Quer criar um novo site? Melhorar a visibilidade do seu site existente? Fazer mais vendas, aumentar o seu tráfego,… Escolher a sua agência web é um passo muito importante! As agências web são generalistas ou especializadas. Cada um deles tem sua preferência por uma ferramenta de gerenciamento de conteúdo, como WordPress ou Drupal. Eles têm equipes pequeno ou grande. Diante dessa infinidade de agências de todos os tipos, essa escolha é crucial. Aqui estão nossos 8 critérios para saber tudo sobre como escolher sua agência web.
Determine suas necessidades de negócios .
Antes de iniciar seu processo seletivo para escolher uma agência web, é importante definir suas expectativas e suas necessidades . Todas essas informações tomarão a forma de um documento chamado Especificações. Este último fornecerá à agência web como a GR3 WEB todas as informações sobre a identidade de sua empresa e também informações práticas relacionadas ao projeto: informações estratégicas (seus objetivos), marketing, orçamentos, o cronograma que deseja respeitar para o projeto, …
Então, essas especificações permitirão esclarecer seus critérios para selecionar a agência web que será sua pérola rara. Se você deseja criar um novo site, ele deve ter sólidos conhecimentos em criação de sites. Se for uma questão de aumentar o tráfego de um site existente, escolha uma agência com habilidades de marketing digital. Quanto mais claro, melhor a agência web consultada poderá orientá-lo e oferecer uma solução sob medida.
Escolha uma agência web generalista ou especialista ?
As agências de comunicação na web são de dois tipos: generalistas ou especialistas . Esses dois tipos de agências digitais têm suas vantagens e desvantagens. Dependendo do seu projeto, você vai preferir um ou outro. Vamos ver juntos como saber qual tipo de agência de comunicação web mais combina com você:
A agência geral de comunicação na web
Reúne todos os negócios necessários desde a criação de um site até sua promoção . Pode ajudá-lo de A a Z. Você recorrerá a esse tipo de agência quando lançar um novo projeto digital ou quando o existente precisar de uma grande reformulação. Cuidado, porém, que ao optar por não se especializar, a agência web generalista não pode ser excelente em todas as áreas do digital. O trabalho será, portanto, às vezes menos detalhado do que com uma agência especializada.
A agência web especializada
A agência especializada na web optou por se especializar em uma ou mais áreas do digital . Isso oferece uma melhor garantia de sua experiência em um campo específico. Por exemplo, GR3 WEB é uma agência web especializada em WordPress e estratégia digital.
Selecione de 3 a 5 agências .
Dependendo dos critérios que são importantes para você e seu projeto, faça uma busca e selecione de 3 a 5 agências web que atendam aos seus critérios . Esta pré-selecção permite-lhe efectuar uma primeira ordenação. Qualquer agência séria pedirá uma entrevista, mesmo por telefone, com você. Durante esta primeira reunião, você terá a oportunidade de tirar todas as suas dúvidas e apresentar suas especificações. Esta é uma oportunidade para você avaliar as habilidades do seu interlocutor. Você está lidando com um representante de vendas que quer fazer uma venda acima de tudo? Ou a pessoa à sua frente é um conselheiro que busca entender seu projeto para estabelecer uma relação de confiança com você?
Um critério importante para escolher uma agência web e ainda assim perfeitamente subjetivo é se você “se sente bem” com a pessoa que está na sua frente. Ele/ela inspira confiança em você? Quer espontaneamente confiar-lhe o seu projeto? Parece profissional para você? Lembre-se, uma agência web é acima de tudo uma empresa de serviços. O contato humano é essencial para o sucesso do seu projeto.
Avalie o site da agência web .
Costuma-se dizer que os sapateiros são os mais mal calçados. Pessoalmente, acho isso inaceitável. O design do site exige rigor, organização e know-how. Escolher uma agência web capaz de mostrar a extensão de seu know-how através de um site próprio é essencial. Você só tem uma chance de causar uma boa (primeira) impressão.
Aqui estão alguns elementos para guiá-lo durante sua análise:
- Web design : o site da agência é atraente? A imagem que transmite parece profissional para você? (Pequeno truque: a informação está visualmente bem alinhada, bem estruturada? Existem lugares onde um espaço não parece bom, onde o layout parece mal feito para você? Isso deve alertá-lo para uma possível falta de habilidade…)
- A navegação entre as páginas é fluida ?
- Se a agência web publica um blog, é reflexo de suas capacidades didáticas. Se os artigos publicados são claros, completos e bem escritos, isso é um sinal de sua expertise.
- O site funciona tão bem no seu smartphone , tablet como no seu computador? Um site em 2019 deve ser exibido corretamente em todos os lugares.
- O site é eficiente ? (velocidade) (aqui está uma ferramenta, apenas para ajudá-lo: GTmetrix).
- O site da agência web está bem referenciado ?
Quais são as referências da agência web ?
As agências da web que você está avaliando certamente têm suas referências em seu site (se não, isso deve alertá-lo…). Da mesma forma que você avaliou o site da agência, faça uma análise das referências apresentadas. Os mesmos critérios de qualidade são aplicados aos sites de seus clientes? A agência é capaz de fornecer depoimentos de clientes satisfeitos ? Que tal pedir os detalhes de contato de alguns desses clientes que testemunharam com tanto entusiasmo? E mesmo por que não chamá-los para verificar a veracidade das declarações avançadas?
Não é apenas o tamanho que conta… embora !
Tenha o cuidado de escolher uma agência cujo tamanho corresponda ao tamanho da sua empresa , nem muito grande nem muito pequena. Lembre-se, hoje é impossível reunir todas as habilidades necessárias para o sucesso de um projeto digital em uma só pessoa. O reinado do one-man band terminou há mais de 10 anos no digital. Por outro lado, uma agência muito grande, cuja estrutura não seja adequada para o seu negócio, também não será uma boa escolha. Você corre o risco de ser visto como apenas mais um “pequeno cliente”. E seu projeto não receberia toda a atenção que merece.
Hoje, algumas agências formam uma rede de profissionais para expandir sua gama de serviços, mantendo-se especializadas em seu campo escolhido. É o caso da GR3WEB.COM.BR, que faz parceria com profissionais de redação para web, gestão de comunidades, marketing digital e até mesmo dentro de uma rede mais global de profissionais de comunicação visual destacando qualidades humanas: pessoas boas.
A agência web está disponível ?
Quando você entra em contato com a agência web, ela está disponível ou parece sobrecarregada? Uma agência web que está muito disponível não é um bom sinal para você, mas uma agência completamente inacessível é um sinal ainda menos bom. Geralmente, você deve obter um contato rapidamente e, em qualquer caso, uma resposta à sua primeira solicitação dentro de 48 horas. Se apenas um aviso de recepção do seu pedido.
Em seguida, durante outros contatos, e desde que tenha tido o cuidado de enviar especificações completas a seu pedido, verifique se a agência dispensou o seu tempo e se atribui importância ao seu bom entendimento . Que seu projeto importa para ela.