A computação em nuvem é uma das tecnologias mais faladas atualmente por conta de todas as facilidades que trouxe para os usuários. No entanto, quem não entende muito bem sobre o assunto acha difícil compreender seu funcionamento.
Isso acontece porque a materialidade de um hardware, como no caso de um teclado ou monitor, é evidente, algo que não pode ser dito a respeito dos softwares e sistemas utilizados por esses aparelhos.
Só que antes da existência da computação em nuvem, esses recursos estavam dentro do disco rígido do computador, ou seja, existe uma mídia física para armazená-los.
Com a chegada da computação em novembro, o armazenamento mudou e pode ser utilizado por qualquer tipo de dispositivo conectado à internet.
O usuário não precisa fazer nenhum tipo de instalação e ainda consegue recuperar todas as informações trabalhadas no sistema. Mas para que seja possível utilizar a computação em nuvem, existe muito trabalho e evolução tecnológica.
Este artigo vai explicar seu conceito e funcionamento, por que vale a pena investir na computação em nuvem, quais são os benefícios que ela oferece, como vai evoluir nos próximos anos e quais são as principais aplicações desse recurso.
Conceito e funcionamento da computação em nuvem
A computação em nuvem nada mais é do que serviços de computação sob demanda na internet. Entre as funcionalidades estão:
- Armazenamento de arquivos;
- Redes;
- Softwares;
- Banco de dados;
- Servidores.
A principal característica é que ele dispensa a necessidade de salvar arquivos e instalar programas no computador. Por exemplo, o contrato firmado com uma empresa especializada em reforma de fachada de loja infantil fica salvo no servidor.
Esses hardwares pertencem às empresas que oferecem o serviço e são acessíveis aos usuários por meio da internet. Além disso, pessoas e empresas só pagam por aquilo que vão consumir.
Para as organizações, os maiores benefícios são a economia, a flexibilidade e a escalabilidade em seus processos diários, tornando a gestão de TI muito mais eficiente.
O funcionamento consiste em um armazenamento feito em outros computadores espalhados ao redor do mundo, conhecidos como data centers.
Eles são extremamente robustos, possuem alta capacidade de armazenamento, conseguem processar muitas informações e ficam conectados o tempo todo para receber e enviar dados.
Os softwares e sistemas instalados nesses computadores podem ser acessados por meio de qualquer usuário que tenha uma conexão com a internet.
Para acessar informações, dados e documentos armazenados, basta utilizar um aplicativo ou programas simples que ocupam pouco espaço no disco rígido do dispositivo.
Por que investir na computação em nuvem?
Um fornecedor de salgados para festa de quinze anos deve investir na computação em nuvem porque ela ajuda a reduzir os custos da empresa.
Por meio de sua estrutura, a organização consegue economizar investimentos em hardwares e softwares, além de reduzir os gastos com manutenção e energia elétrica.
O gestor consegue implementar uma rotina de backup automática, o que traz mais controle sobre a situação. Caso ocorra algum problema, fica mais fácil restabelecer o ambiente de modo integral.
As empresas que oferecem esse serviço disponibilizam recursos para facilitar o processo de backup, por meio de plataformas centralizadas.
Outra justificativa para fazer esse investimento é que a implementação de soluções em nuvem ajuda a aproveitar melhor as equipes de tecnologia da informação. Esses profissionais vão dedicar seus esforços para tarefas mais complexas e importantes.
As equipes conseguem trabalhar de maneira colaborativa, melhorando a rotina de trabalho, reduzindo o índice de erros e trazendo mais clareza na distribuição das funções.
Além do mais, por meio das soluções de computação em nuvem, as equipes terão uma capacidade maior de integrar e analisar dados, o que aumenta a produtividade. Os sistemas se tornam mais eficientes e podem ser replicados em diversos locais.
Benefícios da computação em nuvem
Desde que a computação em nuvem chegou, um centro veterinário nefrologista não precisa mais investir em máquinas ou contratar uma equipe de TI muito grande para resolver problemas em softwares e sistemas.
Hoje em dia, as empresas podem ter computadores simples e se encarregam apenas de criar os usuários e senhas de acesso. Se houver algum problema ou dúvida, as empresas que oferecem esse serviço contam com suporte qualificado.
Com base nisso, o maior benefício da computação em nuvem é a agilidade e a praticidade que ela oferece, além de outras vantagens, como:
Redução de custos
A companhia vai gastar muito menos porque não precisa adquirir um hardware ou contratar mão de obra especializada para instalar e manter os sistemas e servidores.
Também vai conseguir economizar mais energia, uma vez que as máquinas conseguem funcionar e não ocupam espaço físico.
Mais flexibilidade
Documentos importantes de uma escola, como a ficha de matrícula creche que deve ser preenchida pelos pais, podem ser facilmente acessados, bastando apenas uma conexão com a internet.
Outra flexibilidade é a facilidade em explorar novas maneiras de organizar a equipe, possibilitando o trabalho remoto ou o trabalho híbrido.
Mais escalabilidade
Os gestores de tecnologia da informação não precisam adivinhar a necessidade de contratar esse serviço e com isso correr o risco de desperdiçar recursos ou ter de ampliar a estrutura em curto prazo.
Por meio da computação em nuvem, fica mais fácil aumentar a capacidade, uma vez que pode ser até mesmo automática.
Melhora o desempenho
Os data centers que abrigam as soluções de computação em nuvem são constantemente atualizados.
Isso garante o melhor desempenho da tecnologia, favorecendo a experiência dos usuários, independentemente de sua necessidade.
Como vai evoluir nos próximos anos
Assim como outros recursos tecnológicos, o cloud computing também vai evoluir nos próximos anos, e uma das tendências é aumentar a adoção de nuvem híbrida.
Um estúdio para ensaio musical terá mais flexibilidade para escolher onde vai armazenar suas informações, tendo como base os requisitos de segurança, desempenho e conformidade que precisa.
Ao passo que mais dados críticos começam a ser armazenados dessa forma, a preocupação com a segurança também aumenta. Com isso, outra grande tendência é desenvolver soluções de segurança robustas e avançadas que protegem as informações.
Um exemplo disso é a criptografia aprimorada, autenticação multifator e detecção de ameaças em tempo real que vão desempenhar um papel importante na proteção dos ativos digitais.
Edge computing é uma tendência emergente que faz o processamento de dados da maneira mais próxima possível de sua fonte, o que melhora o desempenho e reduz a latência.
Cada vez mais empresas adotam a internet das coisas, e com isso surge a necessidade de processar informações em tempo real.
Um fabricante de corrimão de escada alumínio e vidro terá mais facilidade para fazer isso porque haverá um aumento significativo na implementação de infraestruturas de edge computing.
Consequentemente, as organizações também poderão processar dados rapidamente e tomar decisões em tempo real.
Aplicações da computação em nuvem
A computação em nuvem pode ser aplicada de várias formas, por exemplo, por meio de uma gestão de workflow. Trata-se da gestão de fluxos de demandas da companhia, de modo que sejam gerenciados, planejados e analisados pela computação em nuvem.
Isso é importante porque o fluxo de tarefas, pessoas que estão desempenhando esses trabalhos, reuniões ao vivo, bem como arquivos e documentos são utilizados por vários funcionários ao mesmo tempo.
A computação em nuvem facilita esse acesso, melhorando o fluxo de trabalho diário. Com isso, uma empresa de conserto de empilhadeira manual consegue melhorar sua produtividade e desempenho.
Outra aplicação é na educação a distância ou educação online, e as instituições de ensino que trabalham dessa forma encontraram no cloud computing a melhor forma de manter seu funcionamento.
Todo o pessoal, como professores, setor administrativo, alunos e outros envolvidos conseguem realizar suas atividades, como assistir aulas e cumprir o cronograma de disciplinas, por meio da computação em nuvem.
Tudo fica armazenado em uma estrutura que permite o acesso das pessoas, por essa razão, a tecnologia também vem sendo muito utilizada no suporte e relacionamento com os clientes.
No caso de uma loja de materiais de construção para reforma de loja de shopping, é uma forma de permitir que o colaborador possa acompanhar suas compras online, esclarecer suas dúvidas com a empresa, fazer reclamações, entre outros.
Qualquer documento que esteja relacionado aos dados dos consumidores, status de mercadorias, fotos, vídeos e assim por diante ficam armazenados na nuvem e podem ser acessados a qualquer momento.
Considerações finais
Para que uma empresa possa prosperar em um mercado extremamente competitivo, é fundamental investir em tecnologia.
A computação em nuvem é uma dessas ferramentas que trazem mais agilidade, flexibilidade e conseguem reduzir custos.
Também garante a segurança e a privacidade dos dados armazenados, minimizando problemas comuns com o modelo antigo de armazenamento.
Para aproveitar todos os benefícios dessa facilidade, basta contar com os melhores prestadores de serviço e escolher o tamanho de armazenamento ideal.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
A imagem foi retirada do banco de imagens FREEPIK e produzida por freepik