Não é novidade para o trabalhador brasileiro o latente percentual de desempregados no país e este é um número que assombra toda a população. Por isso, foi necessário que o Governo passasse a investir mais em outras soluções que pudessem estar movimentando esse mercado. Veja a seguir programas do Governo atual para combater o desemprego no país:

O ano de 2020 começou com muitas mudanças, desde cortes de verbas, extinção de programas educacionais e até aumento no número de famílias que passaram a usar o Bolsa Família. E essa situação fica ainda mais evidente quando consideramos o número de desempregados no país atualmente.

Antes, tudo que o funcionário que havia sido dispensado de seu cargo sem justa causa poderia fazer era dar entrada no seguro desemprego e aguardar uma nova oportunidade de atuar em sua área ou em qualquer área que estivesse disponibilizando vagas.

Mas algumas mudanças no Governo Bolsonaro visam modificar esse cenário de auxílio para que o trabalhador volte a atuar em menos tempo. Por isso, foi lançado um novo programa, no qual o objetivo principal é gerar mais empregos.

Estamos falando do programa Verde e Amarelo, uma proposta que surgiu no último ano e está prevista para acontecer, trazendo bons resultados para os brasileiros.

De acordo com o próprio Presidente Jair Bolsonaro, um dos maiores problemas do desemprego no país é a quantidade de direitos que o brasileiro tem e para ele, reduzir esses direitos equivale a gerar mais empregos.

O foco do programa está voltado para os jovens entre 18 e 29 anos que ainda não possuem registro na CLT. No caso, será uma categoria de serviço diferenciado com algumas limitações, como por exemplo a remuneração máxima de 1,5 salário mínimo.

E vale mencionar que essa categoria de emprego será possível através da taxa de combrança do INSS sobre o seguro desemprego, mencionado no começo desse texto.

Mas além do programa Verde e Amarelo, que já levantou muitos questionamentos entre os brasileiros, O Governo está lançando também uma atualização do programa Pronatec, que passará a se chamar Novos Caminhos.

Na verdade, não se trata de um programa que agirá diretamente no mercado de trabalho contra o desemprego, mas que estará tentando modificar as bases educacionais, reaproveitando melhor o vínculo com as instituições do Sistema S de ensino.

Ambos os programas mencionados estarão ganhando forma durante o ano de 2020, portanto, os brasileiros devem estar atentos as novidades que virão por ai!

Confira programas do Governo para combater o desemprego