O IGTV é um tipo de ferramenta do instagram na qual pode-se colocar vídeos onde a sua duração é maior, e esta é uma ferramenta muito usada por influencers compartilharem os seus vídeos, o que ajuda com que eles divulguem todos os seus conteúdos completos.
Porém, não é só os influencers que podem usar essa ferramenta, qualquer um usuário da plataforma pode fazer uso desse recurso. Ou até o perfil de um negócio, como um que faz laudo de aterramento elétrico de máquinas, por exemplo, pode usar o IGTV.
Nos dias de hoje, as pessoas gastam mais tempo no celular, nas redes sociais do que assistindo à TV. E, pensando nisso, o Instagram criou dentro da sua plataforma o IGTV, desse modo os usuários não precisam sair para ver um conteúdo completo.
Essa ferramenta, IGTV, foi lançada em 2018, mas só de já se passarem alguns anos do seu lançamento, várias pessoas ainda não entenderam sobre esse recurso, que não é algo que é difícil de utilizar, visto que o instagram é muito intuitivo apesar de ser uma rede moderna.
E sabe-se que o IG TV nasceu do Instagram, por causa de uma tendência de elevação do consumo de vídeos por meio do celular, de acordo com dados citados pela própria plataforma, até o ano de 2021 o vídeo celular era responsável por 78% do tráfego.
É um fato que a maioria das pessoas hoje utilizam celular, hoje as pessoas não fazem absolutamente nada sem o celular. Se uma pessoa deseja comprar revestimento anticorrosivo tubulação, por exemplo, ela rapidamente compra por meio do celular.
Desde o seu lançamento, o IGTV já passou por diversas atualizações e segue agregando mais recursos. No entanto, a estratégia continua a mesma, que é conquistar usuários com vídeos verticais de longa duração e dinâmica de televisão.
As empresas devem fazer uso do IGTV de algum modo, mesmo que o objetivo final seja vender, o IGTV serve para criar mais credibilidade para a marca e aumentar as vendas.
Por isso, se uma clínica trabalha com serviço de preenchimento facial nariz, por exemplo, deseja conseguir mais clientes e vender mais, uma das estratégias que pode fazer uso é justamente criar conteúdos longos como as lives e postar no seu IGTV.
A criação de conteúdo é uma das melhores formas de atrair clientes no digital, ainda mais os clientes atuais. Assim, se até uma auto escola mais próxima, por exemplo, fizer a estrateǵia de criação de conteúdo pode ter resultado significativos.
Conceito de IGTV
O IGTV é uma plataforma de vídeo criada pelo Instagram que permite que os usuários criem e compartilhem vídeos de até 10 minutos de duração. A plataforma foi lançada em 2018 como uma forma de concorrer com outras plataformas de vídeo, como o YouTube.
A principal diferença entre ela e outras plataformas de vídeo é que ele é integrado ao aplicativo do Instagram e permite que os usuários compartilhem vídeos diretamente em suas páginas de perfil.
E ela é uma ótima opção para criadores de conteúdo que desejam compartilhar vídeos mais longos e mais elaborados do que os permitidos pelo Instagram.
Além disso, a plataforma permite que os usuários criem canais próprios, assim como no YouTube, onde podem compartilhar vários vídeos e se conectar com os seus seguidores.
Uma das principais vantagens é a sua integração com o Instagram, o que significa que os usuários podem compartilhar seus vídeos com uma audiência já estabelecida e aumentar o alcance de suas publicações.
Além disso, a plataforma oferece ferramentas de edição simples, permitindo que os usuários criem vídeos profissionais sem precisar de conhecimento técnico avançado.
O IGTV também tem um grande potencial para empresas e marcas. Ele permite que as empresas criem conteúdo de marketing mais elaborado e aprofundado, alcançando um público engajado e interessado em seus produtos ou serviços.
Além disso, as companhias podem utilizar a plataforma para promover eventos ao vivo, fazer anúncios e até mesmo realizar vendas diretas.
O IGTV também fornece algumas opções de monetização para os criadores de conteúdo. Por meio de parcerias com empresas e marcas, os criadores de conteúdo podem receber dinheiro com os vídeos através de publicidade e patrocínios.
Além disso, a plataforma também possibilita que os usuários façam algumas doações diretas para os criadores de conteúdo que eles apreciam. E isso é muito importante, pois incentiva que os criadores de conteúdo não desistam de publicar.
Antes, o IGTV ainda estava ganhando força, agora ele já tem uma base de usuários ativos e crescente. Com essa integração com o Instagram e suas ferramentas de edição fáceis, tem o potencial de se tornar uma plataforma de vídeo popular e bem-sucedida no futuro.
Tipos de conteúdo para o IGTV
Um dos formatos mais populares de conteúdo da plataforma são os vlogs, ou vídeos diários. Várias pessoas usam o IGTV como um lugar para documentar as suas vidas e compartilhar as suas experiências com os seguidores.
Além disso, o IGTV é uma boa plataforma para os criadores de conteúdo compartilharem dicas, tutoriais e outros formatos de conteúdo informativo.
Outro modelo popular de conteúdo no IGTV são os vídeos de diversão e comédia. Muitas pessoas usam-no para compartilhar vídeos engraçados e divertidos, assim como para fazer paródias e desenvolver conteúdo de humor.
Além disso, é uma ótima plataforma para celebridades e influenciadores compartilharem vídeos de suas vidas e se conectarem com os seguidores.
E também é um ótimo lugar para compartilhar conteúdo de beleza e moda. Diversas pessoas usam para compartilhar tutoriais de maquiagem, dicas de beleza e vídeos de desfiles de moda.
Além disso, é uma plataforma popular para as empresas promoverem seus produtos e serviços de beleza, moda e até sorvete por atacado.
Por último, é um bom espaço para compartilhar conteúdo de viagem e aventura. Várias pessoas usam-no para documentar as viagens e compartilhar fotos e vídeos de lugares exóticos e interessantes.
Além disso, se trata de uma plataforma famosa para os criadores de conteúdo compartilharem suas dicas de viagem e relatos de suas aventuras.
Dicas de como criar conteúdos no IGTV
Se uma determinada empresa ou marca está interessada em criar conteúdo para o IGTV, abaixo, serão listadas algumas dicas para ajudar a começar:
- Definir um tema;
- Planejar o conteúdo;
- Usar ferramentas de edição;
- Ser mais autêntico.
Ao seguir essas dicas, um negócio que vende micro mist capilar, por exemplo, vai estar pronto para começar a criar conteúdo incrível no IGTV. Mas, é importante aprofundar mais sobre essas dicas:
Definir um tema
Antes de iniciar a criação de conteúdo, é fundamental ter uma ideia explícita do que se quer falar. Pensar em algo que se goste e tenha conhecimento, como maquiagem, viagens ou comédia. Isso vai ajudar a manter o conteúdo interessante, autêntico e coerente.
Planejar o conteúdo
Depois de definir o tema, é essencial criar um plano detalhado do que vai ser falado em cada vídeo. Isso inclui definir o título, o tempo do vídeo e os tópicos que vai abordar. Ter um plano vai ajudar a garantir que o conteúdo seja consistente e mais simples de seguir.
Utilizar ferramentas de edição
O IGTV fornece algumas ferramentas de edição simples, mas a empresa também pode usar programas de edição de vídeo mais avançados se desejar.
Independentemente da escolha que a empresa fizer, é essencial lembrar de editar o vídeo para garantir que ele seja coerente e simples de entender. Uma clínica que trabalha com rinoplastia calo ósseo, por exemplo, deve se atentar muito bem a isso.
Ser mais autêntico
O IGTV é uma plataforma que leva em conta a autenticidade, então não deve-se ter medo de agir naturalmente.
Ser mais honesto e transparente nos vídeos e não ter medo de mostrar a personalidade. Isso ajudará a criar uma conexão com o público e a tornar o conteúdo mais interessante.
Considerações finais
Criar conteúdo para o IGTV pode ser uma ótima maneira de compartilhar as experiências e interesses com um público global. No entanto, é essencial lembrar que criar conteúdo de qualidade requer um bom planejamento, dedicação e interação com o público.
Então, para que uma oficina mecânica Honda, por exemplo, tenha sucesso com o uso do IGTV em suas estratégias de conteúdo, é imprescindível que um ótimo planejamento seja feito antes.
Por fim, as empresas devem utilizar as dicas acima para começar a criar conteúdo incrível no IGTV e não esquecer de ter uma diversão enquanto faz isso. Com um pouco de esforço, as empresas podem ter um canal de sucesso e se ligar com um público engajado.
A imagem foi retirada do banco de imagens FREEPIK e produzida por benzoix.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.