SEO de um artigo no meu site.
Meu site está no WordPress. Portanto, apresentarei a você como fazer essa otimização de referência natural com base nisso. Tenha em conta que qualquer que seja o seu CMS, o princípio é o mesmo.
O título do seu artigo corresponde ao título H1 – É único. Esta é a mais importante, por isso deve conter sua palavra-chave principal, aquela com maior volume de buscas.
No back office do WordPress, esta é a área onde você insere seu título.