Já imaginou ter um computador completo para fazer atividades que demandam maior precisão e velocidade, como modelagem 3D e edição de vídeo? Saiba mais
Diferentemente de um simples computador ou PC comum, uma PC workstation é uma ferramenta completa de alta precisão para quem precisa ir além das capacidades técnicas que geralmente a maioria dos computadores oferece.
Uma máquina de workstation, além de ser bem mais robusta, oferece capacidade de memória e poder de processamento perfeito para aguentar atividades mais intensas, como as de design gráfico, ou até operações na nuvem e servidores empresariais.
Para acompanhar os valores, é importante pesquisar e comparar os diferenciais de cada máquina. Ficar de olho nos descontos, como os de promoção da Terabyte Shop, também pode ajudá-lo a garantir uma ótima ferramenta e economizar algum dinheirinho.
Veja, a seguir, mais detalhes sobre o que é uma workstation, para que serve e quais são suas principais características. Confira!
O que é PC workstation
Um PC workstation é, visualmente, muito parecido com o computador comum, mas uma estação de trabalho ou workstation normalmente é um computador de desempenho bastante elevado e com capacidade muito maior de fazer várias atividades ao mesmo tempo que os computadores convencionais.
A principal diferença de uma workstation está no seu interior! É por meio da distinção de algumas peças, que o armazenamento, os gráficos, a memória e outras especificações se tornam superiores.
As máquinas de workstation são montadas de forma totalmente personalizada, a fim de atender as necessidades, os objetivos e as preferências de cada cliente.
Há profissionais que utilizam para programas de arquitetura, outros para design e outros para realidade virtual, edição de filmes, desenho industrial e até simulações de pesquisa na área da matemática, da física, entre outros.
Confira, nos próximos tópicos, os principais diferenciais de um PC workstation!
Personalização
Como falamos há pouco, diferente dos computadores tradicionais, que costumam ser fabricados em série de forma padronizada, as workstations são produzidas de forma personalizada e individual.
Cada máquina, por ter o objetivo de realizar trabalhos de alta performance com softwares mais pesados, é produzida de acordo com as necessidades de cada pessoa ou empresa.
Especificações técnicas
Um PC workstation conta com especificações que vão muito além das encontradas nas lojas de varejo e, normalmente, as configurações contam com pelo menos 16 slots de memória RAM, 3 TB de memória e capacidade de armazenamento interno de mais de 14 TB.
Preço
Talvez você já esteja se perguntando quanto será que custa essa máquina, já que ela vem com tantas ferramentas potentes. E, claro, ela é mais cara do que os computadores simples, mas hoje é possível encontrar bons valores e promoções de PCs workstations para uso pessoal ou empresarial.
Alto desempenho
Ao investir em uma workstation, é possível fazer várias atividades com softwares pesados sem ter o risco de que seu computador trave ou que o processo fique muito lento. Dessa forma, apesar de ter um preço mais elevado, essa máquina tende a ter uma vida útil maior e, ainda, pode aumentar a sua produtividade no trabalho.
As workstations normalmente são indicadas para atividades profissionais, corporativas ou até acadêmicas, já que essas máquinas também estão sendo utilizadas em trabalhos científicos. As atividades que podem se beneficiar mais deste investimento, por exigirem demandas de alto desempenho, são:
- Arquitetura;
- Desenho industrial;
- Engenharia;
- Modelagem em 3D;
- Edição de vídeos e imagens;
- Animação;
- Design gráfico;
- Realidade virtual.
Para definir os itens que não podem faltar no seu PC workstation, é fundamental entender suas necessidades e quais atividades mais fazem parte da rotina, além dos softwares e das ferramentas que normalmente são utilizadas no dia a dia.