Quem está no mercado de trabalho, já deve ter ouvido falar no termo “piso salarial”. Este recurso é muito importante par os trabalhadores e influencia bastante na definição da carreira. Você sabe o porquê? Leia o texto a seguir e entenda como é definido o piso salarial e alguns exemplos para as áreas mais comentadas:

O que é o Piso Salarial?

A remuneração básica é um dos direitos mais importantes do trabalhador brasileiro e por isso, é válido entender que o piso salarial 2020 estará sendo influenciado por esse valor base.

Você já deve ter notado como as profissões podem ter uma valorização diferente no mercado de acordo com a sua demanda em determinada cidades.

Para estabelecer melhor essa variação e para criar uma base justa para a remuneração dos profissionais de cada área, é utilizado o piso salarial.

O piso define uma média de remuneração para cada profissão, levando em conta aspectos como a carga acadêmica, a atuação no mercado, o status, entre outros exemplos.

Qual a diferença do Salário Mínimo?

Muita gente acaba confundindo os dois termos, mas vale lembrar que estes são recursos bem diferentes. Como você pôde conferir acima, o piso salarial é uma base para remuneração de diferentes profissionais, o que não ocorre para o salário mínimo.

O salário mínimo será justamente a remuneração básica determinada para toda e qualquer função do mercado. Este cálculo é realizado anualmente, levando em consideração a economia do país.

Isto quer dizer que o valor do salário mínimo 2020 será calculado e estabelecido pelos responsáveis, e a previsão é que seja superior ao salário de 2019.

Este é um dos direitos trabalhistas mais importantes para os  brasileiros, pois garante que o mesmo estará recebendo um valor mínimo previsto por lei pelos seus serviços.

Como o piso é definido?

Você sabia que nem todas as profissões possuem um piso salarial? Isso se dá justamente devido aos fatores mencionados, como nível acadêmico e a valorização do profissional na indústria.

O piso salarial é definido a partir de estudos e pesquisas elaboradas por uma convenção coletiva responsável por algumas negociações do trabalho.

Quando o piso salarial vai passar por algum reajuste, esta comissão também deve se reunir novamente para debater as mudanças. Depois, é estabelecido uma data-base para que as definições do reajuste passem a ser aplicadas.

Apesar das variações mencionadas, é válido mencionar que dentro de uma mesma empresa o piso salarial deve ser mantido igual para todos os funcionários.

Como é definido o piso salarial? Veja o das principais profissões