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Email Marketing: como construir sua lista de email?

Email marketing é uma estratégia de marketing digital que estabelece comunicação direta por e-mail entre a empresa e seus contatos. Uma boa campanha de e-mail marketing é feita com a ajuda de ferramentas de automação que fazem os disparos.

Atualmente, é considerada uma das principais estratégias de marketing digital porque ajuda o negócio a se comunicar diretamente com o público, algo fundamental para estreitar o relacionamento, gerar vendas e nutrir os potenciais clientes.

Além disso, também traz um excelente retorno sobre os investimentos, mas mesmo diante de tantas vantagens, o e-mail continua sendo desvalorizado por muitos profissionais de marketing, gestores e empreendedores.

Isso acontece porque, durante muito tempo, foi sinônimo de spam, abordagens intrusivas e fraudes, fazendo com que muitos usuários começassem a ignorar ou deletar mensagens recebidas de empresas.

Mas a tecnologia evoluiu muito, assim como houve um grande avanço nas estratégias, e atualmente é possível fazer uso eficiente do e-mail, de modo que a mensagem chegue até as pessoas certas, no momento mais adequado e com mensagens oportunas.

É papel dos negócios saberem usar, por isso, este artigo vai explicar o que é e-mail marketing, por que ele é tão importante e como construir uma lista de e-mail.

Conceito de e-mail marketing

E-mail marketing é uma estratégia de comunicação capaz de conectar empresas e pessoas de maneira direta, usando para isso um canal de comunicação presente na vida de 53% da população mundial.

Os usuários da internet precisam do e-mail porque ele é a base para o uso de diversas outras plataformas. Por exemplo, para criar um perfil nas redes sociais, é necessário ter uma conta de e-mail.

Para uma empresa de guindauto hidráulico, isso é muito vantajoso porque permite se conectar com uma grande quantidade de pessoas, sendo capaz de quebrar barreiras geográficas.

De acordo com um levantamento realizado pelo Statista, o número de pessoas que usam e-mail no mundo todo é de 4,14 bilhões, ainda no ano de 2021, um crescimento de 110 milhões de novos usuários em comparação ao mesmo período em 2020.

Tendo isso em vista, fica claro que o público-alvo de qualquer empresa utiliza o e-mail de alguma forma. Essa estratégia está presente no planejamento de marketing das empresas desde a década de 1990.

Ao longo dos anos, ela evoluiu muito e não foi substituída por outros canais, como as redes sociais. Muito pelo contrário, com o surgimento de novas ferramentas para trabalhar essa prática, ela se tornou ainda mais popular.

Importância do e-mail marketing para as empresas

O e-mail marketing é uma importante para qualquer negócio, como no caso de uma empresa de limpeza corporativa. Isso porque ele traz uma série de vantagens, dentre as quais se destacam:

  • Conteúdo personalizado;
  • Credibilidade;
  • Mais reconhecimento para a marca;
  • Aumento das vendas;
  • Melhora o relacionamento com o cliente.

Um dos maiores benefícios é que a campanha permite segmentar os contatos em diferentes listas, tendo como base suas preferências. Com isso, a organização consegue enviar mensagens personalizadas e nutrir os leads.

É muito importante adaptar o conteúdo de acordo com aquilo que as pessoas desejam receber, por isso a empresa deve saber quais são os interesses e necessidades dos leitores para que a mensagem chegue na caixa de entrada e não na pasta de spam.

Por essa razão, não se deve comprar listas de e-mail prontas ou usar chamadas no campo assunto que não fazem sentido para o conteúdo.

A estratégia é ótima para desenvolver a identidade da marca, uma vez que fornece comunicação direta com os clientes e potenciais clientes. Depois de criar o conteúdo com dicas e informações relevantes, a organização obtém vantagens sobre os concorrentes.

Quem administra o próprio negócio tem como objetivo ser visto como especialista naquilo que faz, e isso pode ser feito por meio do e-mail marketing porque ajuda a posicionar a empresa como autoridade em seu segmento.

Vale a pena trabalhar com essa estratégia porque as pessoas gostam dos materiais enviados, e é por isso que tantas companhias investem nessa ação, como no caso de uma lavanderia aqui perto.

O conteúdo é uma ferramenta fundamental e saber usá-lo vai ajudar a desenvolver outras estratégias de marketing, isso porque se as pessoas gostam do material que encontraram no site ou blog, vão se inscrever para receber e-mails.

Outro grande benefício da estratégia é que aumenta as oportunidades de vendas, visto que se trata de um excelente canal para gerar compras por impulso.

A marca pode atrair o cliente para fazer compras ao destacar itens mais procurados junto com produtos que o usuário visualizou anteriormente. Também é possível criar uma oferta especial ou descontos para compras futuras.

As pessoas fazem compras por impulso quando recebem informativos sobre produtos relacionados ao que desejam, e isso pode ser feito até por empresas B2B, como um fabricante de pasteurizadora de leite.

Por fim, é uma ótima estratégia para melhorar o relacionamento com os consumidores porque eles gostam de saber o que está acontecendo no mercado, mas não é fácil entrar em contato com todos eles por outros canais.

O e-mail marketing preenche essa lacuna perfeitamente e ajuda a manter a proximidade com prospects e clientes.

É possível usar o e-mail para obter feedbacks sobre a empresa e saber se as pessoas estão satisfeitas com os conteúdos fornecidos. Mas para obter todos esses benefícios, é necessário saber construir uma lista de e-mails.

Dicas para construir uma lista de e-mail

Para construir uma lista de e-mail que vai colaborar com as estratégias de marketing e com o funil de vendas do negócio, uma loja de móveis modulados escritório deve investir nas seguintes práticas:

Descobrir o que as pessoas procuram

A marca precisa saber o que seu público-alvo está pesquisando no Google e quais palavras-chave as pessoas estão usando para encontrar o que desejam na internet.

Existem várias ferramentas de marketing digital que ajudam a descobrir quais são essas pesquisas, como no caso do Google Analytics, além de ferramentas pagas.

Desenvolver materiais ricos

Para criar uma boa lista de e-mail, primeiro é necessário fazer com que as pessoas se interessem pelos conteúdos que serão enviados, só assim elas vão preencher o formulário com as informações úteis para a empresa.

A melhor forma de despertar o interesse do público é por meio de materiais ricos, conteúdos profundos sobre temas que interessam ao público-alvo e que estão relacionados ao segmento de atuação da empresa.

Para potencializar ainda mais o interesse, vale a pena desenvolver eBook, planilhas, infográficos, entre outros tipos de materiais.

Independentemente de qual seja o formato, eles precisam fazer com que as pessoas deixem suas informações de contato, independentemente de ser uma plataforma de vendas ou o site de uma empresa de locação de impressora laser colorida.

Criar um blog

O canal onde os conteúdos ricos serão publicados é o blog institucional, mas os materiais publicados dentro dele não devem fazer propaganda dos produtos e serviços.

O canal é inteiramente voltado para esclarecer dúvidas e atender as necessidades dos usuários, por meio de artigos informativos e que abordam assuntos do interesse deles. Por isso é tão importante que sejam relevantes e ajudem a resolver problemas.

Dessa forma, quando os potenciais clientes acessarem a plataforma, vão consumir as publicações e a empresa será reconhecida como autoridade naquilo que faz. Isso abre uma porta para aprofundar o relacionamento com os clientes.

Usar boas chamadas para ação

As chamadas para ação (CTA) são recursos que induzem o visitante a realizar uma ação desejada, algo fundamental para uma empresa especializada em projetos de sala de reunião moderna.

É um pequeno banner no blog que precisa ser chamativo, explicar o que o visitante precisa fazer e qual é o benefício que vai receber ao seguir as orientações.

Enviar e-mail de agradecimento

Depois que o lead preencher o formulário, a empresa precisa enviar um e-mail de agradecimento porque isso reforça o relacionamento com as pessoas.

Também porque o usuário acabou de baixar o material, assim sendo, dificilmente vai deixar de ler o e-mail de agradecimento.

Nessa mesma mensagem, é interessante inserir um link para fazer o download do conteúdo quantas vezes quiser, como faz uma empresa de projeto de climatização comercial.

Considerações finais

O e-mail marketing é uma estratégia inteligente e que pode ajudar as organizações a melhorarem seus resultados, sem precisar de grandes investimentos. Tanto é que existem plataformas de automação totalmente gratuitas.

Independentemente do segmento, tamanho ou propósito do negócio, trabalhar com e-mail marketing é crucial para amadurecer e nutrir os potenciais clientes, desde o primeiro contato com a marca até que estejam prontos para comprar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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