Hardware Mobile

Saiba como evitar o superaquecimento de seus aparelhos eletrônicos

Cada vez mais, as máquinas têm sido relevantes em nossas vidas. Por meio delas, podemos pedir comida, como nos totens de estabelecimentos de fast food ou preparar nosso lanche, como robôs de estabelecimentos de sorvete. Além disso, ainda há nossos instrumentos de comunicação e trabalho, como computadores e celulares.

Seja trabalhando de casa ou não, você utiliza uma máquina para trabalho, seja um notebook ou computador de mesa, além do celular para se comunicar e movimentar sua vida social. Dessa forma, empresas e pessoas procuram pelos melhores notebooks, a fim de ter um bom desempenho em sua vida profissional e pessoal, sem grandes dores de cabeça.

No entanto, com tantas funções sendo feitas ao mesmo tempo, é exigido mais do processador do aparelho, fazendo-o superaquecer. Esse superaquecimento pode resultar na diminuição da vida útil do seu eletrônico ou até na danificação de peças internas. Por isso, é essencial que algumas dicas sejam seguidas, a fim de aumentar a vida útil e evitar a troca periódica de aparelho, gerando mais gastos. Confira algumas dessas dicas.

Notebooks

O notebook é um dos aparelhos mais utilizados pelas pessoas que trabalham de casa ou por estudantes, sejam universitários ou alunos de escola. Devido a sua praticidade de transporte e pela variedade de lugares que você pode utilizá-lo para trabalhar. No entanto, pode ser um dos aparelhos que mais superaquece pelo mesmo motivo. 

Muitas vezes, o aparelho é utilizado no colo, em cima de almofadas ou mesas sem proteção alguma. No entanto, a entrada de ar é localizada embaixo do notebook. Quando você o utiliza nesses lugares, você acaba obstruindo a entrada de ar, fazendo-o esquentar mais que o normal. 

Uma forma de resolver esse problema é utilizar uma base para notebook. Além de melhorar a sua postura, uma vez que o monitor estará na altura de seus olhos, você evita a obstrução da entrada de ar. 

Há pessoas que preferem utilizar um suporte ou uma base externa com cooler. Também pode ser uma ótima opção, apesar de exigir um investimento maior. Além disso, certifique-se de limpar a entrada de ar periodicamente, a fim de não juntar poeira, que também pode obstruir a entrada.

Computador de mesa 

Para algumas pessoas, o computador de mesa pode parecer arcaico, porém é muito utilizado, principalmente em empresas, por profissionais da área de tecnologia ou gamers. Isso porque seu preço pode chegar a ser 50% mais barato do que o notebook com as mesmas configurações. 

No entanto, o computador de mesa requer uma série maior de cuidado para não superaquecer, como a limpeza periódica das peças do seu computador e a instalação de uma ventoinha extra, dependendo do seu uso.

Também é de extrema importância manter o computador em um quarto fresco, sem expô-lo ao sol. Além disso, é recomendado que o gabinete fique em cima da mesa. Por mais que alguns gabinetes possuam um espaço para o gabinete mais próximo ao chão, essa localização pode ser perigosa, pois pode super aquecê-lo com mais facilidade, além de ser mais suscetível a danificar com acidentes com água.

Outra dica essencial é não deixar o gabinete sem tampa. Algumas pessoas podem achar estiloso, porém o aparelho fica mais suscetível a poeira, podendo causar danos nas peças. Uma dica opcional para evitar o superaquecimento é a instalação de um cooler ou de um water cooler. Esse último requer cuidados, visto que a instalação feita de maneira inadequada pode causar dano total no seu gabinete.

Celular

O celular é o aparelho mais utilizado por todas as pessoas. Por meio dele, pagamos conta, nos comunicamos, pedimos comida, entre várias outras funções. E, assim como os computadores, podem superaquecer por alta exigência do seu processador.

Uma dica para evitar o superaquecimento é remover a case e a película. Dependendo do material que estiver utilizando, a case e a película podem se transformar em uma caixa térmica para o seu celular. Você pode substituí-las por outro material, se seu celular esquenta muito.
Além disso, você pode optar por aplicativos lite, que são versões menos pesadas, mas ainda atendem sua necessidade. Ou, se preferir, pode verificar os aplicativos funcionando em segundo plano. Muitos não são necessários, deixe somente os essenciais. Outra opção é diminuir o brilho do seu celular, que pode exigir muito da bateria e do processador.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *