A tecnologia ampliou as possibilidades de comunicação e a acessibilidade a diversos serviços e benefícios que usamos no nosso dia a dia. Toda essa praticidade e modernidade não pode estar somente voltada para um público específico, afinal, é um dos meio mais utilizados atualmente. 

Por essas e outras razões, a inclusão digital da terceira idade é tão importante e para entender melhor esse assunto, recomendamos a leitura a seguir:

Desde o inicio da internet, muitas empresas, negócios locais e órgãos públicos passaram a utilizar a rede para se promover e oferecer praticidade para os seus usuários. Com o tempo, as possibilidades foram se ampliando e é impressionante a quantidade disponíveis de forma online.

O usuário pode pedir comida, sacar dinheiro, fazer transferência bancária, alugar imóveis, compra viagens, se comunicar e muito mais com apenas alguns cliques. Um bom exemplo de todas essas facilidades, é o Meu INSS, um site que permite agendar perícia INSS, verificar contribuições e muito mais!

Esse serviço online é uma das principais justificativas para a constante necessidade da inclusão digital na terceira idade, pois representa um atendimento mais prático e confortável para o idoso. E vale lembrar que o acesso do Meu INSS é somente um exemplo dos serviços ofertados que podem estar beneficiando esse público alvo.

Além desse tipo de atendimento, o usuário também encontra facilidade em declarar o imposto de renda, verificar saldo bancário sem se expor no banco, realizar pagamentos, marcar e desmarcar consultas médicas, pedir táxi ou Uber, entre diversos outros benefícios que tornam a rotina mais simples.

Um outro ponto bem interessante é a comunicação. De acordo com algumas pesquisas populares, os idosos se sentem menos solitários e passam a viver com mais intensidade ao estar inclusos nas redes sociais, já que essa é uma das formas mais práticas de se comunicar nos dias atuais.

Essa também é uma forma dos parentes estarem mais próximos do idoso, podendo se comunicar por chamada de áudio, vídeo ou ligação comum. O fator é um dos principais motivos para o aumento do número de idosos migrando para a internet, mas ainda falta ampliar a acessibilidade para esse público.

A inclusão digital precisa ser avaliada de acordo com o público em questão. Isto porque, a internet não possui o mesmo objetivo para todos os usuários. E vale a pena ressaltar que muitos serviços passaram a ser realizados somente de forma online, como é o caso do agendamento para ser atendido pelo INSS.

A importância da inclusão digital na terceira idade