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Compras seguras na Black Friday: como funcionam as garantias de qualidade?

A Black Friday virou uma das épocas mais queridas pelos brasileiros. Trata-se de um período em que não temos medo de gastar. Com promoções altas e oportunidades de ouro, é a época perfeita para comprar aquele produto que você estava namorando há meses.

Porém, é importante tomar cuidado. Muitas vezes, golpistas e lojas de mau caráter tentam usar isso contra o consumidor. Caso queira fazer uma compra sem dores de cabeça, existem detalhes importantes a serem observados. Só assim o consumidor poderá comprar o seu Fogão Black Friday tranquilamente, tendo a certeza de que fez um ótimo negócio. Confira algumas dicas.

Como funcionam as garantias de qualidade?

Quando o assunto é comprar produtos, especialmente em épocas como a Black Friday, a garantia de qualidade é indispensável. Mas o que exatamente ela cobre e como o consumidor sabe que está protegido? Basicamente, a promessa de que o produto vai funcionar como esperado durante um determinado período de tempo, e, caso ele apresente defeitos, a pessoa tem direito à troca.

Existem dois tipos principais de garantias: legal e contratual. A garantia legal é aquela prevista pelo Código de Defesa do Consumidor e vale para todos os produtos. Ela cobre defeitos aparentes ou ocultos e varia conforme o tipo de bem. Para produtos não duráveis, como alimentos, o prazo é de 30 dias; enquanto para produtos duráveis, como eletrônicos, o prazo é de 90 dias. 

Já a garantia contratual é aquela oferecida pela própria empresa, além da legal. Pode ser estendida como acontece em muitos casos com eletrodomésticos e celulares, por exemplo.

Direitos do consumidor

Pode acontecer de o produto chegar com defeito, não funcionar como esperado ou simplesmente não ser aquilo que o anúncio apresentava. A boa notícia é que, no Brasil, o Código de Defesa do Consumidor traz segurança quanto a isso. Se o produto que você comprou apresentar algum problema, a loja ou fabricante tem até 30 dias para consertá-lo. 

Se o problema não for resolvido nesse prazo, é possível optar entre a troca do produto, o reembolso do valor pago ou um abatimento proporcional no preço.  No caso das compras online, existe ainda o chamado “direito de arrependimento”. Aqui o consumidor tem até 7 dias corridos a partir da entrega do produto para solicitar a devolução e ter o dinheiro reembolsado.

Como identificar ofertas verdadeiras?

Nessa época de ofertas, muitas parecem irresistíveis, mas nem todas são tão boas quanto aparentam. Uma prática comum entre lojas é aumentar os preços dos produtos dias antes da Black Friday para depois aplicar um “desconto” que, na verdade, não é real. Então, como garantir que a oferta é realmente verdadeira?

É simples! Acompanhar os preços dos produtos com antecedência. Quem está de olho em um smartphone, por exemplo, comece a monitorar o preço dele semanas antes do evento. Outra forma é optar por lojas confiáveis. 

Comprar em sites ou lojas que você nunca ouviu falar, que oferecem preços muito abaixo do mercado, pode ser um golpe. Nessas horas, o barato pode sair caro, então prefira sempre lojas com boa reputação, que ofereçam formas seguras de pagamento e tenham um bom histórico de atendimento ao cliente.

Por último, antes de realizar qualquer compra online, verifique o endereço do site em que está comprando. Ele precisa ter o “https” (o “s” no final significa que o site é seguro) e um cadeado ao lado do endereço, indicando uma conexão segura. 

Além disso, evite clicar em links de promoções que chegam por e-mail ou redes sociais, especialmente se forem de remetentes desconhecidos. Muitos golpes começam assim. Como mencionado, tenha sempre atenção às políticas de troca e devolução. Um site confiável vai ter essas informações bem claras. Se não encontrar nada a respeito no site, melhor evitar a compra.

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