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POO: saiba tudo sobre essa abordagem de programação

POO (Programação Orientada a Objetos) é um tipo de programação que organiza o código em torno de objetos, unidades que representam entidades no mundo real e suas interações.

É uma forma modular e estruturada de desenvolver softwares e que facilita a compreensão, manutenção e reutilização de código.

Cada objeto é uma instância de uma classe e atua como um modelo que define propriedades e comportamentos. Isso ajuda a promover conceitos como encapsulamento para proteger detalhes internos de um objeto.

Também promove a herança para que as classes compartilhem características umas com as outras. A modularidade do POO facilita a colaboração entre os desenvolvedores, por conta da maneira como as partes são desenvolvidas.

Isso é feito de maneira independente e são integradas com coesão, o que resulta em códigos mais legíveis, flexíveis e escaláveis.

Hoje em dia, o POO é amplamente utilizado em linguagens de programação como Java, C++, Python, entre outras, e sua popularidade se deve ao fato de modelar problemas complexos de maneira intuitiva.

Com base nesse conceito, este artigo também vai apresentar a importância do POO, suas principais aplicações e quais são os seus princípios.

Importância do POO

O POO desempenha um papel muito importante no desenvolvimento de software moderno, por meio de uma abordagem organizada e eficiente para lidar com a complexidade dos sistemas. Sua importância se deve a benefícios como:

  • Modelagem do mundo real;
  • Encapsulamento;
  • Herança;
  • Polimorfismo;
  • Modularidade;
  • Cooperação entre desenvolvedores;
  • Facilidade de manutenção.

O POO permite apresentar entidades do mundo real no código, por meio de objetos que encapsulam características e comportamentos.

O sistema quando usado por uma empresa de locação de lavadora de piso fica muito mais fácil de compreender, pois reflete de maneira fiel qual é a estrutura do problema que precisa ser resolvido.

O encapsulamento é um dos princípios mais importantes do POO porque promove a ocultação de detalhes internos de um objeto, permitindo que sua implementação seja modificada, entre outras facilidades.

Consequentemente, também fica muito mais fácil fazer a manutenção, tendo em vista que as alterações são feitas sem impactar outras partes do código.

A herança possibilita criar classes que herdam características de outras e promovem a reutilização de código. Com isso, cria-se uma cultura hierárquica que ajuda a criar novas classes baseadas em conceitos já existentes, o que economiza tempo e esforço.

Já o polimorfismo possibilita que objetos de diferentes classes possam ser tratados de maneira uniforme, o que traz mais flexibilidade e extensibilidade para o código para que diferentes classes sejam usadas e intercambiadas.

O POO também promove a criação de módulos independentes onde cada objeto é uma unidade isolada. Na hora de criar o sistema usado por um veterinário online , isso ajuda a dividir o código em partes menores e mais fáceis de entender e manter.

Sem falar que a reutilização de classes e objetos em diferentes partes do sistema diminui a redundância e melhora a eficiência durante o desenvolvimento.

A estrutura orientada a objetos também facilita a colaboração entre os desenvolvedores, tendo em vista que diferentes equipes podem trabalhar em módulos independentes sem interferir umas nas outras.

Isso é muito importante para trabalhar em projetos complexos, onde é necessário ter uma divisão clara acerca das responsabilidades de cada um.

Ademais, a capacidade de encapsular, herdar e tratar polimorficamente os objetos simplifica a manutenção do código ao longo do tempo.

Os programadores podem fazer mudanças localmente, pois a estrutura do código facilita a incorporação de novos recursos ou adaptação de novos requisitos.

Principais aplicações do POO

A programação orientada a objetos é uma abordagem versátil e que pode ser aplicada em uma grande variedade de contextos no desenvolvimento de software.

Suas principais aplicações se destacam pela capacidade de modelar conceitos do mundo real de maneira eficaz e promover a reutilização de código e a estruturação modular.

Um fabricante de equipamentos de radiologia convencional pode utilizar a POO para desenvolver sistemas empresariais complexos, tendo em vista que a modelagem de objetos ajuda a representar entidades empresariais de forma intuitiva.

Isso também facilita a compreensão e a manutenção do código, além do mais, essa programação é muito aplicada na indústria de jogos.

Trata-se de uma excelente opção para modelar personagens, cenários, itens e interações, visto que a herança e o polimorfismo ajudam a criar uma hierarquia de objetos que compartilham características comuns ao mesmo tempo e permitem variações.

Também costuma ser usada em sistemas de gerenciamento de bancos de dados, onde as entidades dos bancos de dados, como tabelas e registros, são modeladas como objetos, o que aumenta a abstração e simplifica a interação com o banco de dados.

No site de uma empresa de usinagem de chapas de aço , essa programação pode ser aplicada para modelar elementos como usuários, pedidos, produtos e interações.

Os frameworks modernos muitas vezes incorporam conceitos de POO para simplificar o desenvolvimento e a manutenção de aplicativos web complexos.

Já na programação de sistemas embarcados, o recurso é usado para modelar componentes e funcionalidades, pois ajuda a organizar o código em uma estrutura mais compreensível e ajuda na manutenção de sistemas com recursos limitados.

É possível desenvolver aplicativos desktop, como softwares de edição de texto, planilhas e design gráfico para modelar elementos como documentos, gráficos e ferramentas de interação.

Esse tipo de programação também é muito usado em sistemas distribuídos para modelar a comunicação entre diferentes componentes distribuídos, e com isso ter uma visão mais abrangente sobre a interação entre diferentes elementos do sistema.

Em sistemas de controle e automação, a POO é muito usada para modelar sensores, atuadores e controladores, e com isso ter uma representação mais abstrata e reutilizável dos elementos envolvidos.

Princípios do POO

Seja para criar o sistema usado por uma clínica de ecocardiograma em cachorro ou para qualquer outra finalidade, o POO segue alguns princípios e diretrizes fundamentais para orientar o design e a implementação de sistemas.

Seu objetivo é promover a modularidade, reutilização de código, flexibilidade e mais compreensão sobre o software.

O encapsulamento envolve a inclusão de dados (atributos) e os métodos que operam nessas informações em uma única unidade chamada de classe.

Seu objetivo é ocultar os detalhes internos da implementação, proteger o estado do objeto e expor apenas a interface necessária para interagir. Desse modo, é possível organizar e manter a eficiência do código, e reduzir o acoplamento em diferentes partes.

Já a herança permite que uma classe herde características, que são atributos e métodos, de outra classe para estabelecer uma relação hierárquica entre elas.

No site de um fabricante de crachá de identificação para educação infantil , isso promove a reutilização do código, tendo em vista que novas classes podem ser criadas, aproveitando a funcionalidade das já existentes.

O polimorfismo permite que os objetos sejam tratados de maneira uniforme, mesmo pertencendo a diferentes classes, e isso traz mais flexibilidade no design do software.

A mesma interface pode ser implementada de maneiras diferentes, por meio da sobrecarga e sobrescrita de métodos.

Outro princípio é a abstração, que trata da capacidade de representar conceitos do mundo real em forma de objetos no código, e por meio dela, o programador consegue focar em aspectos relevantes de um objeto, além de ignorar detalhes menos importantes.

A associação é um princípio fundamental porque determina como as classes podem se relacionar umas com as outras, o que pode incluir associações simples ou mais complexas.

No sistema usado por uma prestadora de serviços administrativos terceirizados , o POO também atua com base no princípio da responsabilidade única.

Ele sugere que uma classe deve ter apenas uma razão para ser modificada, portanto, cada uma delas deve ter uma responsabilidade específica e não deve ser afetada por mudanças em outras partes do sistema que não estejam relacionadas à sua responsabilidade.

Dessa forma, fica mais fácil manter a coesão e a manutenção facilitada, mas essa programação também se baseia no princípio aberto/fechado.

Para garantir a interface na plataforma de um fabricante de envelope de segurança , é necessário que uma classe esteja aberta para extensão, mas fechada para modificações.

O programador pode estabelecer o comportamento de uma classe adicionando novas funcionalidades sem alterar seu código-fonte existente, o que traz mais flexibilidade e adaptabilidade para o sistema.

Considerações finais

A programação orientada a objetos é um paradigma muito importante que está revolucionando o desenvolvimento de softwares.

Ela também traz mais organização, reutilização e compreensão eficiente do código, e princípios como encapsulamento, herança e polimorfismo, ajudam a construir sistemas robustos e flexíveis.

Modelar o mundo real de maneira abstrata por meio do POO facilita o design modular e a manutenção, fazendo com que essa ferramenta seja essencial para enfrentar os desafios complexos e dinâmicos da programação nos dias de hoje.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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