Compreender a Inteligência Artificial é muito importante para as organizações que querem se modernizar, assim como para os profissionais que querem valorizar suas habilidades.
O termo se refere à capacidade de uma máquina em realizar tarefas complexas e que somente o ser humano poderia realizar até então. Também é considerada como uma das áreas de estudos acadêmicos mais promissoras.
Isso porque a Inteligência Artificial tem um potencial disruptivo inigualável e pode impactar a maneira como as organizações e a própria sociedade vivenciam seu cotidiano.
É um erro acreditar que a Inteligência Artificial se deve apenas à automação mecânica, uma vez que é capaz de englobar processos cognitivos e melhorar a capacidade de aprendizado.
Atualmente, com a chegada do Chat GPT, as pessoas começaram a ter uma ideia mais clara sobre o assunto, e o recurso provou que a Inteligência Artificial não está presa apenas às atividades repetitivas, manuais e numerosas.
No entanto, para aproveitar esse recurso da melhor forma, é fundamental entender alguns termos relacionados ao assunto.
Tendo isso em vista, este artigo vai explicar o que é Inteligência Artificial, quais são seus benefícios para a computação, sua importância para esse setor e de que maneira essa tecnologia pode ajudar.
O que é Inteligência Artificial?
Inteligência Artificial (IA) é uma ciência que tem o propósito de desenvolver e empregar máquinas que vão realizar tarefas humanas, de maneira totalmente autônoma.
Ela envolve o agrupamento de várias tecnologias, como sistemas de aprendizado, algoritmos e redes neurais artificiais, para simular a capacidade intelectual do ser humano relacionada a situações como:
- Aprendizado;
- Solução de problemas;
- Compreensão da linguagem;
- Tomada de decisões.
Até mesmo uma empresa que disponibiliza aluguel máquina xerox pode investir na Inteligência Artificial para trabalhar com máquinas capazes de operar com o mesmo nível cognitivo dos seres humanos, ou até mesmo superá-los em algumas funções.
Utilizá-la nas operações traz muitos benefícios no que tange à eficiência, melhora as tomadas de decisões e proporciona uma experiência aprimorada para o cliente.
Benefícios da Inteligência Artificial
Usar a Inteligência Artificial dentro das empresas traz uma série de benefícios, e entre os principais estão:
Melhora do atendimento ao cliente
A IA permite o aprendizado por meio de dados, possibilitando um atendimento eficaz e assertivo. Um dos usos mais comuns são os chatbots e os assistentes online, capazes de responder perguntas e resolver problemas.
Tudo isso é feito de maneira personalizada, e se houver alguma questão mais complexa, é imediatamente repassada para atendentes humanos, o que melhora ainda mais a experiência do cliente.
Mais segurança
Essa tecnologia pode ser usada para identificar ameaças e detectar qualquer atividade suspeita em tempo real.
O recurso tem a capacidade de analisar uma grande quantidade de dados e identificar comportamentos considerados anormais, aumentando ainda mais o sistema de defesa da companhia.
Personaliza a experiência do cliente
De maneira geral, um fabricante de mesa de pebolim com tampo pode usar a Inteligência Artificial para criar experiências personalizadas aos clientes.
Ela tem a capacidade de analisar dados relacionados às preferências, comportamento e padrões de consumo, e a partir disso oferecer recomendações certeiras que melhoram a satisfação do consumidor.
Automatiza a rotina e reduz custos
Existem diversas tarefas e processos repetitivos que podem ser automatizados por meio da IA. Com isso, a companhia pode direcionar tarefas mais complexas para seus colaboradores.
A automação é interessante para as organizações porque também ajuda a reduzir custos, além de diminuir a espera por atendimento.
Aprimora as tomadas de decisão
A tecnologia em questão consegue identificar padrões e insights que podem ser usados para melhorar as tomadas de decisão.
Como resultado, a organização terá medidas mais precisas, com base nos dados coletados pela Inteligência Artificial e que vão ajudar a se antecipar aos problemas e tendências do mercado.
Importância para a computação
A Inteligência Artificial tem uma importância muito grande para a computação, uma vez que automatiza a aprendizagem repetitiva e a descoberta por meio de dados.
Ao investir nessa tecnologia, uma companhia que confecciona cortina persiana horizontal tecido vai trabalhar com algo diferente da automação robótica guiada por hardwares.
Isso se deve ao fato de que a IA consegue realizar tarefas frequentes, volumosas e computadorizadas, sem fadiga de maneira confiável. Entretanto, a intervenção humana ainda é importante para configurar o sistema e fazer as perguntas certas.
Ela também é capaz de adicionar mais inteligência aos produtos já existentes, tanto é que, na maioria das vezes, a tecnologia não é vendida como uma aplicação individual.
Recursos como plataformas de conversa, automação, aparelhos inteligentes e robôs são combinados com uma grande quantidade de dados para aprimorar as tecnologias que são utilizadas em casa e no escritório.
O recurso também é imprescindível porque consegue se adaptar por meio de algoritmos de aprendizagem progressiva, deixando que os dados façam a programação.
Existem estruturas reguladas para que o algoritmo adquira capacidades, podendo se tornar um predicador ou um classificador. Dessa forma, pode ensinar a si mesmo quais produtos recomendar para os clientes.
Por meio da Inteligência Artificial, uma corporação que distribui pressurizador residencial consegue analisar uma quantidade de dados maior e com mais profundidade.
O processo acontece por meio de redes neurais que possuem diferentes camadas escondidas, algo que não era possível alguns anos atrás.
Isso mudou com o aumento do poderio computacional e com a chegada do big data. Com eles, a organização consegue ter acesso a uma grande quantidade de dados para treinar recursos de deep learning que aprendem diretamente com os dados.
Quanto mais dados forem colocados, mais precisos eles serão, inclusive, a Inteligência Artificial possui uma precisão incrível, por causa das redes neurais profundas.
Hoje em dia, praticamente todos os recursos usados pelos usuários se baseiam em deep learning, como no caso das pesquisas no Google e no Google Fotos. Conforme o uso, essas plataformas se tornam ainda mais precisas.
Além do mais, pelo fato de os algoritmos aprenderem sozinhos, os dados acabam se tornando uma propriedade intelectual. Nesse contexto, uma lavanderia industrial hoteleira só precisa aplicar a Inteligência Artificial para extrair as informações.
Ter dados hoje em dia é mais importante do que qualquer coisa porque eles trazem mais vantagem competitiva para a organização, podendo vencer até mesmo quem utiliza técnicas semelhantes.
Em outras palavras, aquele que possui a maior quantidade de dados armazenados é quem vai se destacar em seu mercado de atuação.
Como aplicar na área da computação?
A Inteligência Artificial pode ser aplicada na área da computação de diferentes formas, e entre as principais estão:
Indústria
A automação é uma das coisas mais importantes para a indústria nos dias de hoje, por isso esse setor sempre investiu muito em computação.
Ao longo do tempo, isso fez com que as máquinas usadas por um empreendimento que comercializa piso elevado em aço com concreto celular se tornassem cada vez mais inteligentes.
Hoje em dia, já existem equipamentos que fabricam e conferem os produtos, sem que para isso seja necessário a intervenção humana.
Também estão sendo desenvolvidas máquinas que criam e executam os projetos por conta própria, fazendo todo o trabalho criativo e sem limitações de uso.
Veículos autônomos
Existem diversas empresas, como o Google, que estão desenvolvendo carros autônomos que dispensam a necessidade de um motorista para guiá-los.
No caso de uma entidade que atua no setor de instalação de cerca eletrica espiral, isso pode ser interessante por possibilitar a combinação de diferentes tecnologias e sensores que vão orientar os veículos pertencentes à frota de entrega.
Varejo online
Existem algoritmos e lojas virtuais que já são capazes de reconhecer os padrões de compra dos usuários, e com isso apresentar ofertas que sejam compatíveis com suas preferências e desejos.
A própria Amazon desenvolveu um recurso chamado Amazon Go, sendo uma loja que não precisa de estoquista e check-out.
GPS
As rotas sugeridas por aplicativos como o Waze podem fazer o usuário passar por alguns lugares perigosos, mas o recurso possui muitos usuários porque ele indica caminhos mais rápidos.
Isso é possível porque a Inteligência Artificial é usada para interpretar os dados fornecidos automaticamente por outros usuários em relação às vias em que estão trafegando.
Saúde
Assim como uma produtora de armário de escritório planejado, hospitais e clínicas também podem investir na Inteligência Artificial para melhorar o atendimento dos pacientes e até mesmo detectar doenças com maior antecedência.
Nesse setor, a tecnologia ajuda na leitura de exames, identifica alterações nas tomografias computadorizadas, entre outros procedimentos.
Considerações finais
Depois de compreender um pouco mais sobre a Inteligência Artificial, fica mais fácil entender porque ela é uma grande vantagem para as empresas e os profissionais.
Enxergar essa evolução como uma ameaça pode fazer com que o negócio fique em desvantagem em relação aos seus concorrentes.
É muito melhor aceitar o fato de que a tecnologia está avançando e isso permite o desenvolvimento de máquinas mais inteligentes, favorecendo a área de computação.
As companhias poderão poupar muito tempo com certas atividades, enquanto os profissionais podem se dedicar a atividades mais estratégicas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
A imagem foi retirada do banco de imagens FREEPIK e produzida por freepik