Programação

Como criar um aplicativo para seu negócio em 5 passos

O uso de aplicativo se tornou popular por conta do uso massivo de smartphones pelas pessoas. O dispositivo veio para ficar porque ajuda no cotidiano de várias formas, e a cada vez maior o número de usuários que aproveitam suas facilidades.

O celular não serve apenas para fazer ligações e receber mensagens SMS, atualmente, ele faz parte de muitos outros processos presentes na rotina, como se relacionar, interagir, comprar, pagar contas, entre outros.

Trata-se de uma realidade no mundo todo, mas de acordo com uma pesquisa realizada pela APP Annie, o Brasil está em segundo lugar no ranking de uso de aplicativos, o que mostra o sucesso desse recurso no país.

São cerca de 40 aplicativos usados por mês, e as pessoas abrem cerca de 10 apps diferentes ao longo do dia. Seja para acessar as redes sociais ou controlar a conta bancária, o fato é que esse recurso tecnológico é realidade no cotidiano.

As empresas podem melhorar seu relacionamento com os clientes e as vendas por meio do uso de aplicativos, mas eles precisam ser bem desenvolvidos.

Este artigo vai mostrar quais são os benefícios que o aplicativo oferece para as organizações, a importância de utilizá-lo nas estratégias de marketing, por que fazer esse investimento e dar algumas dicas para desenvolver o recurso.

Benefícios do aplicativo para empresas

Com base nas informações que já foram mencionadas, não é difícil imaginar por que o aplicativo é tão benéfico para as empresas. De qualquer forma, é importante conhecer esses benefícios. São eles:

  • Mais visibilidade;
  • A proximidade com os clientes;
  • Canal de vendas direto;
  • Valorização da marca;
  • Boa comunicação.

Ao ter seu próprio aplicativo, uma escola que oferece curso de manutenção de piscinas se torna mais visível para os clientes e potenciais clientes. Isso porque ela será facilmente encontrada pelos usuários que se interessam por seus serviços.

Ao mesmo tempo, a identidade visual do negócio estará cada vez mais presente na mente dos consumidores, fortalecendo sua imagem.

A partir do momento em que o usuário instala o aplicativo da empresa em seu smartphone, passa a se conectar facilmente com ela. Poderá ter acesso a informações detalhadas sobre os produtos e serviços, e comprar com mais facilidade.

Os usuários podem deixar suas opiniões sobre o atendimento e as soluções adquiridas, permitindo que a organização receba feedback direto que vai garantir melhorias.

Investir em um ambiente personalizado e controlado pela organização, fica mais fácil oferecer todos os benefícios de uma loja virtual e totalmente ao alcance do usuário.

Por conta do aplicativo, uma empresa de limpeza para eventos também não precisa disponibilizar uma equipe de vendedores, pois o sistema se encarrega de todo o processo automaticamente.

Tendo em vista que o consumidor moderno é extremamente conectado, informado e prefere uma experiência de compra e atendimento omnichannel, oferecer um aplicativo ajuda a gerar valor para a marca.

Ela mostra que está por dentro das tendências e das expectativas dos consumidores, favorecendo a experiência oferecida a eles.

Por fim, ao estabelecer um canal de comunicação pelo smartphone fica mais simples controlar o envio de notificações e mensagens sobre assuntos como promoções, novidades e outros que sejam do interesse do usuário.

Importância do aplicativo para o marketing

Usar um aplicativo é muito importante para as estratégias de marketing porque ele ajuda a divulgar a marca e aumenta os lucros recorrentes.

Os aplicativos são um tipo de negócio e seus desenvolvedores estão em busca de rentabilidade, assim como acontece com qualquer outro modelo administrativo.

Assim sendo, incluir o aplicativo nas estratégias de marketing vai aumentar o número de instalações, aumentar as compras pelo aplicativo, melhorar as taxas de retenção, elevar o número de assinaturas e aumentar a duração de sessão.

Para uma clínica especializada em tomografia computadorizada de crânio, também é uma forma de reduzir a taxa de desinstalação, reduzir o custo por instalação e reduzir o churn rate.

Por que investir em um aplicativo?

As organizações estão inseridas em um cenário extremamente competitivo e ele permite que os usuários possam trocar de fornecedor a qualquer momento.

Isso pode acontecer por conta da disponibilidade de um aplicativo com funções melhores ou até mesmo por conta da qualidade e da experiência ao usar o recurso.

De acordo com um estudo realizado pela Adobe, juntamente com a AppsFlyer, o orçamento para aplicações é justificado por conta das métricas de engajamento com o cliente.

Cerca de metade das organizações usam essas métricas para conquistar novos usuários, além de mostrar que são excelentes recursos para aumentar a fonte de receita.

Outro fator que mostra a importância desse investimento é a quantidade de informações sobre os usuários que a marca pode extrair de seu app.

Isso é fundamental para que uma creche e jardim de infância possa entender o comportamento do consumidor e de que maneira seu produto é utilizado, independentemente do foco.

É fundamental ter conhecimento de mercado para aumentar a eficiência da corporação, reduzir custos e melhorar seu posicionamento. Além do mais, a marca pode monitorar o grau de satisfação dos usuários em suas campanhas de marketing e avaliações.

A aplicação também ajuda a gerar receita, e não são apenas as plataformas e-commerce que podem aproveitar esse benefício.

Existem aplicações que utilizam estratégias de cross sell e upsell e que ajudam a oferecer outros produtos da empresa para os clientes, tudo com base em ofertas similares ou superiores ao que o cliente possui.

Como criar um bom aplicativo

Para criar um bom aplicativo e aproveitar todos os benefícios que esse recurso oferece para a empresa, existem alguns passos importantes. São eles:

1.    Definir os objetivos

A primeira coisa que uma gráfica especializada em impressão grandes formatos online precisa fazer é determinar o objetivo de sua aplicação, ou seja, o problema é que ele se propõe a resolver.

Isso é importante para entregar uma proposta de valor, além de ajudar a convencer o público a instalar o recurso. Mesmo que já exista uma solução para o mesmo problema, o objetivo é oferecer um diferencial para os usuários.

Para definir o objetivo da aplicação, é necessário estudar o mercado como um todo, incluindo a concorrência. A empresa também deve fazer uma prospecção sobre os pontos positivos e negativos dos concorrentes, e assim se sobressair.

2.    Definir o público-alvo

O aplicativo deve ser perfeito para as pessoas que vão interagir com ele, portanto, ao fazer a análise de mercado, é necessário aprender sobre o público presente dentro dele.

Supondo que seja um aplicativo para design de fachada de loja, é interessante que o desenvolvedor faça uma pesquisa de campo para coletar as informações que serão usadas no recurso e com isso entender quem é a persona.

É indispensável saber quais são seus problemas, desejos e necessidades, e com isso conectar indivíduos que buscam a mesma solução para definir a funcionalidade do aplicativo.

3.    Determinar uma plataforma

Para definir se o aplicativo estará disponível para Android ou iOS ou ambos, as características do público-alvo são muito importantes. Isso porque o desenvolvedor precisa saber em quais plataformas os usuários estão presentes.

O ideal é que o recurso seja versátil e possa ser usado por qualquer tipo de sistema operacional, assim, também será mais abrangente e vai conseguir conquistar usuários em maior quantidade.

4.    Considerar os recursos necessários

A aplicação usada por uma loja de móveis para mini escritório planejado precisa de diversos sistemas para que possa funcionar bem, desse modo, é indispensável ter todos os recursos necessários para construí-lo.

Deve-se levar em conta se a organização vai precisar de uma equipe especializada para administrar o recurso, se precisa oferecer treinamento, o volume de usuários para sustentar um plano de monetização, entre outras perguntas similares.

Com elas, fica mais fácil identificar todos os recursos necessários, tanto internos quanto externos.

5.    Planejar as funcionalidades

Se a empresa sabe qual problema seu aplicativo vai resolver, então já pode escolher as funcionalidades que ele terá.

Uma clínica para dependentes químicos involuntário deve separar as funções principais das funções complementares, dependendo do objetivo final.

Por exemplo, um aplicativo de mobilidade urbana possui funções importantes, como cadastro e login, geolocalização, solicitação de corrida, notificações, entre outras.

Como funcionalidade adicional, possui o login por meio de contas já existentes, avaliação de motoristas, formas de pagamento, categorias de veículos, histórico de viagens, entre outras.

Considerações finais

Quem usa smartphone utiliza pelo menos uma aplicação, pois esse recurso faz parte do funcionamento do aparelho e ajuda o usuário em diferentes necessidades.

Para as empresas, é uma forma de ter um relacionamento mais próximo com os consumidores, independentemente de seu segmento de atuação.

Para os consumidores, é uma forma de realizar as atividades que precisam com mais simplicidade e facilidade.

Criar um aplicativo faz parte de empresas dos mais variados segmentos porque ele facilita o relacionamento e ainda ajuda a aumentar as vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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