Tecnologia

Como a tecnologia influencia no conforto térmico e no bem-estar?

Há séculos a tecnologia atua para melhorar a expectativa de vida e o bem-estar da população. Mesmo a manipulação de tecnologias simples teve melhorias que ampliaram consideravelmente a capacidade de atuação na vida das pessoas.

Nos tempos atuais, as novas tecnologias surgem a todo dia. No entanto, existe um tipo de tecnologia que tem ajudado bilhões de pessoas em todo o mundo sem ser muito conhecida: a de conforto térmico.

Hoje, você vai saber um pouco mais sobre como essas tecnologias podem ajudar na vida das pessoas. Muito além de roupas, como um moletom masculino ou meias, essas tecnologias usam inovações recentes para trazer cada vez mais conforto.

Benefícios do conforto térmico

Existem vários benefícios do conforto térmico. O mais óbvio é o bem-estar do usuário, que pode se refrescar ou se aquecer (dependendo das condições). Isso permite que as pessoas se sintam melhor, seja no trabalho, na vida pessoal ou praticando hobbies.

Quando a casa ou o ambiente de trabalho está quente ou frio demais, as pessoas se sentem mal, o que prejudica muito a qualidade de vida. Muitos sentem mal-estar quando está muito calor ou têm dificuldade para desempenhar suas tarefas básicas no frio. Mas, com o ambiente em temperatura regulada, tudo muda.

Além disso, o meio ambiente agradece: com um ambiente regulado termicamente, menos energia é gasta de maneira desnecessária. Isso ajuda o meio ambiente e pode ser considerado um fator que aumenta o bem-estar no longo prazo — afinal, poderemos manter o planeta em boas condições. Isso é especialmente válido com tecnologias que usam os ventos e a luz natural a seu favor.

Sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (HVAC)

A tecnologia mais óbvia quando se fala em conforto térmico são os sistemas HVAC (aquecimento, ventilação e ar-condicionado), pois são capazes de manter a temperatura de um ambiente estável e melhorar o conforto das pessoas.

O equipamento mais comum nesse sentido são os ventiladores, usados há décadas. Também existem os exaustores, que sugam o vento em vez de empurrá-lo, gerando menos correntes de ar. O ar-condicionado é muito famoso nas regiões quentes do país, com equipamentos cada vez mais econômicos energeticamente. Por fim, os aquecedores são mais comuns em ambientes muito frios. 

Uma tecnologia nova relacionada a isso são os termostatos programáveis, que fazem com que a temperatura fique num valor exato. Isso é extremamente comum em ambientes profissionais, em que há um sistema de refrigeração central. Entretanto, hoje em dia, é possível personalizar o ar-condicionado com uma temperatura específica, o que permite esse controle até em ambientes domésticos!

Outro mecanismo usado é o sistema de zonas, uma tecnologia mais usada em ambientes industriais, em que cada área de um mesmo local possui temperaturas diferentes. Isso é muito comum para armazenar alimentos e medicamentos sensíveis.

Existem termostatos, sensores e outros equipamentos que se ajustam automaticamente dependendo de sua configuração. Por exemplo: um sensor de temperatura pode detectar que ficou mais frio e aumentar a temperatura do ar-condicionado, evitando que o ambiente fique muito frio e aumentando a eficiência energética.

Materiais de isolamento

Materiais isolantes também são tecnologias muito usadas, tanto em equipamentos simples como em itens mais rebuscados. Um exemplo simples é a garrafa térmica, onde é possível colocar um café ou outra bebida quente e mantê-la aquecida graças ao seu interior de poliestireno, um isolante térmico.

Não só o poliestireno é usado: as espumas de poliuretano e a lã natural também são muito comuns. Inclusive, as vestimentas de lã são as favoritas de muitos, pois o tecido é confortável e aquecido.

Essas tecnologias existem também na construção civil, evitando variações bruscas de temperatura no local. Várias casas possuem esse tipo de tecnologia, além de ambientes industriais.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *