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E-commerce: site ou rede social, por onde começar?

O E-commerce é uma modalidade de mercado que está se tornando cada vez mais comum na sociedade, tanto para os consumidores como também aos segmentos que se lhe adaptam cada vez mais. 

Por operar de forma completamente eletrônica, sua estrutura, desde os processos de transição que o cliente realiza até o pagamento, são feitos virtualmente, deixando apenas questões logísticas, como entrega, para fora do ambiente virtual. 

Embora se pense que um e-commerce possa ser apenas uma criação de site para vender adesivo freezer horizontal, por exemplo, este modelo de comércio exige que se tenha planejamento para que tanto cliente quanto instituição tenham os resultados desejados.

Especialmente porque esse modelo de negócio vem crescendo cada vez mais em escala global, fazendo com que diferentes segmentações de mercado se modifiquem para atender as demandas deste modelo. 

Por isso, se o comércio eletrônico for adotado como uma opção para começar a vender ou ampliar as vendas, é fundamental ter o conhecimento de como esta ação irá se transformar em uma fonte de renda. 

Do mesmo modo que saber as opções de como se iniciar as vendas e todo processo envolvendo implante de cabelo de modo virtual também é uma ação fundamental quando se trata de um e-commerce. 

Durante a elaboração da prática ou nas fases da pesquisa, as redes sociais se demonstram como pontos importantes para serem usados dentro do e-commerce e por isso, compreender sobre sua aliança com o e-commerce é uma alternativa vantajosa. 

O E-commerce como fonte de renda

Diante das dificuldades que o mercado apresenta, seja tanto em serviços de tratamento de piso hospitalar, seja em um e-commerce, a opção para que o comércio eletrônico se transforme em uma fonte de renda aumenta em boas proporções.  

Principalmente em períodos de crise ou então de situações mais complexas como a pandemia pela COVID-19, à qual, ao seguir decretos sanitários, o comércio tradicional teve que ser fechado para evitar aglomerações em seus interiores. 

E devido ao crescimento já notório do e-commerce, o setor ganhou ainda mais força quando as compras virtuais se transformaram na única opção de consumo, desde setores como da alimentação até vestuário ou eletrônicos. 

Tendo uma receita significativa ao longo do tempo e se transformando em uma das primeiras opções quando se trata de compras, o e-commerce ao longo do tempo foi sendo modernizado para vários setores. 

E transformando-se também em uma oportunidade para pequenos empreendedores que desejam vender seus produtos diante das dificuldades de conseguirem trabalho com carteira assinada. 

Diante de números que podem movimentar uma receita devido a margem grande de consumo neste modelo, o e-commerce é considerado como uma fonte de renda tanto para os que se iniciam dentro do mercado como também os que já estão estabelecidos. 

Em especial por conta do novo padrão de compras que os consumidores apresentam, fazendo com que deste modo, as chances de se ter um destaque possa ser ainda mais complexo diante da concorrência, levando a uma elaboração maior de planejamentos. 

Opções para iniciar um e-commerce

Se um profissional que trabalha como enfermeira para idoso decide conhecer mais sobre como o e-commerce pode estar ligado com seus serviços, ou até mesmo uma empresa deseja usar este mercado, é fundamental conhecer algumas opções, sendo elas:

  • B2B;
  • B2C;
  • C2C;
  • D2C;
  • Mobile;
  • Social;
  • Clube de assinaturas. 

O formato de business to business, ou B2B, é um modelo que também pode ser adaptado para o e-commerce por meio de vendas de duas pessoas jurídicas. Ou seja, uma empresa vende à outra.

Porém, nesse modelo, deve-se ter uma maior atenção para que se possa atender às demandas que são necessárias, uma vez que esse formato de negociação trabalha com uma quantidade maior de produtos em comparação às outras opções. 

O modelo tradicional de B2C, ou business to consumer, é um dos mais tradicionais dentro da segmentação de e-commerce. Sendo considerado mais simples que as outras opções, este modelo é um dos que propulsionam as vendas onlines. 

Fazendo com que a concorrência dentro dos nichos sejam grandes e resulte em uma maior intensidade nas abordagens ao cliente e, também, nas propagandas para captar o máximo de consumidor possível. 

O C2C ou consumer to consumer é quando os clientes vendem para outros clientes, de modo que uma pessoa física possa vender para outra. Sendo produtos seminovos ou até mesmo sem qualquer tipo de utilização, esse e-commerce cresce cada vez mais.

Outro modelo que também ganhou forças no mercado por conta do comércio eletrônico é o direct to consumer, também conhecido como D2C, onde um fabricante de chave reserva de carro vende diretamente para o consumidor. 

O que se transforma em um custo ainda menor de vendas devido a este relacionamento mais direto, sem intervenções que possam aumentar a precificação do produto ou até mesmo do serviço. 

Formatos de vendas por mobile e por social são derivados das transformações que ocorrem cada vez mais dentro do mercado. Em relação ao mobile ou M-commerce, é quando ocorrem exclusivamente dentro de dispositivos como smartphones ou tablets. 

Uma vez que são feitas através de canais como aplicativos, ou também pelas redes sociais, o que está diretamente ligado com o modelo de S-commerce.

Para que estes modelos se transformem em opções, quanto mais o negócio conhecer sobre o seu mercado de atuação, melhores se transformam os resultados com essa modalidade de e-commerce em operação. 

Algumas empresas podem usar modelos como clubes de assinaturas como uma forma de e-commerce, uma vez que este modelo trabalha especialmente com a comercialização para assinaturas de serviços. 

Por exemplo, e-commerce de clube de assinatura de limpeza a seco de colchão permite que o empreendimento tenha uma boa relação com o consumidor com preços mais baratos em relação a outros negócios do mesmo mercado. 

As opções de e-commerce que podem ser escolhidas variam de acordo com os objetivos de cada empreendimento com o mercado ou seus próprios clientes, por isso conhecer previamente contribui para que seja escolhido o mais assertivo. 

E-commerce em sites e redes sociais 

Quando se está atuando dentro do mercado, diferentes ferramentas virtuais podem ser utilizadas para ajudar o estabelecimento de presença em um nicho de ação, assim como também contribuir para que se tenham os resultados que são desejados. 

Com o e-commerce, uma das formas de início deste mercado se inicia no ato de se usarem outras ferramentas como aliadas, como é o caso dos sites ou das redes sociais. 

Por todos os procedimentos serem realizados de uma forma virtual, é importante que tanto os sites como as redes sociais sejam usados como um recurso para impulsionar ainda mais dentro do mercado. 

Se a empresa também vender pelas redes, a criação deve estar alinhada com a página principal para que a propagação da marca dentro de mercados como de empacotadora de farinha esteja alinhada com outros negócios do nicho. 

Isso do mesmo modo que os sites, sendo estes uma ajuda para que a empresa tenha um bom posicionamento dentro do mercado, com a ajuda do SEO, para se destacar e otimizar os resultados nas plataformas de busca. 

Assim, a presença do empreendimento dentro da segmentação que atua aumenta em bons percentuais, tendo não apenas uma chance das vendas do produto serem mais elevadas, mas também uma cartela mais extensa de consumidores. 

Caso uma empresa deseje conquistar notoriedade e prestígio, ambas as estratégias envolvendo os modelos de páginas podem ser usadas ao mesmo tempo, uma vez que o planejamento para que conteúdos e engajamento em ambas sejam mantidos. 

Especialmente se esses canais também são uma forma de se comunicar com os consumidores e tirar dúvidas em torno do produto ou serviço da segmentação de pintura de fachada comercial, por exemplo. 

Sendo usadas de forma separada ou conjuntamente, um bom e-commerce deve se certificar de que a sua presença digital foi estabelecida para que possa atingir as metas e os objetivos, transformando-se na referência para aqueles que compram ou que buscam.

Considerações finais 

Transformações dentro do mercado ocorrem cada vez mais constantemente, e um dos meios para essas mudanças é que diz ao comércio eletrônico, também conhecido como e-commerce. 

Tendo diferentes formatos que podem ser utilizados, sejam empresas com outras empresas ou sejam, mesmo, fornecedores fazendo contatos diretos com os clientes, a forma com que e-commerce se transformou em uma fonte de renda aumentou nos últimos anos. 

Principalmente após a pandemia da COVID-19, cujas restrições fizeram com que o mercado se modernizasse em meio à uma crise sanitária para atender às demandas que surgiam em grandes escalas. 

Por isso, é essencial compreender como o e-commerce pode ser aplicado e quais são as opções que fazem com que o comércio possa ter os resultados desejados tanto nos índices de venda quanto na fidelização dos consumidores. 

Isso acaba fortalecendo a presença digital ainda mais dentro do nicho. Um site e rede social com atualizações constantes ajudam o negócio a ganhar maior estabilidade dentro do mercado, além do engajamento com o cliente.

A imagem foi retirada do banco de imagem FREEPIK e foi produzida por ijeab.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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