Aprenda sobre os termos técnicos utilizados para especificar a performance dos aparelhos e saiba como escolher o melhor modelo para você
Trocar de celular envolve todo o entusiasmo de ter um aparelho novo. No entanto, esse momento prazeroso precisa ser antecedido de uma boa pesquisa. São milhares de modelos, cada smartphone tem suas próprias características e cada pessoa tem seu uso específico.
É preciso se precaver para não gastar dinheiro num celular que não atende suas necessidades e expectativas de uso, afinal, atualmente até os smartphones com o melhor preço não são baratos. Qualquer deslize, você vai parar com um aparelho que, em vez de te satisfazer, vai te fazer passar raiva.
Por isso, montamos esse guia prático para que você esteja preparado(a) na hora de comprar seu novo smartphone.
Confira!
O que eu preciso saber antes de comprar um novo smartphone?
Para saber como escolher, é fundamental conhecer os termos técnicos mais importantes relacionados ao desempenho e funções dos smartphones, como:
- Processador;
- Memória RAM;
- Espaço de armazenamento;
- Potência da bateria;
- Resolução da tela e da câmera (megapixels);
Além disso, ao pesquisar por um novo aparelho, é indispensável entender o que você realmente espera dele e para quais funções será usado. Assim, você saberá em quais pontos deve prestar atenção.
Observe os exemplos abaixo:
- “Vou usar para trabalho e preciso de vários aplicativos abertos ao mesmo tempo” – Você vai precisar de uma boa quantidade de memória RAM;
- “Quero um aparelho para jogar” – Busque modelos com bastante RAM e processadores com muitos núcleos;
- “Adoro tirar fotos” – Preste atenção na quantidade de megapixels, resolução da câmera e no espaço de armazenamento.
Com isso em mente, você já tem um norte sobre o que deve ser avaliado na hora de escolher seu novo smartphone.
Agora, vamos te explicar detalhadamente o significado dos principais termos técnicos para que você saiba como cada ponto influencia no funcionamento do aparelho e, a partir disso, possa avaliar a performance de cada modelo em sua lista de opções.
Processador
O processador influencia diretamente na performance do celular, pois ele é o responsável por executar TODAS as funções do aparelho.
O desempenho do processador pode ser avaliado pelo número de núcleos (2,4,6 e 8) e pela velocidade de processamento de cada um deles, representada em GHz.
Se você não precisa de muito processamento e faz uso básico do smartphone, atente-se à data de lançamento do modelo e opte por um que tenha no máximo 2 anos de existência. Assim, você consegue adquirir um celular que funcione bem por volta de 3 anos, pelo menos.
Memória RAM
A memória RAM é responsável pela característica multitarefa dos aparelhos, ou seja, quanto maior a quantidade de RAM, mais aplicativos podem ser executados ao mesmo tempo, sem que o aparelho trave.
Atualmente, para qualquer finalidade, é recomendado comprar um modelo que tenha ao menos 4GB de RAM. No entanto, se tiver dentro de seu orçamento, opte por smartphones com 6 ou mais GBs de RAM. É um investimento válido, tenha certeza de que não vai se arrepender.
Espaço de armazenamento
O espaço de armazenamento corresponde à quantidade de arquivos que o aparelho consegue guardar (fotos, vídeos, aplicativos, filmagens, documentos, músicas, etc). Quando mais cheio estiver o celular, mais lento ele fica.
Por isso, é importante escolher modelos que tenham ao menos 128GB de espaço de armazenamento. Mas é importante entender que, para a carga de dados atual, isso é pouco espaço.
Para não ter dor de cabeça em pouco tempo com o celular travando, dê preferência aos modelos que tenham 256GB de espaço de armazenamento ou mais.
Potência da bateria
A potência influencia na autonomia do aparelho. Na prática, isso quer dizer que, quanto maior for a potência da bateria, mais tempo o celular “aguenta” ficar ligado e maior seu tempo de vida.
Uma bateria com durabilidade média tem por volta de 3000mAh, uma com ótima apresentação 4500 mAh ou mais.
Resolução da tela e da câmera
A resolução da tela indica a qualidade das imagens observadas (fotos, vídeos, etc). Já a resolução da câmera influência na qualidade das imagens capturadas nas fotos e vídeos.
Para aproveitar o máximo dos vídeos, stories, fotos, seriados e filmes no streaming, o ideal é procurar por uma tela que tenha resolução Full HD com tecnologia IPS. Se quiser uma experiência superior procure por telas OLED, AMOLED ou Super AMOLED.
Se você busca um aparelho para tirar fotos e fazer vídeos, é preciso prestar atenção na quantidade de megapixel da câmera, número de câmeras secundárias e resolução das imagens (HD, Full HD ou Ultra HD – 4K).
Pronto, agora você sabe o que deve ser analisado antes de comprar um novo celular e como cada componente técnico influencia no funcionamento do aparelho. Preparado(a) para começar a pesquisar?
Crédito capa: Foto de freestocks.org no Pexels