A todo instante cada usuário conectado na internet acaba compartilhando suas informações pessoais. Realizar compras, mexer nas redes sociais ou simplesmente navegar na internet geram cookies, o que acaba sendo usado pelas empresas. Será que alguém já se perguntou como esses dados são utilizados pelas companhias? Claro que nenhuma empresa vai conseguir, através desses dados, criar um cartão de crédito usando o nome da pessoa ou algo do tipo.
Mas ainda sim é importante entender que o uso ético dos dados dos consumidores é essencial para proteger a privacidade e a segurança de cada um de nós na internet. Logo, se o internauta é um consumidor de sites de fofocas, notícias ou até mesmo de plataforma de e-commerce, conscientizar-se sobre a ética é um fator primordial para conseguir se proteger.
De olho no uso de dados dos consumidores
Nesta era da internet, a ética no uso de dados dos consumidores é mais importante do que nunca. Através dos dados, as empresas conseguem segmentar anúncios e realizar outras atividades que consistem em melhorar o uso do usuário na internet. Para entender melhor, a seguir estão as políticas que eles precisam seguir para garantir a ética no uso dos dados de cada um.
Transparência
A primeira regra clara e importante a ser seguida são as práticas transparentes. As empresas têm que ser 100% transparentes com cada um dos seus consumidores, deixando visível todas as informações sobre quais dados estão sendo armazenados por eles, quais serão os seus usos e, principalmente, com quem serão compartilhados.
Geralmente todas essas informações acabam ficando exclusivamente em uma página dentro do site: na página de política de cookies. Lembrar que fornecer políticas de privacidade claras e fáceis de entender, além de garantir que os consumidores tenham acesso fácil a essas informações, é responsabilidade apenas das instituições.
Quando as empresas são transparentes sobre suas práticas de coleta e uso de dados, os consumidores podem saber exatamente para que estão servindo seus dados dentro do contexto daquele site. Isso ajuda a construir uma relação de confiança entre as companhias e os consumidores, essencial para o sucesso a longo prazo.
Consentimento
Outro ponto que possui tanta importância quanto a transparência é o consentimento. As empresas só podem coletar, usar ou compartilhar dados pessoais dos consumidores com o consentimento explícito e informado dos consumidores. Esse consentimento precisa ser adquirido de forma clara, sem usar linguagem complexa. Os consumidores devem entender exatamente para que estão dando consentimento e ter a opção de recusar ou revogar seu consentimento a qualquer momento.
Segurança na coleta e no armazenamento de informações
Além de ser transparente e obter consentimento informado, as empresas possuem a grande responsabilidade de garantir a segurança de cada informação dos consumidores. Isso inclui proteger esses dados contra acesso não autorizado ou uso indevido. Ainda, fora garantir essas medidas de segurança, elas também precisam colocar em vigor as boas práticas de segurança para trazer tranquilidade e proteger os dados dos consumidores.
Respeitando a privacidade
Finalizando o assunto sobre ética, falar sobre o respeito à privacidade não poderia faltar. A ética na internet resume em respeitar a privacidade de cada um. Todos os internautas possuem direito sob seus próprios dados e respeitar isso é um fator importante, assim como os usuários precisam ter total conhecimento sobre seus direitos no mundo online.
Todo o conhecimento entregue até esta parte do artigo, referente a ética no uso dos dados dos consumidores, serve exclusivamente para prevenir abusos por parte das empresas. Quando cada um dos internautas estiver ciente dos seus direitos e das práticas esperadas pelas empresas, será possível detectar e denunciar qualquer comportamento inadequado.