Hardware e software são dois elementos presentes em um computador e cada um assume uma função para que a máquina possa desempenhar um bom funcionamento.
Mas eles não fazem parte apenas de computadores, mas também de diversos outros dispositivos, como celulares, TVs, computadores, impressoras, tablets e estão presentes até mesmo em eletrodomésticos como o micro-ondas.
Hardware são componentes físicos da máquina, portanto, ele abrange peças e aparatos eletrônicos que permitem o funcionamento do dispositivo.
O software, por sua vez, se refere aos sistemas usados para executar as atividades, como no caso de programas e aplicativos que pertencem ao funcionamento do dispositivo.
Entender sobre esses elementos é muito importante não apenas para os profissionais de informática, mas também para os usuários de modo geral. Eles fazem parte do dia a dia da sociedade e ajudam em diversas atividades do cotidiano.
Empresas e pessoas precisam compreender seu funcionamento para que possam extrair todo o potencial de seus dispositivos e é justamente sobre isso que o artigo vai falar.
O presente artigo mostrará conceito de hardware e software, quais são as funções de cada um e apresentará alguns exemplos desses elementos tão importantes.
Conceito de hardware
Hardware são peças que fazem parte do computador, tais como placas, disco rígido, monitor, teclado, placa-mãe, entre outros aparatos. São divididos em 4 elementos, sendo eles:
- Dispositivo de entrada;
- Dispositivo de saída;
- Componentes internos;
- Dispositivos de armazenamento secundário.
Os dispositivos de entrada são componentes que o usuário conecta, a exemplo do mouse e do teclado. Quanto aos dispositivos de saída, são responsáveis por traduzir os dados recebidos para a linguagem acessível ao usuário, como caixa de som e monitor.
Os computadores usados por uma clínica de assistência fisioterapêutica domiciliar também possuem os componentes internos, que nada mais são do que peças que se conectam entre si para o funcionamento do computador.
Por fim, os dispositivos de armazenamento secundário são componentes que se responsabilizam por armazenar as informações permanentemente na máquina.
Conceito de software
Os softwares representam as instruções que a máquina recebe por parte do usuário para executar uma tarefa. Ele utiliza códigos e linguagem de programação, sendo classificado entre software de sistema e software de aplicativo.
O software de sistema reúne programas que possibilitam a interação entre a máquina e o usuário, como no caso do Windows e do Linux.
O software de aplicativo se refere aos programas usados no cotidiano para a realização de tarefas, como no caso do navegador de internet, planilhas, entre outros aplicativos e programas.
Em todos os dispositivos, o software informa as tarefas que precisam ser realizadas e que serão executadas pelo hardware.
Entre as principais diferenças em relação às funções é que o hardware atua como sistema de entrega do software enquanto o software trata de programas e sistemas que permitem o funcionamento do equipamento.
Uma empresa de forro de gesso de plaquinha utiliza computadores criados a partir de materiais eletrônicos e os softwares presentes são criados por meio de códigos e linguagem de programação.
O hardware pode estragar com o tempo enquanto o software pode ficar desatualizado. A inicialização do hardware acontece quando o software é carregado, este, por sua vez, é instalado no equipamento para que possa funcionar.
As peças do hardware podem ser substituídas e o software deve ser instalado. Por fim, outra diferença é que o hardware se refere a elementos físicos que formam o equipamento e os softwares são programas nos sistemas para o funcionamento do hardware.
Funções do hardware
Um computador é formado por diversas peças e cada uma exerce uma função diferente dentro da máquina. Por exemplo, o processador é um hardware que atua como o cérebro do computador.
Praticamente tudo o que é executado dentro da máquina passa por ele, uma vez que é o responsável por executar as instruções. Quanto mais potente for o processador, mais rapidamente o usuário poderá executar o que deseja.
Por exemplo, ao abrir o navegador para pesquisar sobre home care preço, se o processador da máquina for de boa qualidade, o usuário consegue utilizar o software rapidamente.
Outro hardware muito importante é a memória RAM e os módulos de memória são responsáveis por armazenar dados e instruções que o processador recebe para executar as tarefas.
Também existe o disco rígido que armazena dados permanentemente ou até que sejam removidos pelo usuário. Também conhecido como HD, é formado por discos que são divididos em trilhas formadas por setores.
Funções do software
O software é responsável por fazer com que a máquina compreenda e execute os comandos solicitados pelo usuário. É considerado como a parte imaterial ilógica do dispositivo e fornece instruções para o hardware.
Uma empresa especializada em fachada de loja de roupas femininas pode usar diferentes tipos de software, como no caso do software de sistema.
Trata-se de um conjunto de informações processadas pelo sistema interno do dispositivo e que permite a interação entre o usuário e o hardware. Além disso, também gerencia a eficiência do aparelho.
Existem softwares de programação que são ferramentas que permitem desenvolver, criar e editar softwares por meio de diferentes linguagens de programação.
Quanto ao software de aplicativo, são programas usados para executar tarefas em diversas áreas e atividades, como no caso da calculadora, Google Chrome, editores de imagem e vídeo, entre outros.
Os usuários também precisam dos softwares de comunicação que possibilitam comunicação direta e em tempo real entre as pessoas, a exemplo do WhatsApp, Messenger, Gmail, Slack, Google Meets ou Zoom.
Exemplos de hardware
Existem diferentes tipos de hardware e é importante conhecê-los para entender seus exemplos. Um deles é o hardware de armazenamento, cuja função é armazenar informações temporariamente ou permanentemente.
Alguns exemplos mais conhecidos são o pendrive, HD externo, disco rígido e memória RAM. Também existe o hardware de processamento que cuida do processamento da máquina e do funcionamento do sistema operacional.
Dentre os exemplos estão a placa de vídeo e áudio, fonte de energia e processador da máquina. O computador usado por um fabricante de persiana romana sala também usa o hardware de entrada.
Esses são os componentes mais conhecidos pelos usuários de forma geral, visto que se responsabilizam pela execução de funções, como no caso do mouse, teclado, carregadores de bateria, microfone externo, telas touchscreen e webcam.
Também existe o hardware de saída, responsável por receber informações do computador, como no caso da impressora, caixa de som, monitor e fones de ouvido.
Exemplos de software
Também para conhecer alguns exemplos de software, é necessário conhecer seus tipos. O software de aplicativo reúne todos os programas que compreendem uma tarefa específica no cotidiano de empresas e pessoas.
Eles estão presentes nos computadores usados por um fabricante de chapa de drywall Curitiba, assim como em seus dispositivos móveis.
Dentre os principais exemplos de software de aplicativo estão Word, Excel, Bloco de Notas, Paint e calculadora.
Quanto ao software de sistema, é formado por sistemas operacionais que auxiliam o usuário e fornece comandos para o computador. Ele interpreta as ações realizadas e transforma os dados em códigos binários que serão processados.
Um bom exemplo de software de sistema é o Windows e Linux. Também existem softwares de programação usados para criar outros programas por meio de uma linguagem, como Java, PHP, Pascal, entre outros.
Um escritório de arquitetura especializado em cozinha planejada com bancada pode usar o software de tutorial que auxilia na execução de outros programas e ensinar sobre determinado assunto.
Outro tipo de software muito popular são os de jogos, voltados para o lazer e que podem contar com diferentes tipos de recursos.
Os softwares de comunicação são recursos usados pelas pessoas para que possam se comunicar entre si, podendo ser instalados em computadores e dispositivos móveis, como no caso do WhatsApp e Messenger.
Por fim, existem os softwares abertos e podem ser qualquer outro tipo de software que tenha código fonte disponível para qualquer usuário.
Todos os tipos usados por um fabricante de hidrante de parede evoluem ao longo do tempo, isso significa que eles passam por mudanças e atualizações para que possam funcionar melhor e acompanhar a evolução das máquinas.
Por exemplo, os celulares se modernizam a cada ano e muitos aplicativos que antes rodavam normalmente em um aparelho, ao longo do tempo não podem mais ser executados porque o hardware está desatualizado.
Considerações finais
A informática e a tecnologia fazem parte do dia a dia das pessoas, a exemplo do uso de celulares e computadores para tarefas pessoais e profissionais.
Seus componentes são formados por softwares e hardwares e precisam ser do conhecimento do usuário para identificar problemas, acompanhar melhorias, fazer atualizações, entre outras necessidades dos dispositivos.
Embora sejam diferentes e executem funções diferentes, são complementares e precisam um do outro para funcionar.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.