A cozinha é um dos principais ambientes de uma casa, mas também um dos mais perigosos. Não é à toa que sempre dizemos aos nossos filhos que “não se deve brincar na cozinha”, já que o risco de acidentes é enorme.
Dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) mostram que 70% das queimaduras ocorrem dentro de casa, e as principais vítimas são crianças (92%) e idosos (84,4%). A maioria desses acidentes ocorre na cozinha, onde infelizmente é comum esquecermos a boca do fogão ligada ou uma panela cozinhando no fogo.
Felizmente, o avanço da automação residencial permite que possamos comprar cooktops, fogões e outros dispositivos que reduzem o risco de acidentes. Imagine como seria bom ter um fogão que você pode desligar apenas com um clique, ou então um sistema de fechamento do gás que impeça riscos de explosão por causa de vazamentos.
Hoje, vamos conhecer algumas tecnologias que trazem praticidade, inovação e, principalmente, segurança para a nossa cozinha.
Detector de gás
Um vazamento de gás é algo sério. Imagine a situação: você entra na sua casa e sente um cheiro forte, sabendo que qualquer fagulha pode desencadear uma enorme tragédia.
Em 2023, o Corpo de Bombeiros de São Paulo registrou mais de 4.000 incidentes com vazamento de gás. Na maioria das vezes, só percebemos que há algo de errado quando já vazou uma quantidade específica e o cheiro do ambiente fica mais carregado, o que pode causar danos ainda maiores.
Por isso, se você mora em espaços fechados, como apartamento ou flat, ter um detector de gás inteligente é a melhor forma de prevenir esse tipo de risco. Esse detector emite um alerta para detectar vazamentos ou grandes concentrações de gás no ambiente, permitindo que você saiba quando deixou o gás ligado.
Assim como a maior parte dos dispositivos desta lista, as versões mais modernas incluem conexão com a internet e até versões com aplicativos. Ou seja, você pode ficar atualizado em tempo real, inclusive recebendo um alerta para o seu smartphone quando encontrar alguma irregularidade.
Com o alerta de gás em mãos, você pode evitar acidentes chegando em casa e não ligando as luzes, ou abrindo as janelas para dispersar o gás.
Fogão e cooktop smart
Hoje em dia, os fogões tradicionais também ganharam versões inteligentes que tornam o ato de cozinhar prático e, acima de tudo, seguro. Nesse sentido, os fogões e cooktops smart, assim como os detectores, possuem conectividade e acesso à internet por meio de aplicativos.
Se você é o tipo de pessoa que coloca a panela no fogo, sai da cozinha e às vezes esquece da refeição, esse é o aparelho ideal para a sua cozinha. Esses fogões podem ser controlados remotamente e programados para desempenhar suas funções de forma automatizada.
O fogão pode enviar um alerta para o celular avisando quando a comida está pronta e ainda pode desligar o fogo à distância. Sim, você pode apagar a panela e desligar o fluxo de gás diretamente pelo aplicativo ou por um comando de voz. Essa praticidade ajuda a evitar o risco de vazamento de gás na sua cozinha.
Fogão por indução
Infelizmente, quase 2 milhões de pessoas sofrem queimaduras na cozinha por ano no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Destes, 44% são crianças, em grande parte por causa de acidentes com fogões tradicionais. Se você tem filhos e quer mantê-los protegidos disso, o fogão por indução é a melhor ferramenta.
Esse modelo não é tão moderno quanto os fogões smart, mas impede que seus filhos se queimem, pois não há contato com o fogo. Com isso, a “boca” do fogão não esquenta e protege sua família contra acidentes.
Além disso, os modelos mais modernos contam com funções de programar o tempo desligar sozinho, evitando que a comida queime e ocasione um incêndio. Assim, oferecem proteção dupla para a sua família.
Eletrodomésticos inteligentes
As panelas elétricas e as airfryers são os principais exemplos de como o monitoramento de tempo de preparo criou eletrodomésticos mais eficientes. Eles possuem funções como tempo de cozimento, que impede que você tenha que se preocupar se o alimento passou do ponto.
Só que nada está tão bom que não possa melhorar, e agora temos as panelas elétricas inteligentes, que também permitem monitorar tudo pelo smartphone e comandar a panela à distância. Isso é muito útil em refeições que demandam um preparo mais longo, pois você pode fazer outras tarefas enquanto recebe alertas sobre a sua refeição
Mas o grande risco que essas panelas elimina é o uso das panelas de pressão tradicionais, que podem causar acidentes graves. As panelas elétricas possuem mecanismos de alerta e controle da pressão, impedindo o acúmulo de gás em excesso, que pode ser extremamente perigoso.