Software

Estratégias e protocolos de segurança para negociações cripto

Por ser um mundo ainda muito novo, falar sobre criptomoedas sempre gera dúvidas, afinal é um tipo de estratégia financeira que vem ganhando espaço nos últimos anos, mas que ainda é uma novidade para muitos. Quando tratamos de negociação envolvendo criptomoedas, a dúvida pode aumentar. Entretanto, existem estratégias e protocolos de segurança que tornam essa transação financeira mais tranquila do que parece.

Seja para vender seus bitcoins, seja para comprar litecoin e outras criptos, é preciso ter consciência e aprender o básico sobre o que envolve uma negociação de criptomoedas. Um exemplo prático é entender melhor como funciona a blockchain, procurar plataformas seguras para suas transações e aprender a realizar análises desse mercado para ter mais segurança nas negociações.

Pode parecer muita coisa, mas, com alguns passos, você entenderá melhor sobre esse mundo das criptomoedas e como negociar sem medo. Pensando nisso, preparamos um conteúdo que irá te orientar nesse processo, seja você um iniciante, seja um investidor mais experiente. 

Como negociar criptomoedas?

Antes de mais nada, é preciso entender que negociar criptomoedas é algo muito mais seguro do que, por exemplo, uma transação financeira tradicional. Tudo isso graças à tecnologia blockchain, a qual, de modo simplificado, é um grande banco de dados compartilhado que registra as transações dos usuários, com todas as informações necessárias para validar e confirmar qualquer tipo de negociação envolvendo criptomoedas.

Devido à tecnologia blockchain e ao protocolo criado em cima dela, alguns passos tornam esse processo de negociação mais seguro ainda. Por exemplo, essa rede de dados sabe exatamente o que fazer quando recebe uma transação, como estruturá-la no formato solicitado e como deve ser a validação e a organização da transação.

Além disso, algumas estratégias são essenciais para entender como negociar criptomoedas.

DeFi

O DeFi é como é chamado o grupo de produtos e serviços financeiros, como transferências, empréstimos, sistemas e compras de pagamentos, que ocorrem na blockchain, tecnologia já citada anteriormente. As operações dentro do DeFi são executadas por algoritmos e contratos inteligentes.

Independente da operação financeira que será realizada, tudo será previamente definido nesses contratos automatizados. Isso permite, além de mais segurança, a garantia de que em caso de um empréstimo, por exemplo, não seja necessário recorrer a bancos que cobram taxas altas para intermediar esse tipo de operação.

Análise técnica

A análise técnica busca entender a variação de preços e padrões do mercado das criptomoedas. Ou seja, ela opera de maneira em que o histórico dos valores de determinada cripto, além da quantidade de movimentação que ela teve em certo período, são levados em consideração para auxiliar a prever os movimentos futuros.

Essa análise é muito comum em negociações de curto prazo, especialmente por avaliar tendências do mercado, que podem gerar oportunidades de lucro mais rapidamente. Isso é geralmente feito com a análise dos gráficos de preços, a procura de tendências e outros indicadores técnicos.

Análise fundamentalista

Em contrapartida da análise técnica, a análise fundamentalista procura determinar o valor inerente antes de comprar ou negociar determinada criptomoeda. Na prática, isso quer dizer que são considerados os fatores externos e internos que podem afetar o valor da moeda.

Aqui estamos falando de uma estratégia para investimentos a longo prazo. Especialmente porque, nesse caso, ao comprar uma criptomoeda utilizando essa análise, buscam-se ativos subvalorizados ou com potencial de crescimento exponencial.

Preço médio

Essa estratégia determina que você invista um valor fixo em criptomoedas em intervalos já pré-estabelecidos, independentemente do valor do ativo. Na prática, você está tentando reduzir os riscos de uma negociação associados às flutuações do preço de mercado de determinada cripto.

Em linhas gerais, essa estratégia minimiza os impactos da volatilidade. Afinal, você poderá comprar mais unidades quando a cripto estiver em baixa e menos unidades quando estiver em alta, o que resulta em um preço médio de compra com o passar do tempo. 

Essas são algumas das estratégias e protocolos que podem te auxiliar a ter mais segurança em qualquer tipo de negociação envolvendo criptomoedas. É preciso buscar cada vez mais informações e manter-se atualizado com relação às novidades do mercado, para ter outras possibilidades de fazer negócio.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *