Tecnologia

Formas de aproveitar a tecnologia para organizar as suas finanças

O maior aliado da sua vida financeira está literalmente na palma de sua mão. Sim, trata-se do mesmo celular com que você está lendo este texto ou assistindo a um vídeo. Ele pode ajudá-lo a eliminar todas as dívidas e todos os gastos desnecessários e, ainda por cima, a investir melhor.

Infelizmente, de acordo com uma pesquisa da Ipsos, 61% dos brasileiros não conseguem guardar dinheiro para investimento. E boa parte dessa falta de disciplina vem não da incapacidade de poupar, mas da falta de conhecimento. Ou seja, são pessoas que não sabem com o que elas estão gastando.

Se você quer começar a investir ou a fazer um empréstimo on-line para realizar um sonho, o primeiro caminho é fazer o seu dinheiro sobrar. E, felizmente para você, há formas simples, gratuitas e automáticas de fazer as suas finanças. 

Por isso, esqueça o seu velho caderninho ou a sua planilha do Excel; venha usar a tecnologia a seu favor. Vamos conhecer algumas tecnologias que o ajudarão a ficar sempre de olho nas suas finanças, com atualizações em tempo real. Além disso, vamos ficar por dentro até de serviços que dão dicas personalizadas de como gastar melhor.

Controle de despesas

Se você não tiver controle financeiro das suas receitas e despesas, jamais saberá o que precisa organizar no seu orçamento. Por isso, a primeira tecnologia que deve usar é um aplicativo de controle de despesas.

Esses aplicativos são ferramentas digitais que se conectam à sua conta bancária ou ao seu cartão de crédito. Isso permite que eles consigam ver todas as suas despesas, dividindo-as em categorias, para que você consiga saber para onde estão indo os seus gastos. 

Além disso, também é possível controlar os saldos de contas bancárias e saber quais os boletos que estão sendo pagos. Os aplicativos costumam produzir relatórios mensais indicando as áreas onde os gastos são maiores, o que permite a você fazer os devidos ajustes no seu orçamento mensal. 

Ter esses aplicativos instalados no seu celular funciona como uma forma eficiente de controlar os seus gastos sem depender de planilhas ou de bloco de notas. Nomes como Mobilis, Guiabolso e Organizze são excelentes aplicativos de controle de despesas.

Aplicativos de investimentos

Você investe em mais uma corretora ou em mais de um banco? Faz muitas operações na bolsa de valores? Se é o caso, então já sabe como é trabalhoso reunir várias notas de corretagem e acompanhar saldos em instituições diferentes.

Felizmente, assim como existem aplicativos que consolidam os seus gastos, há programas que fazem o mesmo com investimentos. Você pode usar esses aplicativos para enviar as suas notas de corretagem das operações, de modo que o sistema irá criar uma versão consolidada e automatizada da sua carteira.

É possível incluir qualquer tipo de investimento nesses aplicativos, desde renda fixa e ações até criptomoedas. Os aplicativos disponibilizam gráficos com o total que você tem em cada tipo de ativo, além do preço médio da sua compra e o valor total investido. E eles até consolidam o que você recebe de renda dos investimentos, como dividendos e juros pagos.

Se você usar esses aplicativos, fica mais fácil entender movimentações, mesmo que você tenha conta em mais de um lugar. E o melhor de tudo é que é possível fazer a sua declaração de imposto de renda sem cometer erros. Alguns bons aplicativos para consolidar investimentos são: Gorila, MyProfit e Trade Map.

Bloco de notas

Você pode argumentar que gosta de registrar gastos à moda antiga, anotando-os em um caderno. E nós entendemos. Porém, ainda assim, dá para usar a tecnologia para “digitalizar” o seu caderno por meio de um simples bloco de notas.

Esse aplicativo, disponível em iPhones e também no sistema Android, permite que você crie tabelas práticas para dividir as suas despesas. Você pode criar colunas para classificar gastos com supermercado, feira, despesas pessoais e lazer. E até mesmo criar divisões para incluir gastos com investimento.

O lado negativo é que o bloco de notas não permite que você saiba qual o percentual do seu salário que cada setor desses representa. No entanto, ainda é possível utilizar essa ferramenta para fazer uma descrição simples.

Inteligência artificial

O ChatGPT e outras ferramentas de inteligência artificial (IA) podem criar um orçamento completo para você. Com apenas alguns comandos, eles podem elaborar as suas despesas com base no valor do seu salário mensal.

Há, ainda, outras ferramentas de IA que vão além e oferecem sugestões para melhorar a sua vida financeira. Por exemplo, é possível usar a IA para que ela avise quando você estiver gastando em excesso com alguma coisa (como se, porventura, estiver sempre pedindo comida fora). 

Também dá para solicitar dicas de como reduzir esses gastos por meio de alternativas, como indicações de restaurantes mais baratos ou receitas para fazer em casa. Você pode, inclusive, receber um orçamento detalhado e com gráficos indicando quanto cada área representa dos seus gastos.

Esses quatro são apenas exemplos de como os aplicativos e as plataformas de gestão se transformaram em aliados na nossa vida financeira. Não é preciso ficar incluindo conta por conta, pois você consegue automatizar esse processo e apenas conferir as suas despesas usando o relatório desses aplicativos. Com as finanças organizadas, é possível tomar decisões mais certeiras, e não apenas utilizar o seu dinheiro melhor, fazendo-o, assim, render e dar frutos no futuro.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *