Na hora de comprar um celular novo, pensando no custo-benefício, é importante não considerar apenas o preço. Smartphones com valores menores podem não atender às suas necessidades de uso, de modo que uma compra barata acaba se transformando em uma grande frustração.
Samsung Galaxy S24 Ultra, Xiaomi 14 Ultra, Moto G75, iPhone 15 Pro Max… São tantas opções que fica até difícil saber qual é a melhor para você, não é? Mas como pensar em fazer a melhor escolha com base no custo-benefício do aparelho? Abaixo, conheça alguns critérios importantes que você deve avaliar para guiar a sua escolha.
Finalidade do celular
Além do preço, o principal fator que deve guiar a avaliação de qual o melhor aparelho para você em termos de custo-benefício é a finalidade do celular. Cada pessoa tem prioridades e hábitos de uso diferentes. Há quem precise muito do smartphone durante o trabalho; outros, preferem utilizá-lo para relaxar e jogar; há ainda quem adora tirar muitas fotos e fazer vídeos, necessitando de espaço e câmeras de qualidade.
Desse modo, o usuário deve saber quais são os recursos mais importantes para seu uso diário. Isso será ótimo para evitar comprar um aparelho mais caro com configurações que você não precisa. Faça uma lista que tenha essas características e comece sua pesquisa procurando as opções mais vantajosas com essas especificações.
Tamanho e qualidade da tela
Um dos aspectos que afeta diretamente a experiência do usuário é o tamanho e a qualidade da tela. As configurações sobre nitidez, contraste, brilho e reprodução das cores afetam diretamente o modo como as imagens são exibidas no aparelho. Já o tamanho da tela é um fator que impacta bastante o conforto ao manusear o smartphone. Telas muito pequenas podem ser um obstáculo para a leitura de texto e a interação com aplicativos, enquanto telas grandes demais dificultam o manuseio com apenas uma mão.
Outro ponto fundamental: é preciso lembrar de checar a taxa de atualização. O nome pode parecer estranho, mas esse é o parâmetro referente à frequência com o qual a tela se atualiza para exibir novos quadros de imagens por segundo (FPS). Para quem deseja ter um smartphone capaz de jogar games, é mais vantajoso encontrar um modelo com taxa de atualização alta, oferecendo uma resposta mais suave e responsiva.
Armazenamento
O ideal seria encontrar um aparelho com bom preço e muito armazenamento, já que essa é outra característica importante dos smartphones. A memória do smartphone é onde se instala e armazena aplicativos, vídeos, fotos, músicas e outros arquivos importantes para o celular. Assim, quanto maior ele for, mais conteúdo o usuário pode manter salvo.
Do mesmo modo, quando o celular tiver pouca memória disponível, será normal que ele fique mais lento e menos responsivo, afetando sua performance. Portanto, o ideal é que ainda fique um bom espaço disponível para não atrapalhar a sua experiência.
Bateria
Essa é uma das principais preocupações na hora de comprar um novo aparelho. De pouco adianta encontrar um modelo com preço bom e boas características se a bateria acaba rapidamente. Em termos de custo-benefício, é mais vantajoso pagar um pouco mais para conseguir um aparelho com bateria durável.
Os celulares com baterias maiores suportam melhor o uso intenso ao longo do dia, sobretudo quando se utilizam aplicativos pesados como jogos. Ao mesmo tempo, diminui os riscos da bateria acabar quando o usuário necessitar do aparelho, estando fora de casa, por exemplo.
Sistema operacional
Um ponto que não deve ser negligenciado é a escolha de um modelo que tenha o sistema operacional que mais te agrade. Os principais existentes no mercado, Android e iOS, oferecem experiências muito distintas ao usuário, já que as características de cada um são muito únicas.
Os aparelhos da Apple funcionam com o iOS, um sistema fechado que não permite o download de aplicativos fora da loja própria da marca, a Apple Store. Isso torna o sistema mais seguro se comparado ao Android, além da interface dos iPhones ser considerada mais intuitiva e simples de usar.
Já o Android, sistema desenvolvido pela Google, é o que está presente em aparelhos de grandes marcas como Motorola, Samsung e Xiaomi. É um sistema aberto que permite muita customização pelo usuário, de modo que pode haver grandes diferenças de interface de uma marca para outra. Assim, o usuário deve pensar o que ele busca em um sistema operacional para encontrar a opção que melhor atenda às suas necessidades.